Crianças e adolescentes em situação de orfandade total por consequência da Covid-19 receberão benefício
Secretaria de Assistência Social do Estado reuniu gestores municipais para dar detalhes do 'Pernambuco Protege'
Mais de 300 gestores municipais da Assistência Social receberam, ontem (06), as orientações necessárias sobre o Benefício Continuado Pernambuco Protege, destinado às crianças e adolescentes em situação de orfandade total por consequência da Covid-19. No encontro, que aconteceu online, em uma sala virtual de reuniões, e presencial, no auditório do prédio anexo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), foram apresentados os critérios de acesso, requisitos para solicitação do benefício, fluxo de encaminhamento, análise e concessão do benefício e acompanhamento familiar.
Pernambuco Protege
“O processo foi pensado para evitar as intermediações indevidas e garantir a obrigatoriedade da participação do município que irá recepcionar o requerimento do benefício e registrar no processo o conhecimento e acompanhamento do caso. Por este motivo, era necessário prestar orientação aos gestores e técnicos municipais, para que, cumprindo sua parte, o benefício seja garantido a todos os que dele têm direito”, pontuou o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude em exercício, Joelson Rodrigues.
Benefício
O Governo do Estado passou a garantir o Benefício Continuado Pernambuco Protege em setembro passado através da Lei nº 17.415. Até alcançar a maioridade civil, o beneficiário vai receber mensalmente meio salário mínimo (R$ 596,20), pagos por meio da SDSCJ. A iniciativa determina que receberão o benefício crianças e adolescentes com domicílio fixo há pelo menos um ano antes da orfandade completa no território pernambucano e cuja família possua renda não superior a três salários mínimos.
Assistência Social
“O processo para requerer o benefício deve ser feito pelo responsável legal da criança ou do adolescente, que deve procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do seu município ou, se tiver em acompanhamento, pelo CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social)”, explicou Joelson. Para saber mais informações sobre o benefício, os interessados devem acessar o site www.sdscj.pe.gov.br/peprotege ou www.sigas.pe.gov.br. Para contato telefônico, a equipe da Ouvidoria Social, da SDSCJ, está disponível através do 0800.081.4421, de segunda à sexta, das 9h às 16h.
Recentro
Lojistas do centro do Recife se reuniram na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), na Boa Vista, para saber detalhes e o andamento do programa Recentro. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com foco, entre outros, na manutenção, melhoria da infraestrutura, desenvolvimento de potencialidades e ações para atrair público ao Centro. No encontro - organizado pela CDL Recife e Sindilojas - foram apresentadas as ações já entregues pelo município e os projetos que estão em andamento na área central da cidade, que engloba os bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista.
Estrutura
"O Recentro é a sinalização de que nosso pleito, feito há anos, está saindo do papel e que vai permitir que as pessoas voltem ao Centro e se apropriem dele", disse o presidente da CDL Recife, Fred Leal. Segundo ele, toda essa movimentação em conjunto, do poder público com a iniciativa privada, tem impactos não só na melhoria na estrutura à população e turistas, mas também ao tradicional comércio local, que está otimista com a reabertura e volta do consumidor às lojas da cidade.
Incentivos
Este já é o segundo encontro realizado com o município para debater o tema. "Foi aqui na CDL que surgiu e ganhou força a ideia do Recentro. Nosso desafio é consolidar ações para o desenvolvimento de maneira integrada", adiantou a Ana Paula Vilaça, que abordou, também, as frentes para incentivo fiscal e movimentação do mercado imobiliário para incentivar a moradia no Centro. Na ocasião, quatro secretários municipais estiveram presentes na reunião para atualização do projeto e tirar dúvidas: a Secretária do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a Secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, o Secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife, Leonardo Bacelar, e o Secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti.
FOZ
Pernambuco tem um novo espaço para incentivar e abrigar empresas com soluções inovadoras para as áreas de saúde e educação. Trata-se da FOZ, localizada dentro da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na Imbiribeira. A inauguração aconteceu, ontem (06), com presenças de pessoas ligadas à inovação e empreendedorismo do estado e várias autoridades.

