Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Inspiração Brasil

Conexão ODS reúne lideranças empresariais no Rio Grande do Norte para acelerar a agenda 2030

Na sua 2ª edição o evento busca impulsionar a agenda de sustentabilidade no Nordeste

João Hélio Cavalcanti, diretor do SebraeRN, Mona Nóbrega, gerente SebraeRN, Ticiana Rolim, presidente da Somos Um e Guilherme Xavier, Diretor-executivo interino do Pacto Global Rede BrasilJoão Hélio Cavalcanti, diretor do SebraeRN, Mona Nóbrega, gerente SebraeRN, Ticiana Rolim, presidente da Somos Um e Guilherme Xavier, Diretor-executivo interino do Pacto Global Rede Brasil - Luana Tayze

Natal, julho de 2025 – O Conexão ODS, um dos mais importantes encontros de lideranças do setor empresarial do Brasil, está confirmado para os dias 07, 08 e 09 de agosto, em Natal - RN. Promovido pela Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, e, nesta edição, também pelo Sebrae RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade, o evento tem como propósito central acelerar a transição para um mundo mais sustentável e contribuir para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU sejam atingidos, o evento busca engajar e conectar representantes dos principais setores do país - CEOs, acionistas, executivos, líderes universitários, poder público, empreendedores sociais, lideranças de povos indígenas, pessoas pretas, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAPN+ - na adoção e aprimoramento de práticas que promovam um futuro mais justo e equitativo para todos.
"O Conexão ODS é um convite para que as grandes mentes do nosso ecossistema empresarial saiam do óbvio e mergulhem em uma experiência que une visão estratégica a uma imersão de verdade na agenda da sustentabilidade. Nosso propósito é ir além do debate, gerando compromissos e ações concretas para um futuro mais justo", afirma Ticiana Rolim, presidente da Somos Um e idealizadora do evento. 
O cenário escolhido para o encontro é o Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal–RN. O empreendimento,  reconhecido por suas práticas sustentáveis, alinha-se perfeitamente à Agenda 2030. Com sua localização privilegiada à beira-mar, o ambiente oferece a leveza necessária para a quebra de paradigmas nos debates sobre um futuro mais justo e sustentável.

Apresentação do Encontro com Comunidades 2023 / Foto: Sétima Films

O diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio, afirma que a entidade está comprometida em apoiar empreendedores na construção de negócios mais resilientes e preparados para os desafios das novas economias.  “Sem dúvida, o evento será um marco nesse processo de transformação e alinhamento com as metas globais de desenvolvimento. Sediar o Conexão ODS no Rio Grande do Norte é uma oportunidade única de conectarmos empresários, gestores públicos e atores do ecossistema de impacto, fomentando parcerias estratégicas que fortaleçam a cultura da sustentabilidade em nossa região”, pontua.  

Imersão, Impacto Social e Inovação: os pilares do evento
Três frentes marcam o encontro, que também se destaca por uma abordagem engajadora, focada em gerar valor e acelerar resultados, transformando discussões em resultados concretos e gerando ações práticas para a sustentabilidade.
Os painéis discutirão, entre outros temas, justiça climática, água, investimentos de impacto, trabalho e renda dignos, equidade de gênero, tecnologia e ainda terá um painel especial sobre a COP 30 que acontece no Brasil, este ano. Nomes como Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe, Alcione Albanese, presidente do Amigos do Bem, Luciana Costa, diretora do BNDES, e a norte-americana, Maren Costa, líder em justiça climática e assessora nos EUA da WorkForClimage.org, são alguns já confirmados são alguns  já confirmados.
"Aprofundar os debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que norteiam nossa principal estratégia junto às empresas, a Ambição 2030, é o que nos move por todo o nosso país e também fora dele. Agora, temos uma oportunidade ímpar de promover uma troca de experiências com os principais atores do Nordeste. Iremos discutir a promoção de práticas e iniciativas empresariais que resultem na maior preservação do meio ambiente e também tragam maior qualidade de vida a quem precisa", defende Guilherme Xavier, co-diretor executivo do Pacto Global - Rede Brasil. 
Encontro com Comunidades: Uma oportunidade única de vivência e conexão, onde os convidados serão imersos em cinco comunidades e projetos que atuam diretamente na solução de desafios socioambientais no Rio Grande do Norte. 
Conexão Empreender: Um espaço dedicado à economia local, onde 10 negócios do Rio Grande do Norte e três que fazem parte do Programa Zunne — todos negócios de  impacto socioambiental positivo — terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos durante o evento, incentivando o empreendedorismo e a geração de riqueza local.
Desafio Inovação com Impacto: Uma maratona de inovação que reúne jovens para criar soluções de negócios focadas em dois desafios socioambientais reais do Rio Grande do Norte: Economia circular e resíduos têxteis - que busca a redução e o reaproveitamento dos descartes desse tipo de  indústria - e Agricultura regenerativa da caatinga -  focado em soluções sustentáveis para a recuperação do solo e a preservação do bioma da região, que contabiliza 90% da área potiguar. Mais do que uma competição, o Desafio Inovação com Impacto — apresentado pelo Instituto Riachuelo, que tem como missão transformar vidas por meio da geração de trabalho e renda — estimula a colaboração e o networking, impulsionando a criação de negócios inovadores que visam transformar realidades, com a mentoria de especialistas renomados. Oito equipes, selecionadas por meio de edital, irão desenvolver modelos de negócios consistentes, escaláveis e de alto impacto para a região. As três melhores equipes serão premiadas com R$10 mil e terão acesso à Trilha Impactar, um programa de incubação de seis meses oferecido pela Somos Um, que transformará as ideias mais promissoras em negócios prontos para o mercado.

