Confira 5 motivos para aprender inglês
O inglês nunca esteve tão presente no dia a dia dos brasileiros. Estima-se que mais 1,5 bilhão de pessoas utilizem o idioma em todo o mundo, sendo oficial em mais de 60 países. No Brasil, entretanto, apenas 5% da população domina a língua de forma fluente, segundo dados do British Council. Essa lacuna tem impacto direto tanto no mercado de trabalho onde a fluência pode representar até 61% de aumento salarial, de acordo com pesquisa da Catho quanto na vida acadêmica e cultural, já que uma parcela representativa da produção científica e artística mundial é difundida em inglês.
Com esse cenário, especialistas defendem que a motivação para aprender inglês deve ir além da sala de aula, aproximando os estudantes de situações reais em que o idioma se torne indispensável. Para Maria Daiana, Star Reference do Colégio Excelsior e assessora pedagógica do programa de educação bilíngue Eduall, a escola tem papel fundamental neste processo. “O maior motivo para aprender inglês é que ele conecta ao mundo. Seja por entretenimento, trabalho ou hobbies, precisamos dessa língua global para estabelecer uma comunicação autêntica e verdadeira entre culturas e nações. O domínio do inglês impacta todas as áreas da vida, vivemos num mundo cada vez mais conectado, e a língua inglesa é a chave para acompanhar essa evolução”, afirma.
Pensando nisso, a especialista reuniu 5 razões práticas que mostram por que aprender inglês pode transformar a vida dos estudantes seja em sala de aula, em viagens ou em experiências fora da escola. Confira:
1. Conexão global
Num mundo cada vez mais interligado pela globalização, o inglês permite trocar experiências com pessoas de diferentes culturas, em tempo real.
2. Oportunidades profissionais
Além de aumentar em até 61% a remuneração, a fluência abre portas em processos seletivos e programas de trainee. Muitas multinacionais exigem o idioma como requisito básico.
3. Desempenho acadêmico
Mais de 80% da produção científica mundial está em inglês, segundo a UNESCO. Dominar o idioma facilita o acesso a pesquisas internacionais, publicações de referência, bolsas de estudo e programas de intercâmbio.
4. Horizontes culturais
Filmes, séries, música e literatura ganham nova dimensão quando consumidos no idioma original, proporcionando uma imersão cultural mais rica e autêntica.
5. Crescimento pessoal e networking
Aprender inglês desenvolve a autoconfiança, estimula o raciocínio e amplia redes de relacionamento em escala global.
O papel da escola e dos professores
Na avaliação da especialista, para muitos jovens, a dificuldade está em perceber a utilidade prática do inglês no dia a dia. Nesse contexto, a escola e os professores têm o desafio de mostrar a aplicabilidade real do idioma, conectando o aprendizado com experiências fora da sala de aula. “O professor é quem guia, mas, para isso, precisa entrar no mundo dos alunos: conhecer seus gostos, preferências e trends. Quando essa relação de confiança se estabelece, o aprendizado vem como consequência natural”, comenta Maria Daiana.
No processo de ensino e aprendizagem do segundo idioma, o uso de metodologias ativas e interdisciplinares é fundamental: explorar músicas, filmes, jogos, redes sociais e conteúdos culturais em inglês faz com que os estudantes percebam a língua como algo vivo, útil e presente em seu cotidiano. Outro ponto importante é integrar o idioma a diferentes áreas do conhecimento, ajudando os alunos a enxergarem o inglês como uma ferramenta que conecta ciência, cultura e sociedade.
Sobre a Eduall – Solução bilíngue para escolas, a Eduall oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue. Numa parceria SOMOS Educação e Macmillan Education, atende a mais de setenta mil alunos em todos os estados brasileiros, unindo metodologias ativas, gamificação e alinhado à BNCC. Os programas contemplam todos os segmentos da Educação Básica – incluindo Ensino Médio -, contam com uma trilha de aprendizagem personalizada de acordo com as necessidades da escola e de seus estudantes. Além de materiais didáticos, oferece assistência pedagógica com mais de 35 anos de experiência, voltada a educadores de todo o país.



