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Inglês para crianças: qual é a importância e quando começar?

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A capacidade de aprender uma nova língua é um dos superpoderes das crianças. Na infância, o cérebro humano está em constante desenvolvimento, funcionando como uma esponja que absorve tudo ao redor com facilidade. É nesse período que a introdução de um segundo idioma, como o inglês, pode fazer toda a diferença, não apenas para o domínio linguístico, mas também para o crescimento cognitivo, social e emocional.

Pesquisas realizadas por universidades de Boston, nos Estados Unidos, reforçam a importância de começar cedo. O estudo aponta que, para alcançar fluência total, o aprendizado deve começar antes dos 10 anos. Após os 18, fatores como o desenvolvimento cerebral, interferências do idioma materno e as demandas da vida adulta tornam o processo mais desafiador. Esse dado destaca o impacto positivo de iniciar o contato com o inglês ainda na infância, quando o cérebro está mais preparado para criar conexões rápidas e sólidas.

A professora de língua inglesa Pérola Nascimento, da Blue School Recife, explica que o aprendizado precoce é muito mais do que uma questão de linguagem. “Quando uma criança aprende inglês desde cedo, não está apenas memorizando palavras. Ela está desenvolvendo habilidades cognitivas, exercitando o raciocínio lógico e ampliando sua capacidade de resolver problemas. Isso reflete diretamente no desempenho escolar e no desenvolvimento pessoal”, afirma a educadora.

Além disso, o aprendizado de inglês na infância não interfere no domínio do idioma materno, como muitos pais temem. Pelo contrário, ele amplia as conexões cerebrais, tornando as crianças mais flexíveis e abertas a novas experiências. Expor os pequenos a músicas, jogos e histórias em inglês ajuda a construir essas pontes de forma natural, fazendo com que o novo idioma se integre ao cotidiano sem causar sobrecarga.

Outro benefício evidente, segundo explica Pérola, é a redução da timidez. Crianças que têm contato com o inglês em um ambiente descontraído, como escolas bilíngues ou cursos especializados, tendem a se sentir mais confiantes para se comunicar. A interação com colegas e professores, aliada ao uso prático do idioma, cria um espaço seguro para explorar novas habilidades, o que pode ser fundamental para a formação de adultos mais seguros e comunicativos.

Os impactos do inglês aprendido na infância vão muito além da sala de aula. Dominar a língua universal abre portas para o mundo, permitindo que crianças, no futuro, tenham acesso a oportunidades acadêmicas e profissionais em diferentes países. “O inglês transforma crianças em cidadãos globais. Elas crescem com a confiança de viajar, explorar culturas e se conectar com pessoas de diferentes partes do mundo”, ressalta a professora de língua inglesa.

Para os pais que desejam iniciar os filhos no aprendizado do inglês, o ideal é buscar um ambiente que una diversão e educação. Filmes legendados, músicas em inglês e aplicativos interativos são ferramentas valiosas para complementar o aprendizado. Para quem pode investir, matricular a criança em uma escola bilíngue ou um curso especializado é um grande diferencial.

“Aprender inglês desde cedo é mais do que uma habilidade prática; é um passaporte para um futuro repleto de possibilidades. As crianças que começam a estudar o idioma na infância não apenas crescem mais preparadas para o mercado de trabalho, mas também se tornam mais curiosas, confiantes e conectadas com o mundo. Afinal, quando o aprendizado começa cedo, as barreiras desaparecem, e o mundo se torna um lugar cheio de oportunidades”, conclui Pérola, da Blue School Recife.

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