Conexão ODS 2023 / Foto: Sétima Films


Além da intensa programação de debates e inovações, o Conexão ODS celebra a arte e a cultura por meio do Conexão Cultural. Ao longo da programação do evento, apresentações de música, dança e outras expressões artísticas irão enriquecer a experiência dos participantes, proporcionando pausas inspiradoras e estimulando novas conexões. 
Amplificando o Impacto e o Conhecimento através do Digital
Comprometido com a democratização do conhecimento, o Conexão ODS utilizará a tecnologia para ampliar seu impacto e acessibilidade. Todo o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, garantindo que os debates e palestras alcancem um público muito mais amplo, para além dos participantes presenciais.
Além disso, o Conexão ODS contará, mais uma vez, com o "Pod_Impactar", um podcast focado no tema das novas economias. Com 10 episódios e tendo como convidados painelistas e participantes do evento, a cada episódio aprofundará temas diretamente relacionados à Agenda 2030, oferecendo análises e perspectivas valiosas que continuarão a inspirar e engajar a audiência muito após o encerramento do encontro.
"Acreditamos que o conhecimento sobre sustentabilidade deve ser acessível a todos. A transmissão via YouTube e o 'Pod_Impactar' são ferramentas essenciais para desmistificar a Agenda 2030 e inspirar a ação em larga escala, levando a riqueza dos nossos debates para um número muito maior de pessoas", enfatiza Ticiana. 
O Conexão ODS é viabilizado por uma sólida rede de parcerias. O evento conta com o patrocínio de Aço Cearense, Banco do Nordeste, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Grupo Boticário e Instituto Riachuelo. Além disso, tem apoio da Brisanet, Santa Clara, SENAC e Fecomércio RN, e Solar - Coca-Cola. A InterTV é a parceira de mídia, assegurando a ampla divulgação dos debates e das soluções propostas.
Serviço: 
Conexão ODS
Quando: 07 a 09 de agosto de 2025 
Onde: Hotel Senac Barreira Roxa – Natal/RN 
Realização: Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, Sebrae-RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Conexão ODS 2023 / Foto: Sétima Films

Sobre a Somos Um - A Somos Um é uma organização estruturante, sem fins lucrativos, que busca solucionar problemas sociais e ambientais por meio dos negócios, colocando impacto no centro das decisões. A organização presta serviços e realiza projetos para apoiar empreendedores e negócios de impacto e para impulsionar organizações e iniciativas de apoio ao ecossistema de impacto, além de produzir conteúdo sobre o tema, realizar cursos, hackathons sociais, programas de incubação e de aceleração de negócios de impacto, consultorias, e também iniciativas de articulação e mobilização de atores do setor. Inspirados pelo Professor Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, sonha com o dia em que não haverá mais pobreza. 
Para mais informações, siga @somosumce nas mídias sociais e visite nosso website em www.somoumce.com.br

Sobre o Pacto Global - Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Tem mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes regionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. 
www.unglobalcompact.org

O Pacto Global – Rede Brasil foi criado em 2003 e, hoje, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 mil participantes. Os mais de 60 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br

Sobre o SEBRAE/RN - O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – Sebrae no Rio Grande do Norte é um serviço social autônomo, sem fins lucrativos, instituído por escritura pública, sob a forma de entidade associativa de direito privado. Suas práticas são compreendidas pelo conjunto de ações, entre iniciativas públicas e privadas, destinadas ao alargamento das oportunidades econômicas dos micro e pequenos negócios, tendo em vista a importância destes para a geração de emprego e renda. Para mais informações, siga @sebraern nas mídias sociais e visite nosso website www.rn.sebrae.com.br/

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Newsletter