ART.PE reúne galerias de arte no Shopping Recife e faz um preview da próxima edição
A Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco, que acontece em outubro, anuncia a expo 'Solos', de 4 a 8 de junho
A Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ART.PE), um dos principais eventos de artes visuais do Brasil, prepara seu lançamento oficial para o dia 4 de junho, às 18h, no Terraço de Eventos do Shopping Recife. A ocasião será marcada pela abertura do evento com exposição "Solos ART.PE", que reúne galerias de arte do elenco da feira, com obras de oito artistas representados por elas. O evento também servirá para apresentar oficialmente a edição de 2025 da feira, que acontecerá de 8 a 12 de outubro, no Recife Expo Center.
"Estamos muito felizes em anunciar essa nova edição da ART.PE, que vem se consolidando como um espaço fundamental para fomentar a produção artística do Nordeste. O evento Solos ART.PE é um preview de pautas e conteúdos que o público pode esperar da nossa próxima edição", afirma Diogo Viana, diretor geral da feira e sócio da Archi Cultural, idealizadora e produtora.
Durante o evento de lançamento, o comitê artístico da ART.PE irá divulgar o elenco das 40 galerias selecionadas para a feira, além de apresentar a programação completa do evento.
SOLOS
A exposição "Solos ART.PE" ficará aberta ao público de 4 a 8 de junho, com acesso gratuito, no Terraço de Eventos do Shopping Recife. Durante esses dias, haverá uma programação paralela com rodas de conversa sobre temas relacionados ao mercado de arte, uma loja com objetos, gravuras e múltiplos das galerias, e uma livraria especializada.
"Nosso objetivo é criar uma experiência completa, não só a exposição de galerias, mas também o debate e o fortalecimento do mercado de arte", acrescenta Diogo Viana.
ART.PE 2025
A 4ª edição da ART.PE contará com a participação de 40 galerias e quatro museus, incluindo novidades como a estreia do Programa Solos, uma exposição de design com peças de 15 designers de mobiliário, e intervenções de murais artísticos no Recife. A expectativa é receber 18 mil visitantes durante os seis dias de eventos.
Além da programação artística, a ART.PE também apostará no turismo e na gastronomia. Um mapa cultural com sugestões de roteiros por museus e galerias será disponibilizado e restaurantes locais estarão presentes no evento, opções gastronômicas aos visitantes.



