Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia e Games

CS:GO: Primeiro dia do Major Paris 2023 entra para história com placar de 16x0

Com três representantes brasileiros, entenda o sistema Buchholz que está deixando a Pain em 7º lugar

A Major Paris 2023 de CS:GO vai até o dia 25 de maio, com o "Challengers Stage" acontecendo do dia 8 ao dia 11 de maioA Major Paris 2023 de CS:GO vai até o dia 25 de maio, com o "Challengers Stage" acontecendo do dia 8 ao dia 11 de maio - Reprodução / CS:GO / Twitter

O primeiro dia da Major de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) em Paris já entrou para a história. Pela terceira vez em toda a história dos campeonatos do Global Offensive, o placar de 16x0 foi feito novamente e desta vez, não foi pela dinamarquesa, Astralis, dona dos dois últimos feitos. Um deles foi inclusive, em cima da MIBR, em 2018.

Nesta segunda-feira (8), a Apeks (Europeia) venceu a australiana GrayHound por 16 a 0 no mapa Mirage, garantindo um bom aproveitamento na "Challengers Stage", que ainda não tem caráter eliminatório.

Esta é a primeira vez que uma outra equipe que não a Astralis, realiza o placar. A dinamarquesa chegou a fazer esse feito, infelizmente, na Major de Londres, em 2018, em cima da brasileira MIBR. Cloud9 também foi vítima da dinamarquesa no IEM Katowice DE 2019.

Após esse resultado, a Apeks segue sem nenhuma derrota até o momento, enquanto a GrayHound conta com uma derrota e uma vitória, se mantendo acima da brasileira PaiN Gaming por conta de 2 pontos do sistema Buchholz.

O que é o sistema Buchholz que está colocando a PaiN em sétimo lugar no ranking?

O sistema entrou em 2018 com um objetivo: deixar o melhor para o final. Em outras palavras, o sistema privilegia equipes menores não dêem logo "de cara" com as equipes favoritas.

Ele leva em consideração a qualidade dos adversários que a equipe enfrentou ao longo do evento. A pontuação de Buchholz é mais utilizada como critério de desempate. A ideia é, em caso de empate, favorecer o competidor que tiver enfrentado os adversários mais fortes.

Essa "força" é medida através da soma da pontuação de cada um dos oponentes enfrentados ao longo de uma competição e favorece o time que tiver enfrentado os adversários mais fortes.

Por não ter vencido um time considerado forte pelo sistema, a PaiN ainda não arrematou nenhum ponto no BU, ao contrário da GrayHound, que enfrentou já dois times com pontuações maiores que a sua.

A Major Paris 2023 de CS:GO vai até o dia 25 de maio, com o "Challengers Stage" acontecendo do dia 8 ao dia 11 de maio. A premiação total da competição está avaliada em 1,2 milhões de dólares (cerca de 6 milhões de reais na cotação atual) e pode ser acompanhada nos canais oficiais da Blast na Twitch e YouTube, além do canal do streamer, Gaules.

Veja também

Newsletter