Qua, 10 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Turismo

Vila Nova de Gaia tem mais atrativos que a gente imagina

Localizada do ladinho de Porto, a cidade tem atraído cada vez mais visitantes!

@rota1976

Não tem desculpa pra não ir à Vila Nova de Gaia e vou explicar o motivo. Quem chega à Portugal via Porto, pode ir até Gaia de várias formas: metrô, ônibus, bike, barco e até a pé. A cidade fica coladinha em Porto, separada apenas pelo rio Douro. As pontes que ligam as duas cidades são lindas e o curso do rio é bem movimentado pelas embarcações que fazem o tour conhecido como cruzeiro das 6 pontes. Opa, já tá aí nossa primeira dica de passeio.Em sua maioria são feitos por barcos rabelos de madeira. A embarcação passa por baixo da Ponte D.Luís I; Ponte do Infante; Ponte D.Maria Pia; Ponte de S.João; Ponte do Freixo; e Ponte da Arrábida. Este tour custa entre 15 e 20 euros e dura cerca de 50 min.

Outro passeio bacana por lá é o Teleférico. O trajeto dura cerca de 5 min; estende-se por 600m e custa cerca de 7 euros (adulto). Funciona de 01/jan a 23/mar de seg a dom, das 10h às 18h; 24/mar a 25/abr de seg a dom, das 10h às 19h; 26/abr a 24/set seg a dom, das 10h às 20h; 25/set a 24/out seg a dom, das 10h às 19h e de 25/out a 31/dez seg a dom, das 10h às 18h. No cais de Gaia, há muitos bares, restaurantes, feirinha de artesanato e mercado (com boxes de diversos restaurantes funcionando como um complexo gastronômico). É uma área daquele jeitinho que o turista adora! E o melhor, à beira do rio Douro e com vista linda para a cidade do Porto.

E não dá pra visitar Porto e Norte de Portugal sem experimentar um bom vinho né? Construída em 1890, a Graham´s Lodge, em Vila Nova de Gaia, está na Foz do Douro, perto do Oceano Atlântico. O clima marítimo é ideal para o envelhecimento equilibrado dos Portos da Graham´s. O salão principal do Vinum está no centro de uma magnífica cave de vinho do século XIX. As históricas vigas de pinho, apoiadas por pilares de ferro fundido, datam todas de 1890, ano original de construção. As robustas paredes de granito da cave abrigam atualmente mais de 3,5 mil cascos de vinho do Porto, bem como a adega única dedicada aos Vintage.

São 7 milhões de vinhos armazenados, o mais antigo deles de 1882. A marca exporta para Europa e EUA. A cave tem temperatura natural, controla-se apenas a umidade. Olha que curioso o início de tudo: os irmãos Graham’s viviam da indústria têxtil e um cliente não tinha dinheiro para quitar sua dívida, então sugeriu pagar em vinhos. Desde então, os irmãos escoceses se apaixonaram pelo vinho do Porto e resolveram empreender. Todo vinho produzido aqui é aprovado e recebe selo de qualidade do Instituto do Vinho do Porto, desde década de 30.

O casco de envelhecimento mais antigo tem 450 anos e o vinho custa em média 16.500 euros (datado de 1882). Na loja, ao final da visita, encontramos um garrafão de vinho por 18.500 euros. Vai encarar? Aberta ao público desde 1993, recebe mais de 50 mil visitantes por ano. É sem dúvida um dos destinos favoritos dos apreciadores da bebida, onde pode-se conhecer todo seu processo e, claro, fazer a degustação. Não deixe de ir ao restaurante Vinum, que fica no mesmo local.

Não deixe de ir ao Vinum Restaurante e Wine Bar que é o resultado da história de duas famílias e duas paixões que se uniram para criar um espaço único. Os Symington são de uma família de origem britânica, produtores de vinho do Porto e do Douro, que há mais de 130 anos vivem o mundo do vinho. Os Sagardi são o grupo de restauração Basco há mais de 20 anos e que hoje se espalhou em vários pontos do mundo, em mais de 30 restaurantes, algo possível somente pelo rigor e reputação baseada na excelência do produto e cozinha de elevada qualidade.

