Paulo Rosas: retorno às aulas com artes e protagonismo infantil
Keila Patrícia Macêdo é professora concursada do Recife há 18 anos, sendo os últimos 4 na gestão da Creche Escola Paulo Rosas, na Cidade Universitária, em Recife.
A Unidade é uma parceria da rede municipal de educação do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco.
O trabalho da equipe da Creche Escola Paulo Rosas é amplamente reconhecido pela comunidade escolar e a procura por vagas sempre é muito grande.
A retomada das atividades, neste mês de agosto, foi realizada com muitas atividades de artes e movimentos, consideradas ainda mais fundamentais pelo momento vivido.
Todas as propostas também valorizam o protagonismo infantil, dando voz as crianças para que todo o itinerário pedagógico seja guiado pelos interesses e curiosidades de cada sujeito.
Crianças pesquisadoras na Paulo Rosas | Arquivo Pessoal
Tudo é realizado de forma muito lúdica, superando os limites de sala de aula e do papel. Assim, como conta Keila Patrícia, a Paulo Rosas é “a escola que conta cinco vezes a mesma história, só para atender ao pedido da pequena leitora. Que as crianças têm a liberdade para se expressar, deixar sua marca no espaço, sem excessivas intervenções de adultos que não compreendem seus ritmos e tempos”.
Keila também destaca o espírito da equipe escolar que banca e dá suporte a tudo isso. “ O olhar da gente brilha, mesmo atrás da máscara. Ficamos encantados com cada gesto, movimento, cada fala e por isso reforçamos nossa crença na criança protagonista diante de todo o processso”, finaliza a professora.
Aos sábados, publicaremos histórias de sucesso na educação, sob a perspectiva de quem faz o serviço acontecer no chão da escola, na sala de aula.



