Tour Gastrô: visitamos vários restaurantes bacanas no Recife e Olinda!
Patuá, Tio Pepe, Caneca Fina, Fondue Casa Forte e Catamaran estão no roteiro gastronômico
Vamos agora fazer um delicioso tour gastrô pelo Recife? Visitamos alguns estabeleicmentos com cardápios diversificados para mostrar a vocês o que há de melhor na Gastronomia pernambucana. Nossa primeira parada foi no restaurante Patuá, que fica no centro histórico de Olinda, quase em frente ao Mercado da Ribeira. Então, depois de comer já faz aquele tour por lá que a cidade tem uma energia única e é linda pra fazer fotos e conhecer suas ruas e ruelas cheias de história. Nas línguas originárias do povo pernambucano (portuguesa, bantu e tupi guarani), o nome Patuá significa Amuleto da Sorte. O menu assinado pelo renomado chef Arlindo Queiroz é simplesmente impecável! Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Escreva a legenda aqui
A casa onde funciona é estreita e logo na entrada você se depara com várias obras de artistas de Olinda, no melhor estilo ateliê. É lindo de ver e você também pode comprar pra dar de presente ou levar uma lembrança bacana da cidade partimônio histórico da humanidade. Tem quadros, peças em tecido, livros, canecas, objetos de decoração de casa, etc. Depois chegamos ao salão principal e mais ao fundo está o terraço com vista panorâmica da cidade do Recife. Uma delícia fazer uma refeição com um visual desses!
Escreva a legenda aqui
Lá tudo é bem harmonioso, do atendimento, passando pelo sabor à decoração da casa que também nos traz uma sensação bem agradável. Mas chega de conversa e vamos ao que interessa: comer! A gente começa pela entradinha e com a difícil missão de escolher! Entre as opções, caldinhos, antepasto, mix de pasteis e frutos do mar. O caldinho de frutos do mar (vem muuuito, como a gente fala em Pernambuco: é sem pirangagem) é excelente opção. Também tem Crocantes do Mar, que vem camarões, peixe, lula e polvo empanados com molho barbecue ou ainda crocante e macio pãozinho do Patuá com queijo mussarela, tomates secos, orégano e azeite de manjericão. Vale lembrar que há opções vegetarianas e também versões kids. Para almoçar, um dos campeões da cozinha é a moqueca de frutos do mar (camarões, peixe, polvo, lula, mexilhões, carne de caranguejo, camarões secos e sururu, acompanha farofa, arroz e um pirão que é dos deuses! Tem ainda moqueca vegetariana, moqueca de peixe e banana; moqueca de peixe com camarão; caldeirada (camarões, peixe, polvo, lula, mexilhões, carne de caranguejo, camarões secos e sururu).Os pratos servem até três pessoas. Pra mim, a melhor moqueca do planeta está no Patuá, vá sem erro na de frutos do mar, que é de comer rezando! Tudo por lá é super bem cuidado, as mesinhas possuem baldinho de lixo e botão pra chamar o atendente, detalhes que fazem muita diferença.
Escreva a legenda aqui
Para finalizar, a sobremesa que é simplesmente imperdível, anota aí hein: Hummmmm! É este mesmo o nome dela, vem cocada cremosa com sorvete de coco e rodelas de banana caramelizadas (morninhas), uma combinação perfeita. É a sobremesa mais famosa da casa. Outras opções: sorvete artesanal (02 bolas); pétalas de bolo de rolo morno com sorvete de nata goiaba. No item bebidas, são muitos os itens, entre cachaças, runs, licores, caipis, cafés, chás, refrigerantes e sucos variados (fui no de manga, super recomendo).
Escreva a
Serviço:
Rua Bernardo Vieira de Melo, 79 (Rua da Ribeira), Sítio Histórico, em Olinda-PE
Para mais informações: 81 3055-0833 ou pelo @restaurantepatua
Nossa segunda indicação é o restaurante Catamaran, que fica no Bairro de São José, juntinho de onde saem os barcos para passeios. O estabelecimento funciona na área central do Recife. Sabe aqueles lugares que a gente chega pra almoçar sem pressa nenhuma de ir embora? Assim é quando visitamos o restaurante juque fica próximo ao Forte das Cinco Pontas. Espaço amplo, super ventilado, com vista pra bacia do Pina, tendo do outro lado os arrecifes, a comunidade de Brasília Teimosa e o bairro do Pina e Boa Viagem. Uma vista e tanta!
