Qua, 10 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Vice-prefeito do Recife treina para um jogo que deve acontecer em 2026

No recesso do prefeito João Campos, Victor Marques manteve ritmo de trabalho à frente da prefeitura

Victor Marques e o secretário Fred Amancio acompanharam embarque de estudantes da rede municipal para os Estados UnidosVictor Marques e o secretário Fred Amancio acompanharam embarque de estudantes da rede municipal para os Estados Unidos - Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Ele teve 12 dias para mostrar disposição e manter o ritmo de trabalho. Subiu e desceu ladeiras. Pegou criança no colo. Registrou selfies. Vistoriou obras. Acompanhou serviços de contenção de encostas, drenagem e mobilidade.

Empossou o presidente da Empresa de Limpeza Urbana, Daniel Saboya, em um evento que teve vereadores e integrantes do primeiro e segundo escalão. No sábado, ao lado do secretário de Educação, Fred Amancio, despediu-se dos alunos vencedores da Olimpíada de Matemática que viajaram aos Estados Unidos, para conhecer a Nasa e a Disney. 

No recesso do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o vice Victor Marques (PCdoB) experimentou um dos maiores desafios: o risco das chuvas acima da média. A cidade enfrentou um temporal, da noite de segunda até a manhã de ontem, e entrou em estado de atenção. Houve pontos de alagamento e riscos de deslizamentos. Sem ocorrências mais graves. 

“O que mais me marcou, durante esses dias, foi confirmar, em cada conversa, cada abraço, cada olhar, o quanto a nossa gestão está presente na vida das pessoas e também o impacto positivo das ações da prefeitura.” 

Os últimos dias foram apenas um ensaio do que vem por aí. Com a provável candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco, em 2026, Victor Marques assume a titularidade do cargo.

“Foi muito bom poder contar com o empenho do time campeão que compõe a prefeitura e, principalmente  com a confiança do prefeito João Campos. Com o retorno dele, de baterias recarregadas, seguiremos juntos, para fazer nossa cidade avançar e entregar ainda mais dignidade aos recifenses.”

Diretas em Noronha
A exoneração da administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, reforçou a discussão sobre eleição direta na ilha. “A comunidade não aguenta mais a rotatividade nos diversos governos”, observa o deputado Waldemar Borges, autor da PEC que muda o processo de escolha do gestor do arquipélago. O assunto voltará à Alepe com a retomada dos trabalhos, na segunda.

Força do PP
Líder do PP na Alepe, o deputado Kaio Maniçoba registra que a saída do partido do blocão, formado por outras cinco legendas, foi comunicada aos pares. A ideia é fortalecer a presença do Governo nas principais comissões, sem dar brecha a questionamentos.

No limite
Antes da reinstalação do Conselho Metropolitano, proposta pela governadora Raquel Lyra, os prefeitos do Cabo, Lula Cabral (SD), e de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), já firmaram parceria. Estão limpando o canal que divide os bairros de Pontezinha e Curcurana.

Juventude
A14ª Bienal da UNE será aberta hoje, às 19h, no Centro de Convenções, em Olinda, e vai até domingo, com programação cultural e política. O presidente do PCdoB no Recife, George Braga, cuja formação se deu no movimento estudantil, disse àRádio Folha, que o evento é uma oportunidade de construir novos líderes.

Veja também

Newsletter