Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia e Games

Recife sedia formação em tecnologia para pessoas autistas

Programa de desenvolvimento acontecerá no Porto Digital 

Porto Digital, no Bairro do RecifePorto Digital, no Bairro do Recife - Rafael Furtado/Arquivo/Folha de Pernambuco

Com o objetivo de proporcionar treinamento e emprego para pessoas que se enquadram no Transtorno do Espectro Autista (TEA), a organização social Specialisterne, que está presente em 23 países - incluindo o Brasil - oferecerá a primeira formação em tecnologia voltada para pessoas autistas no Recife.

Adotando um formato híbrido, o programa de desenvolvimento será sediado no Porto Digital e terá duração de seis semanas. Focado na preparação de profissionais para tarefas administrativas e de tecnologia da informação, a iniciativa deverá fomentar competências técnicas e socioprofissionais.

Segundo o representante do Specialisterne Brasil, Marcelo Vitoriano, os estudantes selecionados contarão com o auxílio de especialistas que deverão orientar o desenvolvimento das habilidades exigidas especialmente pelo mercado de trabalho.

“No aspecto técnico oferecemos treinamento em ferramentas voltadas a tecnologia da informação, atividades administrativas, testes e qualidade de software e gestão de projetos”, explica Marcelo.

Marcelo Vitoriano, representante da Specialisterne BrasilMarcelo Vitoriano, representante da Specialisterne Brasil | Foto: Specialisterne Brasil/Divulgação

Além disso, o trabalho realizado por meio da iniciativa também incentiva o  desenvolvimento socioprofissional. “O candidato recebe acompanhamento com um especialista para o desenvolvimento de habilidades de trabalho como organização e planejamento, interação social e comunicação, trabalho em equipe, entre outros”, afirma o representante da Specialisterne Brasil.

Inclusão
Para garantir a melhor adaptação dos selecionados, são oferecidas oportunidades de trabalho adequadas as habilidades e interesses dos integrantes do grupo de formação, com suporte especializado.

Na avaliação da Specialisterne, parte do sucesso das iniciativas promovidas pela organização é justificado pela adoção de um modelo que também se baseia na preparação de empresas para incluir as pessoas com autismo e a neurodiversidade em geral.

Além disso, a empresa ressalta que a existência de equipes mais solidárias e humanizadas auxiliam para o desenvolvimento de uma cultura melhor e diretamente conectada com a pauta ESG.

No Recife, a Specialisterrne conta com uma parceria com a Pitang, que está embarcada no Porto Digital. Atualmente, a empresa busca outros grupos que também incluem pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho: “Nossa expectativa é contribuir com a empregabilidade das pessoas com TEA e abrir oportunidades de trabalho nas empresas no Recife para as pessoas autistas”, completa Marcelo. 

Como se candidatar
As vagas do processo seletivo estão abertas para candidatos com disponibilidade para trabalhar 40 horas semanais em empresas localizadas na capital pernambucana. Poderão participar pessoas com mais de 18 anos, conhecimento em Excel e que possuam o laudo diagnóstico de TEA.

Os interessados deverão preencher um formulário disponível no link: https://bit.ly/3WAsh3s até o dia 14 de fevereiro. 

Cronograma
Os inscritos poderão participar de uma jornada de apresentação online para explicação sobre o programa e as etapas que acontecerá nos dias 03, 10 e 17 de fevereiro. 

Já as entrevistas e atividades práticas online serão realizadas com os candidatos selecionados até o dia 25 de fevereiro. A formação está marcada para ter início no dia 10 de março.

Segundo a Specialisterrne, todos os candidatos receberão um retorno das suas aplicações. 
 

Veja também

Newsletter