Escreva a legenda aqui
O ambiente é super agradável, tem amplo salão coberto com mesas e algumas com guarda-sol além de gazebos com cortinas naquele estilo instagramável que todo mundo adora. O cardápio é bem variado com massas, frutos do mar, carnes, etc. De entrada, casquinho de siri: pode ir de olho fechado que é uma delícia! Tem ainda sururu ao coco, camarão alho e óleo, panelinha de frutos do mar, etc. Para os que preferem outras opções, a casa oferece ainda costelinha barbecue, pasteis de frango, carne ou camarão, dadinho de tapioca, bolinho de bacalhau, caldinho de camarão, peixe ou feijão, entre outros.
Escreva a legenda aqui
A casa serve ainda picanha acebolada, saladas de camarão, salmão ou frango, risotos de camarão, frutos do mar, polvo, massas (espaguete, fettuccine), frango grelhado, peixes, camarões e carnes. O cardápio é bem variado, vai ser difícil escolher, já adianto. Para a garotada tem menu infantil e de sobremesa cartola (tipicamente pernambucano), vem banana e queijo manteiga fritos cobertos de açúcar, canela e mel de engenho à parte, acompanha sorvete de creme. Além de petit gateau de chocolate, brownie de chocolate, torta de limão siciliano, pudim de leite com calda de doce de leite, sorvete etc.
Escreva a legenda aqui
No quesito bebidas, prepare-se! Além de cachaças, vodca, tequila, cerveja, gin, e tantas outras, o restaurante capricha nos coquetéis. O Sex on The Beach (vodca, licor de pêssego, xarope de groselha e suco de laranja), o Red Marguerita (tequila prata, cointreau, sumo de limão, xarope de cranberry e xarope de açúcar) são algumas das opções. A turma adora fazer aquela selfie pra postar no Instagram o drinque cheio de glamour. E para comer e beber com este visú incrível ainda tem música ao vivo e de qualidade. Repertório massa com muita MPB e samba de raiz!
Escreva a legenda aqui
O restaurante funciona no mesmo local de onde saem os passeios de Catamaran pelo Recife e suas pontes e rios. Quando retorna, muita gente costuma já ficar no restaurante para almoçar ou petistar curtindo a vista. Se já sabe que vai querer curtir o espaço então antes da embarcação sair já deixa seu nome para reserva de mesa porque costuma ficar bem cheio ok? E com Carnaval chegando e a cidade cheia de turista aí que o espaço fica concorrido mesmo, reserve pra garantir essa experiência massa! Ah, por falar em Carnaval, se liga que o Catamaran Tours vai fazer a alegria dos foliões com uma ampla programação carnavalesca, que leva folia e frevo também para os rios que cortam a cidade. Blocos líricos, bonecos gigantes, orquestras e passistas estão na programação. E para quem quiser algo bem exclusivo haverá camarote flutante para o Galo da Madrugada. O lirismo no catamaran já começou e os embarques são sempre às 16h com ingressos vendidos a R$ 85 por pessoa. Os pequenos (6 a 10 anos) pagam R4 40 e os menores de 5 anos não pagam.
Serviço:
Funciona de segunda à quarta, das 12h às 23h; quinta à sábado, das 12h à meia-noite; e domingos das 12h às 20h. Reservas pelo fone (81) 99973.4077 e atende também delivery. Fica na Av. Cais de Santa Rita s/n, bairro de São José, Recife. Tem estacionamento. Para mais informações: @restaurantecatamaran
Claro que não dá pra falar de Recife sem pensar em caranguejo né não? Visitamos o expert no assunto, Caneca Fina, que no bairro da Madalena. Recife e caranguejo são duas palavras que se entrelaçam. Quem é bom pernambucano sabe que na terra do mangue beat e de Chico Science esse crustáceo já faz parte do cotidiano. Chegou o final de semana ou mesmo após o dia do trabalho, a gente se joga a comer caranguejo. Tem gente que prefere ele no casquinho, mas sou do time que acha que comer o próprio “caranga” é uma terapia. O Caneca Fina fica próximo ao Mercado da Madalena, que funciona desde 1925. Se curte um bom e tradicional mercado (daqueles que vendem de tudo) vale a pena dar uma passadinha por lá pra conhecer.
