Detalhes do Carnaval do Recife que - quase - ninguém comentou
Por aqui a gente faz um resumão pelas lentes da Coluna Aurora
O Carnaval acabou e por aqui a gente aproveita para fazer um 'review' sobre o que foi destaque no Recife, porém com o olhar da Aurora. Aquele foco em temas que não são amplamente divulgados na mídia convencional, sabe? Tudo o que circunda o mundo das mulheres, da sustentabilidade, das políticas públicas e por aí vai...
Trabalhadores informais
Adoramos a ideia da Prefeitura do Recife de organizar a Casa do Pequeno Folião, para acolher os filhos de trabalhadores informais que atuam no Bairro do Recife durante o Carnaval. As crianças passavam o dia acompanhadas por uma equipe diversa de profissionais das áreas da assistência social, educação e saúde. Localizada na Creche Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, o espaço recebeu crianças de 0 a 6 anos e de 7 a 13 anos.
Pequeno Folião
A iniciativa foi lançada em 2023 e teve como principal diferencial neste ano o serviço 24 horas, sendo os filhos acolhidos na Escola do Pilar. Ao todo, mais de 300 crianças foram contempladas pelo programa e por dia, em média, 90 crianças e adolescentes dormiram na escola.
Proteção
"Enquanto muitas pessoas estavam se divertindo na folia, tinha um time muito grande de trabalhadores se dedicando para que o Carnaval pudesse acontecer de forma segura para todas as pessoas, inclusive crianças, e é papel da Prefeitura prover essa proteção", ressaltou o prefeito João Campos.
Logística reversa
Entre um dos principais profissionais envolvidos nessa festa estavam os catadores, que receberam outros apoios. A Prefeitura do Recife montou duas cabines de comercialização de materiais recicláveis, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), e com o patrocínio do Instituto Heineken, Novelis, Solar e realização da Associação Nacional dos Catadores - ANCAT. Por lá, os trabalhadores recebiam um voucher de uma refeição e o fornecimento de kit lanche.
Sustentabilidade
Sobre o material recolhido por eles, foram registradas 533,06 toneladas de lixo, 27% a mais que o ano anterior, além de 32 toneladas de material reciclável. Todos os resíduos coletados na central de reciclagem e o valor arrecadado serão direcionados para as cooperativas participantes, que farão a comercialização com a Novelis e Solar.
Orientaçãoes
Com o olhar para a segurança da mulher, a Secretaria Municipal da respectiva pasta montou um espaço na Praça do Arsenal para atender e orientar mulheres em situação de violência doméstica/sexista, vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de agressão. O stand contou com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, advogada e assistente social do Centro de Referência Clarice Lispector.
Plantão
Além disso, a Brigada Maria da Penha estava no local, encaminhando mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, caso fosse necessário. A sede do Centro de Referência Clarice Lispector funcionou em regime de plantão.
Equipes
Já nos polos descentralizados, equipes volantes da Secretaria da Mulher do Recife realizaram ações de prevenção, reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência, além de distribuir exemplares do Manual de ‘Como Não Ser um Babaca no carnaval’, que ajudam a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade. No total, foram distribuídos 16.800 Manuais e foram realizadas 35.606 abordagens.
App
Ainda sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra mulher durante o Carnaval do Recife, destaque também para o aplicativo Cittamobi, que durante a festa de momo, além de mostrar os horários de chegadas e partidas das linhas de ônibus, marcava em seu mapa, através de pins, os locais em que a Secretaria da Mulher do Recife estava com serviços de acolhimento. A plataforma também funcionou como canal de comunicação para divulgação da campanha sobre o tema.
TV Conecta Recife
Nesse quesito comunicação, o diferencial da Prefeitura do Recife foi o lançamento da transmissão do Carnaval via TV streaming municipal, a TV Conecta Recife. Foram 48h no ar, com cobertura de todos os shows realizados no palco do Marco Zero.
Transmissão
A difusão rendeu um alcance de mais de 36 milhões de views no Kwai durante os seis dias de Carnaval, com uma média de 6 milhões de pessoas acompanhando a transmissão. No YouTube da Prefeitura do Recife foram 3,2 milhões de visualizações.No estúdio foram realizadas 21 entrevistas e exibidas 53 matérias entre curiosidades e histórias do carnaval e serviços oferecidos pela prefeitura durante os dias de folia.
