Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Vinte anos sem Arraes: legado e homenagens

Reprodução

No dia 13 de agosto, completam-se 20 anos da morte do ex-governador Miguel Arraes. Uma das figuras políticas mais emblemáticas do cenário político nacional no século 20, Arraes construiu uma trajetória dedicada à defesa dos direitos dos trabalhadores, da democracia e da justiça social. Seu legado permanece presente e influencia até os dias de hoje as políticas públicas e os debates sobre a construção de um Brasil mais justo e igualitário.

Para marcar a data, será realizada uma sessão solene no dia da morte do ex-governador, às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados. Proposição da deputada federal Maria Arraes (SD-PE), neta do político, a solenidade incluirá depoimentos de familiares e de pessoas ligadas a Arraes, além de exibição de vídeos. Já o PSB, partido fundado por ele, promoverá, de 5 a 16 de agosto, também na Câmara dos Deputados, uma exposição de fotos.

Na verdade, as homenagens começaram no final do mês passado quando a Câmara aprovou um projeto de resolução que renomeia a sala de reuniões do Colégio de Líderes para Sala Miguel Arraes. A proposta, de autoria de Maria Arraes, apesar dos protestos de alguns parlamentares da oposição, foi aprovada.

Ao longo da carreira, Arraes enfrentou adversários poderosos e desafios profundos, mas manteve-se fiel aos seus princípios. Sua liderança era marcada pela fala mansa, mas firme, e um olhar atento às necessidades do povo. Vinte anos após sua morte, Arraes, para além de questões ideológicas, segue sendo lembrado não apenas como político, mas como um estadista, cuja visão de justiça social e compromisso com a democracia influenciam gerações.

Mais votados
A comissão organizadora do Prêmio Congresso em Foco 2025 divulgou ontem uma parcial extra do pleito popular, que já acumula 1,7 milhão de votos. No ranking dos mais votados dos Melhores do Senado, o PT  local é destaque: Humberto Costa, está em terceiro lugar, com 37.397 votos, e Teresa Leitão, em quarto (36.969). O senador mais votado até agora é Fabiano Contarato (PT-ES), com 62.399 votos, seguido por Randolfe Rodrigues (PT-RR), com 53.311 votos.

Pedido
A governadora Raquel Lyra (PSD), atendendo a um pedido da deputada estadual Débora Almeida (PSDB), prorrogou o prazo de permanência da Carreta da Saúde da Mulher em São Bento do Una. Inicialmente programada para atender dos dias 23 a 26 deste mês, a ação foi estendida até 1º de agosto.

Reagindo à altura
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ao comentar, no podcast “Direito de Brasília”, a postura do presidente Lula em relação ao tarifaço de Trump, disparou: “Lula está reagindo à altura, de maneira altiva, mas ao mesmo tempo procurando negociar. O Brasil sempre foi o país da paz. Mas, infelizmente, temos forças políticas que se comportam como traidores da pátria”.

Veja também

Newsletter