Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Sem alternativa, governo faz pressão às avessas e trava a própria pauta na Alepe

Com maioria das comissões, oposição deve continuar ditando ritmo para análise dos projetos

Plenário Eduardo Campos da Assembleia Legislativa de PernambucoPlenário Eduardo Campos da Assembleia Legislativa de Pernambuco - Foto: Nando Chiappetta / Alepe

Quando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), aceitou de pronto, ontem à noite, o pedido para trancar a pauta na Casa, mandou recados.

Obedece ao preceito constitucional que embasa o requerimento da deputada Débora Almeida (PSDB), base do governo. Exime a oposição de responsabilidade por travar os trabalhos, mesmo sendo morosa na análise das matérias do Executivo. E cobra as emendas, apontando que pagar o montante dos parlamentares é também preceito constitucional.

Sem ter para onde correr, a fim de convencer os deputados a votarem o pedido de empréstimo do governo, de R$ 1,5 bilhão, e a indicação do gestor de Fernando de Noronha, a deputada se valeu de recurso frequentemente utilizado pela oposição: travar a pauta para pressionar o Executivo.

A medida chegou no terceiro dia seguido em que a líder da gestão estadual na Alepe, deputada Socorro Pimentel (União), ocupou a tribuna para fazer apelo aos pares pela votação das matérias. Ontem, ela subiu o tom.

“A barganha não é o caminho. A chantagem não é o caminho”, alfinetou. Nos bastidores ela já tentava agilizar. Chegou a circular pelos gabinetes com o advogado Virgílio Oliveira, indicado para a ilha. Sem sucesso.

A matéria está na Casa desde 28 de março. O pedido de empréstimo, desde 20 de março. Foi aprovado na Comissão de Justiça e recebeu um substitutivo polêmico na de Finanças.

Presididos pela oposição, os colegiados vão continuar ditando as regras nos próximos dias.

 

Parque da Resistência
O novo Cais Estelita é uma aposta da Prefeitura do Recife para dar vida à área central da cidade. Ontem o vice-prefeito Victor Marques participou da apresentação do projeto, realizado pela Moura Dubeux. As obras do parque público começam em junho. A prefeitura quer integrar Avenida Sul, Rua Imperial e Dantas Barreto. Em tempo:  o ex-vereador Ivan Moraes lembra que o parque tem nome: Parque da Resistência Leonardo Cisneiros. E já é lei.

Deu empate
ACopa Feminina de Futebol será em 2027, mas a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos já estão na disputa para ver quem melhor acolhe. Pernambuco será um dos estados-sede e Recife, uma das capitais. Escolha realizada pela Fifa e anunciada ontem.

Combinado com os russos
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, está na Rússia, com o presidente Lula. Participa das comemorações pelos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, assina instrumento de cooperação bilateral em ciência e tecnologia e um memorando de entendimento com o Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear.

Pelos idosos
O deputado federal Eriberto Medeiros assumiu a vice-presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Ele tem se destacado no colegiado, onde relatou o projeto que cria o Programa Nacional de Saúde Mental para idosos de baixa renda.

Veja também

Newsletter