Liderança coletiva: especialista revela como estimular o trabalho em equipe dentro da sala de aula
Dentro das salas de aula, o educador costuma ser a figura que conduz os alunos em seu processo de aprendizagem. No entanto, novas tendências de ensino estabelecem um ambiente escolar em que os estudantes exercem maior protagonismo em sua jornada, assim como a liderança coletiva, na qual os alunos podem, de maneira conjunta, opinar ou guiar algumas das atividades pedagógicas a serem realizadas pela turma.
De acordo com Rita de Cássia, professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Vip, Unidade Tremembé, parceiro do programa de educação socioemocional da SOMOS Educação, Líder em Mim, ao compartilhar a responsabilidade entre integrantes do mesmo grupo, observando os diferentes tipos de habilidades e potencialidades, o professor e os estudantes podem criar um ambiente favorável, acolhedor e participativo. “Isso significa que a liderança passa a ser exercida não apenas pelo professor ou por um aluno eleito, mas sim que cada estudante reconhece e utiliza suas forças e talentos para contribuir para o sucesso do grupo”, afirma.
No momento em que mais estudantes tomam essa iniciativa, a sala de aula passa a contemplar a liderança coletiva, fortalecendo o trabalho em equipe e promovendo um ensino mais colaborativo. Adotar essa abordagem, segundo a especialista, incentiva a participação no processo de ensino e aprendizagem, criando um ambiente onde toda contribuição é valorizada. “Com esse contexto, o estudante aprende a trabalhar em grupo, pois representa uma relação em que todos cooperaram na resolução de problemas. Nos indivíduos, pode haver mudança de suas visões de mundo, gerando mais empatia em suas relações pessoais e melhores interações”, destaca.
Ela reforça ainda que, na liderança coletiva, o poder é circular, ou seja, todos têm voz e vez. Assim, a liderança passa a ser uma habilidade a ser praticada por todos, e o foco não fica no controle, mas na contribuição.
Como desenvolver um ambiente que favoreça a corresponsabilidade em sala de aula
Segundo a professora, é fundamental construir um ambiente de confiança psicológica para que todos os integrantes da turma sejam participativos. Isso começa com a criação de regras de convivência claras, construídas com os próprios alunos. Entre elas, está incentivar a escuta ativa, seguindo o Hábito 5 do programa Líder em Mim, que traz a premissa “Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido".
Além disso, Rita de Cássia enfatiza que é importante não apenas valorizar o resultado, mas também o processo de colaboração. Ao avaliar um trabalho em grupo, o professor pode incluir critérios como participação, apoio mútuo e resolução de conflitos, mostrando que a corresponsabilidade é tão importante quanto o conteúdo.
Como atividade que estimule a colaboração entre os alunos e a liderança coletiva, ela recomenda o uso de aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos trabalham em grupos para resolver um problema real. O estudo de caso também pode ser excelente para forçar a discussão e a busca por soluções conjuntas. E, em termos de dinâmicas mais simples, o "quebra-cabeça cooperativo" pode ser uma boa opção. Nesta proposta, cada aluno estuda uma parte do conteúdo e depois ensina para os colegas do grupo, mostrando que o conhecimento de um é fundamental para o sucesso de todos.
Preparando os alunos para o futuro
Promover a liderança coletiva vai além do desempenho acadêmico: ao desenvolver autonomia, a responsabilidade e o senso de pertencimento, esse contexto prepara os jovens para enfrentar desafios complexos dentro e fora da escola. “A experiência de compartilhar responsabilidades e reconhecer o valor da diversidade de ideias cria um espaço de pertencimento e cooperação, no qual os alunos aprendem que o resultado coletivo depende da participação de todos”, ressalta a especialista.
Além disso, a liderança coletiva tende a diminuir conflitos, pois os alunos se sentem parte de algo maior. Eles desenvolvem um senso de propriedade sobre o próprio aprendizado e se tornam mais proativos e confiantes, levando essa mentalidade para outras áreas da vida.
Ao transformar a sala de aula em um ambiente de liderança compartilhada, as escolas passam a desempenhar um papel ainda mais estratégico: formar indivíduos capazes de unir forças em prol do bem-estar coletivo e de resultados que só podem ser alcançados por meio da colaboração.
Sobre o Líder em Mim (https://www.olideremmim.com.br/) - Do Infantil ao Ensino Médio, o Líder em Mim é um programa de educação socioemocional, endossado pelo CASEL e focado em promover, a partir da mudança de paradigma, a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento de cada um para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade. Os conteúdos são produzidos em parceria com a marca global FranklinCovey e são fundamentados nas obras, nas pesquisas e nos projetos do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.



