Sex, 12 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Papo de Primeira

A Escola de Educação Infantil deve ser um Espaço de Vida, por Tetê Brandão

Tetê Brandão, especialista em Educação InfantilTetê Brandão, especialista em Educação Infantil - Arquivo Pessoal

Acredito que a Escola de Educação Infantil deve ser um Espaço de Vida para os bebês e crianças pequenas (0 aos 6 anos). O espaço como aquilo que se sente, aquilo que se vê, o que se faz nele, onde a vida acontece e se desenvolve. Nesse sentido, aspectos importantes do desenvolvimento humano devem ser considerados para que uma Escola de Educação Infantil seja esse Espaço de Vida, e acredito que são esses aspectos que devem ser observados na Escola de Educação Infantil do seu filho.

O Espaço de Vida deve ser:

1)Um Espaço que tem o CUIDAR, o EDUCAR e o BRINCAR como princípios fundamentais;

2)Um Espaço que objetiva que todas as crianças se desenvolvam de forma integral e saudável dentro de suas possibilidades em cada etapa do seu desenvolvimento;

3)Um Espaço que considera cada criança individualmente em sua complexidade;

4)Um Espaço de convivência coletiva, respeito às diferenças, à diversidade e aprendizados mútuos;

5)Um Espaço de relações pautadas no diálogo, na presença atenta, na observação, na confiança;

6)Um Espaço que considera a segurança afetiva, a competência, a liberdade de movimentos e a autonomia como fundamentais para o desenvolvimento saudável do ser humano;

7)Um Espaço onde o brincar, a arte e a natureza dão o tom do trabalho desenvolvido;

8)Um Espaço de experiências e possibilidades criativas infinitas, de sentir, de se expressar, de expandir, de ampliar;

9)Um Espaço de ser e de existir;

10)Um Espaço para viver de forma plena na primeira infância.

Numa visão dialética entre os domínios do desenvolvimento (físico, socioafetivo, cognitivo), o ser humano não se constitui por um único aspecto do seu desenvolvimento. É a interface dos diversos domínios que possibilita o desenvolvimento humano em toda sua complexidade. Devemos saber que como seres sociais o ambiente (físico, psíquico e emocional), e a cultura tem um importante papel no desenvolvimento dos bebês e das crianças pequenas. Como seres relacionais as relações interferem na forma de agir, de pensar, de se comportar, e, como Espaço de Vida, a Escola de Educação Infantil deve ser o lugar que favorece estes aspectos.

Um outro fator importante para se observar é a dinâmica do processo cuidar-educarbrincar, que deve ser considerado como um eixo único e fundamental do desenvolvimento do trabalho com os bebês e as crianças pequenas. A relação cuidar- educar-brincar propositalmente nesta ordem, como manifesto que não há ordem, mas relação contínua, a partir do elemento educar como ponte. É preciso superar, a segregação que ainda se faz presente dessas três ações na educação infantil. É preciso compreender que cuidar não é apenas atender a necessidades físicas da criança, mas responder às suas demandas de ser vista, escutada e compreendida. Ouvir, observar, compreender os bebês e as crianças pequenas buscando um caminho em que o brincar e suas expressões criativas infinitas sejam o ponto central desta proposta como um caminho em construção com e para eles.

Brincando, eles ocupam o espaço em toda a sua dimensão e as brincadeiras vão surgindo dentro de um ritmo favorecido pelo encontro com outras crianças e pela liberdade que lhes permite viver seu próprio tempo. O brincar é a forma de expressão mais genuína dos bebês e das crianças pequenas e deve ser valorizado, oportunizado e respeitado de forma irrestrita numa Escola de Educação Infantil.

Uma ressalva é a ampliação do conceito de brincar para além das propostas da lógica convencional, e mais próximas do sentir. Sentir os pés no chão, a água, a os cheiros diversos, estar em contato com a natureza e com a arte. Brincar como vínculo. Vínculo consigo mesmo, com o outro, com o ambiente, com a natureza, com a cultura e o modo de viver de seu grupo.

Assim, o conceito que trago aqui de Espaço de Vida pretende que se considere o bebê e criança pequena como início, meio e fim do processo da educação infantil. Um conceito que não se encaixote numa disciplina, numa forma de pensar, num modelo único, mas que deseja que as Escolas de Educação Infantil sejam um lugar onde se possa ampliar o olhar para a primeira infância, considerando a complexidade humana, e ampliar as possibilidades de fazer, de estar, de ser, de existir e de viver dos bebês e das crianças pequenas, e são esses aspectos que considero importantes de serem observados na Escola de Educação Infantil do seu filho.

Tetê Brandão é especialista em Educação Infantil, mestranda em Educação, Culturas e Identidades – PPGECI (FUNDAJ/UFRPE), com formações pelo Instituto Pikler-Lóczy Hungria e Associação Pikler-Lóczy França. Membro da Rede Pikler Brasil e do NINAPI. Autora do livro "O brincar, a vida dos bebês".

 

Veja também

Newsletter