Escreva a legenda aqui
Pra começar a brincadeira, todo mundo vai de caldinho. Ele reina na capital pernambucana. No Caneca Fina pode sair de camarão, caranguejo, feijão, feijoada e peixe. Já provei de todos e são uma delícia. Pra acompanhar tem opção de espetinhos, picanha na versão petisco, arrumadinho de charque, etc. A casa tem uma infinidade de opções de petiscos, pratos, e sobremesa. Tudo bem regional com o sabor tipicamente pernambucano, daqueles que nos remetem muitas vezes à cidades do interior. Vá com fome porque a comida lá é pra quem tá querendo "sustância".
Escreva a legenda aqui
Os carangas são servidos em mais de um tamanho e tempero. Podem sair na água e sal ou ao coco e no tamanho padrão ou especial, além da opção de caranguejada. Ou seja, é pra agradar todo mundo. Fui no de coco e é super bem temperado, escolha mais que certa! Mas o cardápio da casa não se resume a frutos do mar hein, tem carnes, frango e comida regional daquelas bem pernambucanas como sarapatel, arrumadinho, chambaril, dobradinha e rabada, por exemplo. Tem uma praça bem em frente e ruas próximas onde dá pra estacionar o carro. Tem vários espaços com mesas, desde as que ficam na calçada às que estão no salão interno. Como costuma ter música ao vivo e também exibição de jogos na TV, vale escolher o local de se acomodar de acordo com o som que quer em volta.
Escreva a legenda aqui
Serviço:
Av. Visconde de Albuquerque, 807, Madalena
Horário: segunda à sexta-feira, das 11h30 à meia-noite; sábado das 11h30 à 01h e domingo das 11h30 às 20h.
Para mais informações: 81 3877-9001 l 81 99124 5370 ou pelo Instagram @canecafina
Localizado em Setúbal, próximo a grandes hotéis e também à praia de Boa Viagem, fomos também ao famoso e tradicional restaurante Tio Pepe. A casa chama atenção de quem chega já pela ambientação, cheia de elementos nordestinos. Com mesas ao ar livre e também na área interna, o local tem muito verde e o atendimento é excelente. O local é ideal pra encontro de amigos ou famíia. Tem várias ruas próximas onde é permitido estacionar e funciona todos os dias da semana. Já são seis décadas de funcionamento e a casa mantém o sabor mais que perfeito de seus pratos. Não à toa, recentemente ganhou o primeiro lugar no concurso da Abrachefs, e em 2024 estará concorrendo à etapa nacional, que irá acontecer no Rio de Janeiro. Pernambuco, claro, está na torcida!
Escreva a legenda aqui
A casa também está com maior capacidade da adega, agora com oferta de 500 garrafas e tem prato novo no menu: picanha de cordeiro, que é uma delícia! Ah, não podemos esquecer ainda dos drinques artesanais que também fazem sucesso na casa. É daqueles restaurantes onde a gente chega pra comer sem pressa alguma. Não é simplesmente matar a fome, é sobre ter uma experiência gastronômica com muitos elementos de Pernambuco, num ambiente acolhedor e onde a gente se sente super bem. O Restaurante Tio Pepe começou ainda na década de 60, na Avenida Boa Viagem, no Recife, com pratos à base de frutos do mar. Os primeiros clientes se deliciavam com o viveiro de camarões e lagostas vivos, prontos para serem grelhados. Hoje, o restaurante está localizado em Setúbal.
Escreva a legenda aqui
Seu principal ajuste de posicionamento foi a inclinação para uma vocação de gastronomia mais regional, nordestina, com um toque contemporâneo, mas a grelha permaneceu como a marca registrada dos nossos melhores pratos. José Garrido Cid (1913 – 1986) era conhecido por Pepe, veio da Espanha para apostar no Brasil. Aqui se apaixonou por uma pernambucana, casou-se, criou quatro filhos e fundou o Restaurante Tio Pepe, que haveria de se transformar num marco da gastronomia recifense. Está inclusive entre os melhores restaurantes segundo a Revista Veja.
Escreva a legenda aqui
O menu é bem variado. No item engana fome, você vai encontrar entre outras opções casquinho de caranguejo (provei e super recomendo), caldinho de peixe (imperdível), feijão ou camarão, bolinho de bacalhau (super macio), arrumadinho de charque, agulha frita, além da famosa cachoeira de camarão (foto abaixo), etc. Vem “derramando” do recipiente para a bandeja, caindo em cima do molho do chef que é uma delícia! Super recomendo!
