Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Raquel Lyra ousa com proposta de creches, não entrega nenhuma até agora e vira alvo da oposição

Governadora prometeu 250 unidades a municípios, mas parte das obras está atrasada ou nem começou

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), estabeleceu a construção de 250 creches como prioirdade da gestãoGovernadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), estabeleceu a construção de 250 creches como prioirdade da gestão - Foto: Janaína Pepeu/Secom/Divulgação

Constitucionalmente, a responsabilidade pela educação básica é do município, mas a a governadora dePernambuco, Raquel Lyra (PSD), valeu-se da experiência como prefeita de Caruaru, no Agreste, que lhe rendeu o apelido de “Racreche”, e se comprometeu a construir 250 unidades no estado.

Garantiu 60 mil vagas até 2026, mobília e um ano de manutenção. Separou para isso R$ 1,1 bilhão.  Em maio de 2024, lançou o edital para licitar o primeiro lote: 51 creches. Mês passado, com o quarto lote, atingiu 192 unidades em licitação. 

Mas até agora nada foi entregue. A proposta ousada ontem virou alvo de cobranças da oposição na Assembleia Legislativa.

Em pronunciamento com direito a nove apartes, incluindo dois de governistas, o deputado Antonio Coelho (União Brasil) apontou que em Cabrobó as obras estão em fase inicial e em Lagoa Grande não há nem sinais.

A situação se repete em Belém de Maria, Garanhuns, Jataúba, São Joaquim do Monte, Vertentes para citar alguns. 

Líder do governo, a deputada Socorro Pimentel (União) apontou entraves de prefeitos oposicionistas. Em Araripina, o terreno está pronto, falta alvará da prefeitura.

Em Garanhuns, a liberação saiu apenas esta semana. Representante da cidade, o deputado Cayo Albino defendeu a gestão, administrada por seu pai, Sivaldo Albino, e disse haver pendências  do estado.

Sem dar prazos, Socorro Pimentel optou por atacar o prefeito do Recife, João Campos (PSB), possível adversário da governadora em 2026. Cobrou obras atrasadas, como o Hospital da Criança e a reforma da orla de Boa Viagem.

E registrou que o Recife enfrenta déficit nas contas desde 2023.

Comenta-se que estrutura pré-moldada agilizará a entrega das creches.


De independente a governista
O deputado Luciano Duque apelou por mais tolerância para as entregas da gestão Raquel Lyra. Disse à Rádio Folha que são problemas históricos e não se pode ser tão rigoroso. Horas depois, na Alepe, lembrou também que a oposição deve cobrar creches às construtoras. “Quem faz creche não é a governadora. Ela teve coragem de fazer parcerias”, defendeu.

Estrada de Aldeia
Em Camaragibe, ontem à noite, a governadora Raquel Lyra anunciou a publicação no Diário Oficial de hoje da habilitação da empresa responsável pela recuperação da PE-27, conhecida como Estrada de Aldeia. Cobrança antiga, as obras começam até fim de novembro.

Confiança no oponente
É de iniciativa de Waldemar Borges (MDB) a entrega do título de Cidadão Pernambucano ao cantor e compositor Renato Teixeira, autor de “Romaria”. Por questões pessoais, o deputado repassará a missão ao opositor Antônio Moraes (PP). Será amanhã, às 18h, na Alepe.

Alternativas de futuro
O prefeito João Campos fala hoje sobre o Papel Estratégico do Recife e da RMR para o Futuro de Pernambuco. A palestra faz parte do projeto desenvolvido pela Revista Algomais e a RedeGestão. Às 19h, no auditório do novo Empresarial RioMar 05, na Zona Sul.

Veja também

Newsletter