Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Recife e Região Metropolitana no foco dos embates na Alepe

Em campanha antecipada, deputados defendem gestão de possíveis candidatos ao governo do estado

Embates na Assembleia Legislativa de Pernambuco se intensificam com a proximidade de 2026Embates na Assembleia Legislativa de Pernambuco se intensificam com a proximidade de 2026 - Foto: Nando Chiappetta/Alepe

A primeira semana da retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Pernambuco sinalizou o que promete o semestre. Deputados não estarão focados só na pauta administrativa.  Vão mirar regiões que farão diferença aos possíveis candidatos ao governo em 2026 - Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB).

O Recife e a Região Metropolitana se desenham como alvo. Os 14 municípios congregam, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, pouco mais de 2,9 milhões de eleitores, 41,7% dos 7,1 milhões de votantes.

Coube a Romero Albuquerque (União Brasil) a missão de listar um rosário de críticas ao estado, indo da macroeconomia, passando pelos empréstimos, chegando aos investimentos. Exaltou o trabalho feito no Recife nas mesmas áreas, traçando um paralelo.

Da mesma legenda, mas politicamente no outro cordão, a líder do governo, Socorro Pimentel, rebateu cada ponto e também mostrou o que considerou ineficiente na capital. 

Por três dias seguidos, o embate teve o mesmo alvo, com os mesmos atores atacando e defendendo, e aliados reforçando a discussão. Na quarta, Romero Albuquerque disse que o governo até agora não fez nada pelo Recife, e apontou “abandono político premeditado e retaliação velada”.

Ontem, Socorro Pimentel não deixou por menos. Relacionou o que a gestão tem feito na capital, depois de declarar que “a Casa vem atestando um golpe e puxando o tapetão da governadora”.

Diferentemente das evidências, todos fazem questão de enfatizar que não estão antecipando a campanha eleitoral de 2026.


Despejo da extrema-direita
Há 25 anos na luta em defesa da moradia, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) disse ter apoiado o primeiro despejo da vida: retirar parlamentares de extrema-direita da mesa diretora da Câmara na quarta à noite. “É inadmissível que para salvar (o ex-presidente Jair) Bolsonaro essa turma sacrifique uma pauta do povo brasileiro”, declarou em entrevista à Rádio Folha.

Encontros e afinidades
Guilherme Boulos nem viu a deputada Dani Portela (PSOL), mas ao lado da vereadora Jô Cavalcanti esteve com os petistas Carlos Veras, Eugênia Lima, João Paulo e Rosa Amorim. Encontrou até a secretária de Habitação do estado, Simone Nunes. Visitaram a área destinada a um habitacional, no Cordeiro.

Longe da corrupção
“A gente acabou com esse negócio de desvio, de corrupção. Não estamos nas páginas policiais. Nosso governo está na página da prosperidade e da esperança”, disparou a governadora Raquel Lyra que enfrentará uma CPI proposta pela oposição.

A montanha vai a Maomé
Líderes do Agreste pernambucano articularam dedos de prosa ontem à tarde com o prefeito do Recife e virtual candidato ao governo, João Campos (PSB): o prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas, e o Delegado Lessa, vereador em Caruaru. Ambos do Republicanos.

Veja também

Newsletter