Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia e Games

Sexia: conheça IA recifense que dialoga sobre sexualidade e violência contra a mulher via WhatsApp

Ferramenta gratuita, voltada para mulheres a partir dos 18 anos, será lançada no Recife

Sexia usa inteligência artificial para dialogar sobre assuntos considerados tabusSexia usa inteligência artificial para dialogar sobre assuntos considerados tabus - Sexia/Divulgação

Imagine conversar com uma inteligência artificial (IA) que tira dúvidas sobre sexualidade e estimula autoestima, com diálogo acolhedor e a partir de base científica. Essa é a proposta da Sexia, uma educadora digital criada pela psicóloga e sexóloga Vanessa Albuquerque para atender mulheres via WhatsApp.

A ferramenta gratuita, voltada para mulheres a partir dos 18 anos, em desenvolvimento há mais de 5 anos, será lançada nesta sexta-feira (1º), no Recife, durante o "Agosto Lilás", mês de combate à violência contra a mulher.

"A Sexia é uma edtech [tecnologia educacional] representada por uma educadora digital que promove a educação sexual com a missão de prevenir violências por meio da informação e saúde emocional através do autoconhecimento", explicou a idealizadora.

Uma IA com rosto, voz e causa
A ferramenta foi criada com identidade e personalidade. Tem rosto, voz (gravada pela própria Vanessa) e carrega o objetivo de democratizar o acesso à educação sexual e emocional com acolhimento e empatia.


 Sexia dialoga sobre sexualidade e violência contra a mulher | Foto: Sexia/Divulgação

"A Sexia não é qualquer IA. Ela tem um rosto, um propósito e uma causa. Trouxemos para ela a representação de uma mulher com personalidade e neutralidade, sem perder a elegância e o acolhimento para uma educadora digital", destacou a idealizadora.

A interação da Sexia com o público é realizada pelo WhatsApp, plataforma onde a IA conduz conversas personalizadas, baseadas nas dúvidas e necessidades de cada usuária.

O acesso se dá pelas redes sociais, principalmente pelo Instagram e pelo site oficial da Sexia, onde, a partir de um clique, o usuário é direcionado ao WhatsApp, e a conversa é iniciada.

"Tem dúvidas? Fala com a Sexia que ela responde a qualquer dia e horário", destacou Vanessa.

Além das respostas sob demanda, a tecnologia enviará, semanalmente, reflexões que incentivam o aprendizado contínuo sobre temas como sexualidade, autoestima e relacionamento.

Tecnologia personalizada
Nascida em Alagoas e moradora do Recife há mais de 10 anos, Vanessa Albuquerque é mestre em educação e conta que foi durante os atendimentos clínicos e estudos acadêmicos que percebeu a urgência de uma abordagem mais ampla, acessível e humana para falar sobre sexualidade.

"Eu vivi na pele a falta de educação sexual na infância e, como profissional da psicologia, atendi muitos casos de violência na pandemia. Me inquietei, fui estudar, fiz mestrado em educação, aprimorei a ideia e, agora, ela saiu do papel", relatou Vanessa.

Segundo a idealizadora, a base de dados da Sexia, construída ao longo de 5 anos, é composta por conteúdos científicos, atualizados constantemente a partir de lacunas identificadas nas interações com as usuárias.

Vanessa Albuquerque é mestre em educação e idealizadora da Sexia
Vanessa Albuquerque é mestre em educação e idealizadora da Sexia | Foto: Rodrigo Guerra/Divulgação

De acordo com ela, a partir da interação, a jornada de cada usuária é personalizada. Vanessa também destacou que a plataforma será, inicialmente, gratuita para permitir ajustes e melhorias baseadas na experiência real de quem usa.

"Promovemos uma experiência customizada da jornada para cada usuário. A Sexia promove um ambiente seguro, confortável e acolhedor para o diálogo e assim fluir a educação", destacou Vanessa Albuquerque.

O projeto, elaborado em sociedade com o mineiro Lucimar Medina, conta com sede no Bairro do Recife, polo de tecnologia e inovação na Capital pernambucana. De lá, nasce uma IA com alcance e impacto nacional.

"O atendimento tem foco em todo o Brasil, mas os testes de uso e feedbacks ocorreram também com mulheres que estão fora do país, e por isso validamos a ideia com foco educacional", pontua a criadora.

A psicóloga e sexóloga defende que se os temas fossem compreendidos desde cedo, muitas formas de violência poderiam ser evitadas. "Respeito, consentimento e limites, se aplicados nos nossos relacionamentos, não existiriam violências, feminicídios", afirmou.

Consultoria para empresas
Outra frente da marca será a atuação em empresas, por meio de consultorias e treinamentos, ofertando suporte especializado para a criação de ambientes de trabalho mais seguros, inclusivos e respeitosos.

"Aqui entram profissionais especialistas, como psicólogos e profissionais de RH, para atuar junto à empresa contratante que busca a cultura da Sexia, promoção do bem estar e prevenção de violências", pontuou.

A proposta inclui campanhas mensais junto aos departamentos de Recursos Humanos, com consultoria e orientações sobre outras violências, com o objetivo de promover um ambiente organizacional seguro para todos os colaboradores, principalmente mulheres.

O lançamento da versão gratuita da IA acontece neste 1º de agosto, na sede da Sexia, no Recife, com transmissão online para os integrantes da equipe que atuam em outras regiões. "Vamos reunir a equipe e a família no primeiro dia do mês de agosto, intencionalmente da campanha do Agosto Lilás", afirmou Vanessa.

Veja também

Newsletter