Airbnb e Embratur estendem parceria para impulsionar o turismo no Brasil
Acordo inclui compartilhamento de dados para incentivo do país como destino turístico internacional
O Airbnb e a Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, anunciam uma nova parceria para colaborar nas áreas de interesse comum e impulsionar o turismo internacional no Brasil. O memorando estabelece diretrizes para a cooperação em inteligência mercadológica, promoção turística e iniciativas focadas no afroturismo. A parceria e as iniciativas reforçam o compromisso da plataforma e da Agência em promover o turismo responsável, sustentável e benéfico para todas as partes envolvidas. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Em 24 de novembro deste ano, o Brasil ultrapassou a marca de 8 milhões de turistas internacionais, que colocaram o país na lista de destinos imperdíveis e vieram conhecer a cultura, as belezas naturais e a gastronomia, capazes de encantar qualquer um. Segundo relatório da ONU Turismo, o Brasil é o país que registra o maior crescimento no número de chegadas de turistas no mundo, um acréscimo de 42% em comparação a 2024.
"Essa parceria vai nos permitir agregar à nossa estratégia de promoção do Brasil no exterior toda a inteligência de mercado do Airbnb. Nossas equipes técnicas vão trabalhar juntas, num plano de trabalho que nos permita mostrar ao mundo a grande diversidade de experiências de nosso país, atraindo turistas de todo o mundo, gerando emprego e novas oportunidades em todo o Brasil" afirma Marcelo Freixo, Presidente da Embratur. O Airbnb, por sua vez, é um grande aliado para suprir a demanda de hóspedes no país, e acredita que boas políticas devem criar oportunidades tanto para proprietários de imóveis obterem renda extra, como para as comunidades locais que se beneficiam do impacto positivo que o fluxo de hóspedes gera na economia local em diferentes setores como alimentação, transporte e comércio. E se você tá precisando de hospedagem em São Paulo, se liga que a gente tem uma dica incrível pra quem quer ficar num apartamento inteiro, super bem equipado, com ótima estrutura com piscina, academia, etc e a 150m da Av. Paulista. É só clicar AQUI!
No início do ano, a plataforma divulgou uma lista dos 25 destinos em alta1 para o ano de 2025, em que cidades brasileiras já eram visadas por hóspedes internacionais: Florianópolis (SC) e Brasília (DF). Em maio, o megashow da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, colocou novamente o Brasil em destaque: o Airbnb registrou um aumento no interesse de viajantes vindo ao Brasil, cujos principais países de origem eram Argentina, Chile e Estados Unidos2. "A renovação da parceria entre Airbnb e Embratur reforça o compromisso da plataforma em impulsionar o turismo, inclusive internacional, no Brasil, colaborando ativamente para posicionar o país como destino de referência para viajantes de todo o mundo. O Airbnb se orgulha em facilitar a conexão de turistas internacionais às autênticas riquezas culturais brasileiras, e acredita que essa colaboração amplia as oportunidades de promover o Brasil globalmente, além de viabilizar projetos de empoderamento econômico das comunidades locais que recebem viajantes dos mais diversos países," afirma Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb para a América do Sul.
Anteriormente, o Airbnb já havia firmado uma parceria com a Embratur, que resultou na Rota do Afroturismo no Rio de Janeiro, lançada em conjunto com profissionais e organizações que atuam com afroturismo para promoção do segmento na cidade, como parte do programa Rotas Airbnb, a página foi lançada em inglês e português. O Airbnb está comprometido a trabalhar em parceria com o setor público e as comunidades locais para que o turismo possa beneficiar a todos, desde proprietários de imóveis até os diversos setores da economia local, incluindo a economia criativa, pequenos negócios e o artesanato local. A plataforma tem colaborado com diversas regiões no Brasil e, nos últimos anos, firmou acordos de cooperação com os estados do Pará, Paraná, São Paulo e outras regiões para contribuir com o crescimento do turismo e desenvolver o turismo responsável e sustentável nessas localidades.
1 Com base em dados internos do Airbnb sobre buscas em alta para viagens em grupo (3 ou mais adultos), em dupla e em família, realizadas entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2024 para check-ins em 2025, em comparação com buscas feitas no mesmo período de 2023 para check-ins em 2024.
2 Países de origem dos hóspedes, com base em buscas para estadias no Rio de Janeiro com check-in entre 30 de abril e 3 de maio e check-out entre 3 e 6 de maio de 2025.