Tem proposta gastrô de alta qualidade, que traz à mesa o melhor das tradições do Douro e região. Sem falar que o ambiente é lindo. Do salão ou do terraço, podemos admirar o rio D’ouro, a Ponte Luís I e o casario histórico. O menu traz clássicos como Alheira de Mirandela; Peixe do Mercado de Matosinhos; e a exclusiva carne de vaca velha de Trás-os-Montes. Menu: das opções de entrada, a casa oferece ostras da Ria Formosa ao natural, sopa de abóbora com frutos secos, saladas, etc. De principal, claro que não podia faltar o bacalhau, tem ainda atum de Açores, pescada grelhada, peixes também na brasa. Das carnes, bife tártaro, moelas de vitela, leitão crocante confitado, etc.

E de sobremesa, seleção de queijos regionais, tarte fina de maçã, pudim abade de Priscos, bolo de chocolate e muitas outras delícias. Funciona de segunda a domingo (almoço, das 12h15 às 15h e jantar das 18h às 22h).

E depois de um almoço delicioso, acompanhado de um bom vinho, que tal conhecer mais dessa bebida tão presente nos quatro cantos do país? O WOW é incrível! Não dá você ir em Porto e deixar essa programação de lado. O World of Wine é um complexo cultural com nada menos que 7 museus, 12 restaurantes, uma escola de vinhos e várias exposições.

É o que há de mais novo e moderno na cidade de Vila Nova de Gaia, juntinho de Porto. O WOW compila a história, a magia e as emoções por trás do vinho português, desde o ritual da degustação até a indústria da cortiça. Retrata a história da cidade do Porto e o melhor que se faz no norte de Portugal, apresentando as indústrias da região, como a têxtil, a moda e o chocolate. Você pode tentar ver tudo num dia só (com o ingresso diário) mas pra isso precisa ter pique e ser bastante rápido. Também há opção de combinados em que você escolhe quais museus quer visitar, inclusive podendo acessá-los em dias diferentes.

Inaugurado em 2020, ocupa diversos espaços entre ruas históricas, de um museu a outro pode ser necessário até atravessar a rua. Vale pesquisar sobre os temas que deseja visitar nos museus: The Wine Experience (mundo do vinho, desde a viticultura à enologia, com um foco especial nos vinhos do Porto); Planet Cork (dedicado à cortiça, explora a origem, produção e diversas aplicações, incluindo as rolhas de vinho); The Chocolate Story (mergulha no mundo do cacau e do chocolate, desde a sua origem à produção e consumo. Tem degustação).

Pink Palace (dedicado ao vinho rosé, com um enfoque especial na sua história e produção. É o mais instagramável dos espaços); The Bridge Collection (história dos copos e taças, desde as suas origens até aos seus usos e significados); Porto Region Across the Ages (história da região do Porto, desde a sua fundação até aos dias de hoje, incluindo a sua relação com o vinho); Porto Fashion & Fabric Museum (história da moda e dos têxteis no norte de Portugal, destacando a importância desta indústria para a região).

Convivência: possui enorme área de convivência no torno dos restaurantes que é aberta ao público, inclusive costumam rolar uns festivais de música, cerveja etc. De lá, também se tem linda vista da cidade. Dá pra ir a Vila Nova de Gaia de metrô, ônibus ou a pé. Muita gente usa a Ponte D. Luís que é lindíssima para fazer a travessia. Tem inclusive uma das escadarias que é a coisa mais linda, cheia de azulejos em cada passagem de degrau. As fotos ficam incríveis!

Jantamos no restaurante que fica no complexo do WOW, o T&C. É um restaurante tradicional português conhecido por sua autenticidade na gastronomia. Oferece pratos clássicos como a icônica francesinha, preparada com molho de vinho do Porto. Se você conversa com qualquer pessoa local, já te perguntam se provou este típico prato. Serve variações vegetarianas e de marisco. O ambiente é rústico e bem agradável.

O cardápio é variado e tem opções como leite creme queimado, costela mendinha de vitelão, bacalhau com broa, moelas com molho de tomate, alcatra de vitelão, etc. Pra adoçar, pastel de nata, abade de Priscos, entre outras delícias. Se Liga que a gente também tá no Insta @rota1976TikTok @Rota.1976 e Youtube @rota1976. Aproveita e já se inscreve.

*O jornalista viajou a convite da Azul Linhas Aéreas, do Visit Porto and North e do Porto Convention and Visitors Bureau

 

Veja também

Newsletter