Sáb, 13 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Turismo

O Lado Underground de São Paulo: passeios alternativos para quem quer fugir do comum!

São Paulo oferece atrações incríveis e que muitos turistas nem imaginam que existem na cidade

Foto: @rota1976

São Paulo é conhecida por ser uma cidade que não para. Ao longo da sua construção, ela cidade entrega aos seus moradores e principalmente turistas, excelentes opções para se divertir quando não está no escritório e, em muitos casos, surpreende até mesmo quem está acostumado com o município. Apesar de não contar com praia ou faixa de litoral, a capital paulista é acostumada a receber milhares de turistas que estão dispostos a conhecer seus principais pontos de lazer. Sendo assim, a busca por apartamentos para alugar em São Paulo se dá em regiões bem conhecidas da cidade.

Passeios alternativos

o que muitos não sabem, é que SP tem uma vida subterrânea, com diversas atrações que ficam em locais inimagináveis da cidade e que vale muito a pena a visita. Confira algumas atrações abaixo:

Bar do Cofre: O Farol Santander é um dos pontos mais conhecidos da cidade. Assim que o passeio acaba, caso o turista ou até mesmo morador queira beber um drink ou beber uma cerveja, é possível descer ao subterrâneo do prédio e se deparar com um bar. Sim, onde ficava o cofre do banco de São Paulo, um local com mesas, balcão e música é um atrativo para curtir a noite no centro da capital. A decoração, como não poderia ser diferente, é um cofre.

Casa das Caldeiras: O local é uma construção no bairro da Água Branca, na zona oeste da cidade. Devido a sua importância na década de 1920, ela foi tombada pelo patrimônio histórico e a sua arquitetura de alvenaria de tijolos permanece intacta. Por lá, muitas atrações musicais ocorrem aos finais de semana e costuma levar uma quantidade grande de visitantes a fim de curtir um som de qualidade.

Obelisco do Ibirapuera: Ao se aproximar do Parque do Ibirapuera, o obelisco é avistado e, sem dar muita atenção, você pensa que ele só está lá por uma simples imponência na região. Porém, o que pouca gente sabe, é que o local abriga um mausoléu com os restos mortais de mais de 800 combatentes entre estudantes, soldados, mártires e Pedro Toledo, ex-governador de São Paulo.

Passagem Literária Consolação: Se a Avenida Paulista é visitada aos finais de semana por turistas que desejam conhecê-la com a sola dos pés, precisam saber que ao encontrar a principal via de SP com a Rua da Consolação, é possível encontrar uma passagem subterrânea que tem um espaço cultural. O local conta com vendedores de livros, exposições e até mesmo saraus musicais. É um verdadeiro charme e vale muito a pena realizar o passeio.

Espaço Cultural Centro da Terra: Na região das Perdizes, o local está a 12 metros abaixo da terra. Ou seja, para conhecer, é necessário usar a sola do sapato. Mas fique tranquilo, mesmo com toda essa distância do mundo real, assim que você chega ao destino, você consegue se deparar com uma linda vista. O motivo da vista no subterrâneo é por conta da região que é repleta de ladeiras. Além disso, o local conta com um teatro e muita atração cultural.

Bar dos Arcos: O Theatro Municipal é um marco da arquitetura em São Paulo. Mas no seu subterrâneo, os visitantes têm a oportunidade de aproveitar um bar único, com decoração de tijolo, onde é preservada a história do local. A decoração foi inspirada no filme 'O iluminado' e conta com uma variedade interessante de drinks autorais e clássicos da coquetelaria. Vale muito a pena conhecer.

Monumento à Independência: Na região do Ipiranga, um passeio que passa despercebido até mesmo aos paulistanos é o Monumento à Independência. Criado em 1922, ele passou por várias reformas nos últimos anos e, a sua última versão conta com a construção de uma cripta, onde foram depositados os despojos da Imperatriz Leopoldina, os restos mortais de D. Pedro I e D. Amélia, que foi a segunda Imperatriz do Brasil.

Veja também

Newsletter