Palácio Barollo: um lugar cheio de curiosidades em Buenos Aires!
O prédio de 100m de altura tem no topo um farol com vista panorâmica da cidade
Este tour é imperdível! O Palácio Barolo fica na avenida de Mayo, em Monserrat, também próximo da área central e do Obelisco. Inaugurado em 1923, até a década de 1930, era o mais alto da cidade e da América do Sul. Possui analogias à Divina Comédia, do poeta Dante Alighieri. O prédio de 100m de altura possui no topo um farol onde pode subir passando por elevadores antigos e escadarias muito estreitas. Sua altura em metros é comparável à do atual vigésimo quarto andar. O arquitecto italiano Mario Palanti construiu o palácio a pedido do empresário Luis Barolo, desenhando tudo desde detalhes como maçanetas, luminárias etc. O cara viajou geral e é tudo muito interessante!
História
Hoje funciona como edifício de escritórios, são mais de 300. A construção lembra a arte gótica e principalmente islâmica da Índia. A divisão geral do Palácio segue a estrutura da Divina Comédia, tendo 3 partes: Inferno, Purgatório e Céu, representado pelo farol. Na passagem central, o palácio possui 9 acessos que representam o inferno. No prédio há nove elevadores, dois deles estão escondidos e nunca foram usados porque Barolo ia usá-los para uso pessoal e faleceu antes da inauguração do prédio que financiou.
Visual
El Infierno é composto pelas duas caves e pela chamada Pasaje Barolo, e do 1º ao 14º andar fica o chamado Purgatório, onde os 7 pecados capitais estão representados a cada dois andares. A decoração, complexa do Inferno, vai dando espaço ao branco à medida que nos aproximamos do Paraíso, no 14º andar. As varandas dão visão 360 graus da cidade. Pra mim, essa foi a vista mais linda da cidade. E a gente ainda sobe mais um pouco por escadas bem estreitas até o Farol, que por ser todo fechado de vidro é muito quente. Custa 10 mil pesos, cerca de R$ 50 e tour a cada hora, com duração média de 45 min.
Moeda
Muita gente pergunta sobre que moeda levar, eu usei o App da Wester Union, onde você mesmo faz o depósito, compra a moeda de acordo com a cotação do dia e numa agência local você saca em peso argentino. Existem vários pontos para tal, mas todos com fila. Fiquei em média 45 minutos pra fazer o saque. Outra opção é levar em dólar, moeda que é super valorizada por lá e você consegue boa cotação para câmbio mas cuidado pra não trocar em qualquer local e receber moeda falsa hein!
No aeroporto, a cotação pra 1 dólar estava em torno de 850 pesos. Nas lojas do comércio cheguei a ver cotação de 1 dólar valendo mil pesos. Procure trocar em casa de câmbio confiável ou já leve dólar e lembre-se que em muito comércio é possível pagar em Real. Para compra de moeda, cartão recarregável e tudo mais que você precisar neste quesito a gente indica a Recife Câmbio.
E olha que bacana: nossos leitores têm desconto nos passeios por Buenos Aires e Chile, é só clicar AQUI!