Escreva a legenda aqui
Para almoçar, que tal uma carne de sol super macia? É daquelas que se desmancha na boca, vem com vários acompanhamentos. Destaque para a farofa de jerimum, que é dos deuses! Tem ainda picana com passaporte, isso mesmo! Vem assim no cardápio pra enfatizar com ela é realmente argentina. Além de filé trifásico (na brasa, cream cheese e bacon, risotto de cogumelos, banana a milanesa e macaxeira palha).
Escreva a legenda aqui
O menu de bebidas é uma atração à parte. Entre jarras de sucos, soda italiana de maça verde ou frutas vermelhas, sucos especiais (mix de duas frutas), caipiroscas variadas (morango, abacaxi, seriguela, limão, uva, caju, etc), coquetéis de frutas, licores, conhaques, etc. Só não esqueça: se beber, não dirija! No quesito sobremesa, mousse de chocolate, sorvete, petit gateau e a tradicional cartola, que é a cara de Pernambuco. Para conhecer mais do restaurante Tio Pepe é só clicar AQUI!
Escreva a legenda aqui
Serviço:
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 23h, e aos domingos de 11h30 às 16h30
Aceita todos os cartões de crédito e vales-refeições
Rua Almirante Tamandaré, 170 – Setúbal – Recife-PE
Para mais informações: (81) 3341.7153 ou pelo @restaurantetiopepe
O Fondue Casa Forte funciona num dos endereços mais charmosos do Recife: logo no início da Praça de Casa Forte, famosa pelo jardim projetado por Roberto Burle Marx. A casa é bem intimista, com iluminação baixa, ideal pra casais que buscam um clima mais romântico num jantar a dois. O Fondue Casa Forte tem capacidade para atender até 200 pessoas e já funciona há 15 anos na cidade.
Escreva a legenda aqui
Como o próprio nome sugere, todo mundo vai até lá pra se deliciar com o fondue em suas mais variadas versões e cheias de acompanhamentos. A Sequência Fondue Casa Forte vem com Fondues de Queijo, Filé Tradicional, Filé Suíno, Peito de Frango, Chocolate e rodízio dos acompanhamentos (14 molhos, espaguete na manteiga, espaguete ao alho e óleo, fritas, salada Caesar, salada Du Chef, saladas diversas). Os molhos são muitos e pra todo gosto: alho, azeitona, barbecue, cebola, manga, pimenta, rosê, queijo, tártaro, tomate seco, entre outros. Detalhe: além do fondue, o cliente pode saborear alguns itens como batata frita, salada e espaguete. Esses são oferecidos pelos garçons frequentemente durante o atendimento.
Escreva a legenda aqui
O cliente tem a opção de escolher entre a Sequência promocional (porções limitadas) ou a Sequência Fondue Casa Forte (porções ilimitadas). A casa serve ainda fondue de Frutos do Mar (camarão, lagosta, peixe, salmão, etc). E o cardápio da casa também serve menu além do Fondue: carnes, peixes, crustáceos, além de sobremesas variadas. Desta vez, fomos de fondue de frutos do mar: uma delícia. Os espetinhos com camarão, lagosta e salmão acompanham molho para envolver os itens e deixá-los empanados, super crocantes. Claro que pra finalizar, fomos de fondue de chocolate tradicional, mas tem outras opções de chocolate. Para acompanhar esta delícia, frutas como morango, abacaxi, uva, banana, maçã, além de biscoitinhos e Marshmallow. De comer rezando!
Escreva a legenda aqui
O atendimento da casa também é primoroso, com rapidez e muita gentileza por parte dos funcionários. Caio Sotero, que é um dos sócios, é exemplo de atendimento em excelência. Vale lembrar que ao longo da Praça de Casa Forte existem outras opções de restaurantes e bares, além de cafés, livraria e algumas lojas. E bem em frente à ela está Matriz de Casa Forte. Dar uma caminhada por ela observando os jardins e movimentação em volta é bem bacana! Mas sem esquecer de experimentar o fondue que super combina com o lugar.
Serviço:
End.: Praça de Casa Forte, 661
Horário: segunda a segunda a partir das 19h até meia noite ou último cliente
Mais Informações: Fondue Casa Forte



