Raquel Lyra segue João Campos e dá novo tom a grandes eventos
Durante congresso da Amupe, vaias foram abafadas por aplausos, gritos e assobios à governadora
A presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB), em grandes eventos nunca passa batido. Manifestações espontâneas ou induzidas registram a chegada do “melhor prefeito do Brasil” ou bradam “futuro governador”.
Ontem, na abertura do 8º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a equipe da governadora Raquel Lyra (PSD) sinalizou que seu provável adversário nas urnas em 2026 não estará mais sozinho.
Após reforçar a presença da gestora nas redes sociais, território no qual João Campos transita bem há tempos, Raquel Lyra teve aplausos garantidos no congresso e será assim em vários encontros, especialmente naqueles em que os dois estejam.
Essa estratégia abafou um ensaio de vaias que em alguns pontos do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Olinda, quase nem se ouviu.
A governadora foi saudada com entusiasmo e registrou “a energia incrível” no terceiro congresso do qual participa como chefe do Executivo estadual. Diferentemente de outros eventos, a recepção aos dois gestores teve o mesmo tom.
Raquel Lyra também sinalizou bom humor ao responder às cobranças do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, aliado de João Campos. O parlamentar fez um apelo público para que as emendas de 2024 sejam pagas.
Com sobriedade e alguma ironia, a gestora desafiou o parlamentar a colocar em votação o pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão, que tramita na Casa desde 20 de março. A votação está prevista para hoje na Comissão de Constituição e Justiça da Alepe.
Portas abertas
A conversa entre o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a governadora Raquel Lyra ontem, no Congresso da Amupe, correu mais solta que em dias comuns. Quem viu diz que pode ter sido porque o ministro está chateado com o deputado Felipe Carreras (PSB) que invadiu suas bases, em Lajedo e em outros municípios. O prefeito João Campos ainda tenta contornar o mal-estar.
Definições
Sem partido desde que a governadora Raquel Lyra deixou o PSDB, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, deve ficar assim por mais tempo. Vai esperar o rumo da fusão ou federação das legendas. O que afirma hoje é que continuará ao lado da gestora e que o senador Humberto Costa (PT) pode ser um dos seus candidatos à Casa Alta.
Disposição
No primeiro congresso da Amupe na condição de anfitriã e de integrante da diretoria da associação, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), disse não ser fácil gerir um município. E o encontro é uma forma de quebrar o isolacionismo e unir forças em busca de recursos.
Dia útil em Suape
O primeiro dia útil do presidente Armando Bisneto à frente do Porto de Suape foi movimentado. Reuniu equipes, avaliou projetos em andamento, começou a estudar próximos passos para melhorar a eficiência operacional do porto, o sexto mais movimentado do país.



