Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Presidente eleito do PT em Pernambuco cobra dos líderes dedicação ao partido

Carlos Veras toma posse domingo com desafio de fortalecer base da legenda e bancadas para 2026

Carlos Veras assume o comando do PT no estado neste domingo (24)Carlos Veras assume o comando do PT no estado neste domingo (24) - Divulgação

Retomar o diálogo com a classe trabalhadora está na lista de desafios do presidente eleito para comandar o PT de Pernambuco, o deputado federal Carlos Veras.

Ele toma posse domingo (24) e aposta na tradição dos últimos dirigentes - todos ligados a sindicatos - para estreitar o vínculo com as categorias.

“O PT de Pernambuco tem relação muito próxima com o movimento sindical. O que a gente precisa é intensificar”, anunciou em entrevista à Rádio Folha. 

Pretende ampliar o alvo e incluir a categoria que identifica como a maior do país: os motoboys.

“Muitas vezes são tratados como autônomos. Como, se eles não definem o valor da sua remuneração e dependem de quantas estrelas vão receber dos clientes?”.

Propõe debate para saber o compromisso dos prefeitos, do estado e das empresas. “Não podemos transferir a responsabilidade para o poder público, mas ele também não pode ficar inerte.” 

Veras defende o plebiscito pela redução da jornada de trabalho, sem redução do salário, e isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil. E instiga dirigentes a abraçarem as mesmas pautas.

“Nossos líderes precisam tirar um tempinho para se dedicarem ao PT. Porque nossa pauta é a da classe trabalhadora. Se não, não tem razão a nossa existência.”

A reeleição do presidente Lula e do senador Humberto Costa e a ampliação das bancadas estaduais e federais sustentam as prioridades para 2026.

A posse será no 17º Encontro do PT-PE, às 13h, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, no Recife. Entre os presentes, o ex-ministro José Dirceu e o presidente nacional do PT, Edinho Silva.
 

Mudanças
O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), anunciou alterações em postos estratégicos na sua equipe. A Secretaria da Casa Civil será comandada por Juliane Padilha. Ela assume o posto no lugar de Henrique Guerra, que ficará à frente da Secretaria de Governo, pasta que estava sob o comando Luzemberg Santos.

Líderes nacionais
As ministras Luciana Santos e Simone Tebet; o ex-ministro José Dirceu (PT) e o deputado Pedro Campos (PSB) estão entre os nomes que vão discutir cenário político e caminhos para fortalecer o campo progressista. Segunda, às 19h, no auditório da Fcap, no Recife.

Transição harmônica
A visita do presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, ao Recife consolidou mudanças na presidência do partido em Pernambuco. João Baltar Freire se licencia e passa o bastão a Cláudio Carraly, que vai consolidar a federação com o PSB no estado.

Estreia
A jornalista Jô Mazzarolo lança na segunda (25) seu primeiro livro: “Mude o Conceito”. Obra mistura relatos profissionais e experiências cotidianas. Às 18h, no Coffee Cube, na Jaqueira, Recife.

Veja também

Newsletter