Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Avon inicia 2024 instalada em novo Centro de Inovação Global, em Cajamar

60% das vagas da nova unidade foram preenchidas por mulheres e 30% por pessoas negras e da comunidade LGBTQIAPN+

Tivemos o privilégio de conhecer in loco o novo Centro de Inovação Global da Avon, em Cajamar. Fomos até São Paulo, onde fomos recebidos por César Tadashi, diretor executivo de Planejamento e Desenvolvimento (P&D) da Avon na América Latina, que fez um tour conosco para apresentar os espaços.

Irmãs
Como sabemos, a Natura &Co adquiriu a Avon em 2020 e agora passa por processo de integração no Brasil, com foco na união das estruturas comercial e administrativa. Segundo César, a marca faz questão de está próximo desse consumidor brasileiro que é o maior mercado no mundo em consumo de cosméticos e tem a maior variação étnica, já que 56% se declara preta ou parda. 

Consultoras

A adaptação dos negócios na América Latina começou pelo Peru e pela Colômbia. Os próximos países a passarem pelas mudanças serão Chile, México e Argentina.Na prática, além da grande potência do viés de tecnologia, o que muda para o consumidor final é a integração das forças de vendas. As revendedoras agora poderão comercializar as duas marcas e passam a ter o mesmo nome: consultoras de beleza. Outro diferencial - no caso, para as consultoras - é a expansão do negócio de soluções de pagamento, o Natura & Co Pay.

Em Cajamar

Quando entramos no Polo demos de cara com uma estrutura gigantesca ao redor de um lindo verde. Um ambiente calmo, que respira natureza e transpassa leveza. Já imaginou trabalhar num ambiente assim? O local é um mundo e tem tudo o que o funcionário precisa, inclusive tem até uma creche para as mamães deixarem seus filhos enquanto dão expediente.
Aliás, por lá as mulheres cientistas são maioria. 

Paridade de gênero

O objetivo é formar equipes interdisciplinares e diversas de cientistas, engenheiros e especialistas em beleza, responsáveis pelo estudo de soluções seguras. Com isso, alinhados ao 'Compromisso com a Vida' da companhia, que define como uma de suas metas de sustentabilidade garantir paridade de gênero e inclusão de grupos sub-representados, 60% das vagas do novo Centro de Inovação da Avon foram preenchidas por mulheres e 30% por pessoas negras e da comunidade LGBTQIAPN+. No planejamento, até 2030, 30% dos cargos de liderança na empresa serão ocupados por mulheres negras.

Pele preta
Para se ter ideia, a Avon realizou um estudo de diversidade global com mais de mil mulheres, em seis países e 60 etnicidades, que identificou 15 grupos de tonalidades, o que permitiu a empresa desenvolver uma paleta global de cores com 41 tons. O grupo trabalha para criar uma paleta de cores de maquiagem que atenda a todos os tons de pele brasileiros.

Democratização da beleza

Além disso, segundo Tadashi, a marca tem uma alma que visa intensificar a democratização dos cosméticos para que todos tenham acesso à beleza. A  Avon aposta, principalmente, na equação tecnologia de ponta mais preços acessíveis. 

Inovação

As novas instalações do Centro de Inovação Global Avon Brasil são integradas ao Centro de Inovação da Natura, o que torna a América Latina o principal polo de investimento tecnológico da marca no mundo. Com a união física das marcas irmãs, a ideia é reforçar a rota de inovação para Avon e a otimização do portfólio das duas marcas. 

Tecnologia

A unidade de Cajamar dispõe de equipamentos como sequenciadores de DNA, biorreatores e impressora de pele 3D, que facilita a testagem de cosméticos. Um cromatógrafo consegue absorver o cheiro do ar e identificar quimicamente os compostos presentes no aroma.

Mulheres

“Almejamos não apenas liderar no desenvolvimento de produtos e tecnologias, mas também destacar a expressão da Avon, trabalhando na modernização das expressões da marca em toda a região. Ampliaremos assim nossa influência e a precisão das nossas mensagens, consolidando assim o legado de democratização da beleza e valorização do feminino", complementa Daniel Silveira, vice-presidente de Marca, Marketing e Inovação de Avon para a América Latina. 

Elo Verde

Quando perguntamos sobre a preocupação com seu etorno e o meio ambiente, entre as ações do grupo, César pontuou a parceria público-privada com a Prefeitura de Cajamar e a Natura & CO para estabelecer um programa de logística reversa de materiais recicláveis, chamado Elo Verde.

Sustentabilidade

Para começar o programa, a Natura &Co América Latina doou R$ 4,4 milhões em produtos de beleza que serão entregues como incentivo aos cidadãos que descartarem os materiais recicláveis nos pontos de coleta instalados, nesta primeira fase, em dez escolas da cidade.

Mutiplicadores

O objetivo é motivar os alunos a disseminarem a cultura de reciclagem dentro das suas famílias e na comunidade. A Prefeitura ficará responsável pela administração do estoque dos produtos e da elaboração do plano de trabalho junto à companhia. A iniciativa é uma política ambiental, de desenvolvimento econômico e de geração de renda para os catadores do município. 

Veja também

Newsletter