Empresas que usam FLUTTER em 2022 e você não sabia - Parte 1
Pioneiro no Flutter, o Brasil é líder em desenvolvimento de apps com a tecnologia
O ano é 2022 e o mundo virtual não para de evoluir. Milhões de empresas, ao migrarem para o digital, reconheceram a necessidade dos aplicativos móveis (apps).
Nesse sentido, startups no mundo todo começaram a investir na criação de apps, mas principalmente, nas tecnologias para criá-los. Dentre as maiores tendências de 2022, temos o Flutter.

Segundo sua própria documentação, Flutter é um conjunto de ferramentas, mantido pela Google, para desenvolvimento de interfaces de usuário (e.g. criação de apps e websites).
“Mas para qual plataforma? para iOS, Android?”
E a resposta é: Não existe limite.
É isso mesmo. Uma das principais características do Flutter é ser multiplataforma (crossplatform). Já se viu Flutter até no Xbox, console da Microsoft.
Mas, calma. Esse conceito não é novo. O Flutter divide essa mesma característica com tecnologias como React Native, Xamarin e Ionic. Todas elas são crossplatform. O que muda é como isso é feito.
A primeira versão “estável” do Flutter (1.0) foi lançada em dezembro de 2018 (versões de teste já vinham sendo lançadas antes disso). Desde então, a equipe Flutter, aliada à comunidade, tem desempenhado o papel de manter e atualizar o Flutter para melhor atender às demandas de mercado.
Leia Também
• Flutter: ferramenta facilita a vida de quem quer desenvolver aplicativos para smartphones
• Instagram permitirá que usuários deem 'likes' nos stories
• Realme 9i tem lançamento marcado para 22 de fevereiro no Brasil
Através de seu viés pouco burocrático, startups no mundo todo, e, principalmente, no Brasil, começaram a usar o Flutter em seus apps. Nubank e Cíngulo são algumas das mais conhecidas.
Hoje, aplicativos como iFood Parceiros, will bank e Carteira Digital de Trânsito, este do governo federal, foram feitos completamente em Flutter.
Digo “completamente” pois também é possível integrar o Flutter em aplicativos “já desenvolvidos”, por assim dizer, como é o caso do já citado Nubank.
Nesse ritmo, empresas como Quinto Andar, Banco BV e o próprio Folha de Pernambuco também optaram por usar o UI toolkit da gigante de Mountain View, a Google.

E em 2022, o Flutter já começou com o pé direito.
Sua mais nova atualização incorpora de vez o suporte para Windows. Agora é possível desenvolver apps e bibliotecas com Flutter muito mais facilmente.
São atualizações como essa que atraem cada vez mais a atenção das empresas e as mantém engajadas na melhoria contínua dessa ferramenta.
Ficou interessado e ainda não conhece o Flutter?
A Flutterando, maior comunidade de Flutter do Brasil, desenvolveu o guia definitivo para aprendê-lo em 2022.
Confere no vídeo abaixo:



