Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia e Games

O crescimento exponencial de Flutter e por quê utilizá-lo na sua empresa

Explorando o crescimento do Flutter, framework utilizado por inúmeras empresas no Brasil e no mundo

Freepik

Estamos na era da rapidez, tudo tem de ser muito rápido, vemos vídeos na velocidade 2x, milhares de conversas e telas, queremos tudo para ontem… Com aplicativos não seria diferente! A tecnologia tem que ser rápida e interativa, com isso vemos que o Flutter é a opção mais viável para suprir a necessidade de rapidez e interação com os usuários. É uma tecnologia em ascensão e praticamente nova no mercado (lançada em 2018!). Mas por que o Flutter se tornou um framework que ganhou mais espaço no mercado?  

Para começarmos vamos entender o que é framework: 

“Um framework é uma estrutura que serve de base para a construção de aplicações web de finalidade específica cujo desenvolvimento pode ser muito custoso e/ou problemático.”

Ao trazer para a tecnologia, entende-se que o Flutter serve como estrutura para aplicações na linguagem Dart. E o que seria Dart? 

Dart é uma linguagem baseada em orientação a objetos e tipada, no qual traz a possibilidade de um casamento perfeito entre Dart e Flutter, então esses seriam os motivos para Dart ser a linguagem otimizada, como cita no livro “O Guia de Dart”: 

Flutter foi desenvolvido pela Google e é multiplataforma e híbrido, ou seja, um mesmo código roda em várias plataformas e isso é um dos pontos que traz para a tecnologia migrar e começar a usar nas empresas, mas além de rodar em várias plataformas têm outros pontos positivos no qual faz ser uma tecnologia atrativa. 

Através do gráfico vemos sua ascensão e abaixo os pontos que algumas dores de que o  Flutter veio para curar nas empresas, como:

Com esses itens elucidados, podemos ver claramente, ponto por ponto, que o Flutter em junção com Dart vem cada vez mais tornando-se uma tecnologia que as empresas vêm adquirindo para os seus projetos de aplicativos móveis, fora que tem o Google como suporte para sua evolução.

Para quem se interessar, a Nubank disponibilizou um artigo no qual deixa bem explícito os motivos do qual sua tecnologia foi migrada para o Flutter, leia aqui: https://cdn.nubank.com.br/mobile/taskforce/nubank-mobile-architecture-task-force-mission-report.pdf

Referências: 

https://kenzie.com.br/blog/framework/#:~:text=Um%20framework%20%C3%A9%20uma%2
0estrutura,definido%2C%20alterando%20apenas%20demais%20particularidades

https://www.cedrotech.com/blog/framework-flutter/

https://medium.com/building-nubank/https-medium-com-freire-why-nubank-chose-flutter-61b80b568772 

https://cdn.nubank.com.br/mobile/taskforce/nubank-mobile-architecture-task-force-mission-report.pdf

Marinho, Leonardo H. (2020). Iniciando com Flutter Framework: Desenvolva aplicações móveis no Dart Side! [E-book]. Casa do Código. Recuperado de https://www.casadocodigo.com.br/cart 

Bitencourt, Julio. (2022). O guia de Dart: Fundamentos, prática, conceitos avançados e tudo mais [E-book]. Casa do Código. Recuperado de https://www.casadocodigo.com.br/cart. 

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Newsletter