Saúde
A FOZ - Centro de Inovação em Saúde e Educação é uma instituição fundada pela Faculdade Pernambucana de Saúde e pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). O espaço é dedicado ao fomento do empreendedorismo e da inovação como forma de transformar a saúde e educação brasileira.
Conexão
“O Centro de Inovação tem como objetivo conectar estudantes, profissionais da saúde e da educação, inovadores, empreendedores, investidores e startups a desenvolverem novos produtos, tecnologias, soluções e serviços que possam trazer impactos no desenvolvimento educacional e nos tratamentos de saúde. Como resultado, a melhoria da qualidade de vida do ser humano e a evolução contínua da prestação de serviços da FPS e do IMIP para a sociedade.”, disse o diretor da FOZ, Philippe Magno.
Sobre o Coworking
O Coworking da Foz está localizado dentro do Centro de Inovação, em um espaço com mais de 800m². “O ambiente é todo pensado para oferecer comodidade, funcionalidade e mudanças e conexões. Levar seu time para um ambiente compartilhado pode ser extremamente benéfico para que floresça a criatividade, facilite a quebra de barreiras e surjam inovações essenciais para que sua empresa cresça ou mantenha o sucesso no setor em que atua”, acrescentou Philippe.
Incubação
O Programa de Incubação da FOZ tem foco empresas nas áreas de saúde e educação ou que possuam soluções com possibilidade de aplicação às áreas citadas. Os negócios devem possuir produtos e serviços de alto valor agregado e com grande potencial inovador e tecnológico, devem estar na fase de construção ou validação do produto ou serviço.
Inovação
Serão ofertadas seis vagas e as startups são selecionadas via edital e, após aprovação, durante 12 meses podem usufruir das instalações físicas do Centro de Inovação, recebem suporte técnico-gerencial, acompanhamento estratégico por meio da metodologia de incubação da FOZ, além de ter a oportunidade de partilhar experiências com os demais empreendimentos incubados e a possibilidade de realizar validações técnicas e de mercado das suas soluções no IMIP (maior complexo hospitalar 100% SUS do Norte-Nordeste) e na FPS – Faculdade Pernambucana de Saúde (instituição de ensino superior especializada em saúde), através de projetos de pesquisa científica.

Minissaia
A influenciadora Keh Correia deu dicas para a Aurora sobre item clássico do guarda-roupa feminino, a minissaia. Criada nos anos 60, virou febre não só nas passarelas, como nas ruas, desde em composições mais simples para o dia a dia às mais chiques. A influenciadora Keh Correia é uma das que não dispensa o uso da peça em seus looks, compartilhados diariamente em seu Instagram.

Jeans
“Além de ser um modelo confortável, é mega versátil, pois combina tanto em ocasiões mais informais às mais elegantes. O combo de camisa soltinha, minissaia e uma sandália rasteirinha é uma ótima pedida para aqueles dias mais quentes”, indica Keh.
Cintura alta
“As saias de cintura alta funcionam em todo o tipo de corpo e podem ser usadas tanto com peças mais justinhas ou mais larguinhas na parte de cima. De acordo com a blusa e o sapato escolhidos, o estilo pode variar. O top cropped é uma ótima pedida para looks modernos. Já em ambientes formais, opte por camisas”, comenta.

Godê
“As godês possuem um corte elegante e valorizam quem possui quadris largos. Já os modelos com pregas criam volume, ideal para quem busca destacar a região. Em ambas, vale usar salto, tênis ou mocassins”, contou Correia.
Modelo ideal
“Para as mulheres mais baixinhas, modelos com lavagens escuras, clássicas e na linha natural da cintura são as melhores opções. Quem possui quadril largo, as lavagens escuras e tecidos um pouco mais justos são ideais. Opte pelo cós mais baixo, valorizando a região do bumbum. O mesmo vale para quem não possui essa área em destaque", finaliza Keh.



