Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia e Games

CES 2021: Razer apresenta conceitos de máscara inteligente e cadeira gamer imersiva

Conceito de máscara inteligente da RazerConceito de máscara inteligente da Razer - Razer/Divulgação

A pandemia da Covid-19 trouxe impacto também para o mundo da tecnologia. Como um reflexo disso, a Razer apresentou, nesta terça-feira (12), um novo conceito de máscara facial inteligente, além de uma cadeira gamer com experiência imersiva. 

A máscara inteligente, que ganhou o nome de “Project Hazel”,  tem proteção respiratória do mesmo nível das máscaras médicas N95, ventiladores ativos removíveis e substituíveis e Smart Pods que regulam o fluxo de ar para promover uma respiração ideal. 

Os Smart Pods de alta eficiência de filtragem bacteriana (BFE) detêm pelo menos 95% das partículas transportadas pelo ar e têm alta resistência a fluídos.

Buscando melhorar a interação social, o Projeto Hazel tem design claro e transparente que permite às pessoas próximas verem os sinais faciais do usuário, como um sorriso ou risada, e aos deficientes auditivos fazerem leitura labial. 

Luzes internas são ativadas automaticamente no escuro, permitindo que os usuários se expressem de forma clara, independentemente das condições de iluminação.

Além disso, as máscaras também podem abafar as vozes através da nova tecnologia patenteada Razer VoiceAmp, que utiliza um microfone e um amplificador embutidos para aprimorar a fala do usuário e proporcionar uma comunicação melhor enquanto mantém o usuário seguro em situações sociais.

Para reduzir os resíduos gerados com máscaras descartáveis, a máscara inteligente Project Hazel conta com ventiladores substituíveis do tipo disco, que podem ser higienizados de bactérias e vírus quando colocados dentro de sua caixa de carregamento rápido, sem fio e de dupla finalidade, com desinfetante de luz UV. 

Indicadores de iluminação mostram os níveis dessa carga, e uma bateria de longa duração permite ao usuário ficar com a máscara durante todo o dia. Feita com plástico sustentável, o Project Hazel é impermeável e resistente a riscos.

De acordo com a Razer, a máscara inteligente será revestida de silicone e proporcionará bastante conforto com tecnologia de resfriamento e regulação de ar ativo, trazendo ar fresco e liberando CO2. 

O resultado é uma vedação hermética de suas alças ajustáveis, permitindo ajustes de tamanhos personalizados tanto para segurança quanto para evitar a obstrução da boca. Pensando no entretenimento e no estilo, os usuários podem ativar duas zonas de iluminação com Razer Chroma RGB personalizáveis, que oferecem 16,8 milhões de cores e um conjunto de efeitos de iluminação.

O conceito de máscara inteligente continuará sendo otimizado por meio de testes rigorosos e feedback dos usuários a fim de garantir conformidade de segurança, máximo conforto e usabilidade. Melhorias de design também serão contínuas para dar suporte às necessidades do usuário e agregar valor sem comprometer a funcionalidade e o desempenho do produto. O Project Hazel será fundamental para o apoio contínuo e compromisso da Razer com a saúde pública e segurança da comunidade

"A Razer reconhece a incerteza no caminho à frente e, por isso, é nosso dever ajudar a proteger os membros de nossa comunidade preparando-os contra ameaças invisíveis", disse o cofundador e CEO da Razer,  Min-Liang Tan. "O conceito de máscara inteligente do Projeto Hazel pretende ser funcional, mas confortável e útil para interagir com o mundo, mantendo sua proposta de sociabilidade".

Projeto Brooklyn

Além da máscara, a Razer também apresentou uma cadeira gamer com conceito imersivo, chamado de “Project Brooklyn”. O produto é uma cadeira de alto desempenho desenvolvida com fibra de carbono e iluminação RGB, que se transforma facilmente em uma grande e envolvente estação de jogos. 

Conta com visual panorâmico a partir de monitores curvos de 60", feedback tátil embutido no assento, e apoios de braço 4D que se estendem como mesas periféricas ajustáveis. Atualmente, o que se vê no mercado são apenas cadeiras all-in-one com assento estilo "cockpit", hardware tipicamente do tamanho de salas inteiras e custos astronômicos.

“A Razer continuará desenvolvendo conceitos de cadeira gamers, conduzindo testes com os melhores atletas e influenciadores de eSports para avaliar a viabilidade, conforto e desempenho dos produtos. O conceito do Project Brooklyn visa oferecer insights sobre como melhorar a mecânica e o design dos usuários para oferecer uma experiência de jogo mais envolvente e inspirar o crescente portfólio de cadeiras de jogos da Razer em um futuro próximo”, afirmou a empresa em comunicado.

Veja também

Newsletter