CUFA comemora o Dia da Favela com apresentações culturais e feira de artesanato
Encontro será gratuito e terá como homenageados o fundador do Chico Science & Nação Zumbi, Gilmar Bolla 8 e a cantora Palas Pinho
Hoje (04/11) é comemorado o Dia da Favela e para marcar a data, a Central Única das Favelas de Pernambuco (CUFA), realiza, a partir das 9h, um encontro na Praça do Arsenal. Será um dia de apresentações culturais e feira de artesanato.
CUFA
“Vamos celebrar nossa gente, a resistência dos moradores de favela e a nossa capacidade de se reinventar diante as adversidades. Mostrar que sobrevivemos diante a pandemia que escancarou as dificuldades sociais e que mesmo assim continuamos guerreiras e guerreiros. Nada mais justo do que ressignificar o termo “favela” e transformar o estigma em carisma. Ser favela é isso!”, afirma Altamiza Melo, Presidente da CUFA Pernambuco.
Tá com elas
Na ocasião, será divulgada a ampliação do programa ‘Tá com elas - o crédito é da mulher'’. Entre as iniciativas estão desde incubadora de negócios, cursos EADs, assessoria jurídica e contábil e tutoriais individualizados.
Homenageados
A programação ainda contará com feira de artesanato e gastronomia de Favelas; entrega de livros doados pela Bienal do Livro de Pernambuco a Bibliotecas comunitárias, Oficina de fotografia com celular com Elimar Caranguejo, além de shows e a oficialização do Dia da Favela no calendário de festividades do Recife. Neste primeiro ano, os homenageados serão a cantora Palas Pinho e o fundador do Chico Science & Nação Zumbi, Gilmar Bolla 8.
COP-26
Em agenda na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP-26, em Glasgow, na Escócia, o prefeito do Recife, João Campos, terá reunião bilateral com a diretoria da Timbeter.
No Recife
A empresa do ramo de tecnologia tem sede na Estônia e recentemente fechou um convênio com o Governo de Pernambuco. Além disso, em breve terá um escritório no Recife, que será responsável pela sua expansão na América Latina.
Zona Verde
À tarde, João Campos será palestrante no evento “O Nordeste Brasileiro e o potencial da Transição Energética Justa no Brasil”, no “Brazil Climate Action Hub”, e visitará estandes de empresas num setor nomeado “Green Zone”.
Palestra
Amanhã (5), João Campos fará mais uma reunião bilateral, desta vez no estande do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do IDFC – “International Development Finance Club”, na Blue Zone (Zona Azul). Também será palestrante em um evento sobre juventude e empoderamento público.
Manifesto
Por fim, vai assinar o Manifesto de Jovens pela Educação Climática, do Movimento Fridays for Future (Sextas pelo Futuro), criado pela ativista ambiental sueca Greta Thunberg, no Pavilhão do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade - organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável, a partir dos municípios e estados). O Manifesto pede a implementação da educação climática nas escolas públicas e privadas de Educação Básica do Brasil. O Recife já tem a disciplina inserida na grade curricular de sua rede desde 2019.
Euroclima+
No sábado (6), pela manhã, o prefeito do Recife faz reunião bilateral com o representantes do Euroclima+, principal programa da União Europeia sobre sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas na América Latina. Ele também vai comparecer a uma outra reunião bilateral com a empresa Solar Americas Capital que tem sede em Londres. Trata-se de uma empresa de energia solar.
Biodiversidade
No mesmo dia, João Campos estará no ato de assinatura da Declaração de Edimburgo, documento de posicionamento dos governos locais de todo o mundo em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020, no Pavilhão LGMA.