OAB-PE
Por falar em campanha informativa sobre violência contra mulher, quem saiu na frente neste Carnaval foi a OAB Pernambuco, via Comissão da Mulher. “Como forma de contribuir na construção de ambientes saudáveis nessa festa democrática, onde a alegria impera, lançamos a cartilha “Meu direito não é brincadeira”, comentou a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.
Desde janeiro
Lançada no início de janeiro, o material gira em torno da Lei federal (14.786/23), sancionada no finalizinho de dezembro, intitulada ‘Não é Não - Mulheres Seguras’, com protocolo que deve ser implementado no ambiente de lazer para promover a proteção, prevenção e enfrentamento ao constrangimento e a violência as mulheres. “Nas brincadeiras de rua ou de salão, os foliões devem ter atenção para não ultrapassar os limites da boa convivência e da lei”, afirmou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro.
Assinatura
O manual - com versões impressas e online - foi super bem produzido e teve elaboração assinada por Betânia Castro, Liniker Xavier, Túlio Vasconcelos e Leonilson Gomes. “Conscientizar a mulher sobre os seus direitos é um dos objetivos dessa cartilha. Um trabalho cuidadosamente estruturado, que traz, dentre outros pontos, a legislação vigente e a relação de delegacias especializadas para o atendimento à mulher”, comentou a presidente da comissão da mulher advogada, Isabela Lessa.
Galo cheiroso
O Boticário esteve fortemente presente no nosso Carnaval. A marca circulou com promotores ofertando reforço de perfumaria e proteção solar aos foliões. Mas não parou por aí. O Boticário contou com trio elétrico próprio durante o Galo da Madrugada com o embalo de Maestro Spok, Almério e Vanessa da Mata. No camarote oficial do Galo, a empresa marcou presença com um Camarim de Make para os convidados e experimentação de produtos.
Singularidade
Já em Olinda, o Boticário foi patrocinador do desfile de Patusco, que arrastou uma multidão de foliões. Além do Carnaval de Pernambuco, o Boticário esteve presente em outros 17 blocos de rua em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Salvador (BA).
Pluralidade
A partir do conceito ‘A beleza do seu carnaval’, idealizado pela agência Druid Creative Gaming, a marca reforçou as diferentes formas que cada pessoa tem para vivenciar o carnaval e a singularidade das festividades em cada região do país. “Preparamos o maior carnaval de rua da história do Boticário para representar todas as formas de expressão, valorizar a cultura local, assim como os comportamentos regionalizados. Queremos abrir uma conversa sobre a individualidade, as diferenças e a pluralidade que juntas fazem a beleza do carnaval, que só existe no nosso país”, ressalta a diretora de Marketing Regional do Boticário, Jacqueline Tobaru.
Expresso Folia
O Plaza Shopping surpreendeu com o público presente nesse feriadão. Com o Expresso Folia, o estacionamento ficou lotado de carros, indo até o último piso. Além disso, no domingo, o shopping promoveu mais uma edição do Bailinho do Plaza para pais e filhos, já na segunda foi a vez do Carnaval da Boa Idade.
Gratuito
Por lá, a folia ainda não acabou. Amanhã (17) rola o Bailinho Pet Plaza, uma ocasião para os tutores que desejam a ressaca do Carnaval na companhia do mascote. O evento será na área externa do mall, o Jardim Pet Plaza, que estará todo decorado para receber os aumigos em grande estilo, das 15h às 17h, com vários atrativos e acesso gratuito.
Desfile de pets
Entre eles, a presença de recreadores e adestradores com atividades de integração para os cães. Um desfile de fantasias caninas, com aqueles inscritos previamente, promete ser o momento mais especial do Bailinho Pet Plaza. Como música é a alma do Carnaval, haverá a presença de DJ para embalar o evento com o melhor do frevo e das marchinhas da nossa cultura, porém, respeitando os limites auditivos dos cães.
Mimos
Com produção assinada pelo Cabine Fashion, os 40 inscritos previamente ganharão alguns mimos do shopping e dos parceiros. A FriSabor, por exemplo, vai presentar todos os participantes do desfile oficial com um FriPet, que é o picolé da marca para cães, enquanto a nova operação do Plaza Shopping, a Radicão Pet Store, que abrirá quiosque em março, vai entregar mordedores e petiscos para uso/consumo em casa. Já a PhotoEXpress vai estimular muitas fotos e closes entre os bichanos para entregar, de forma geral, 100 cliques gratuitamente e com toque personalizado com o tema do Bailinho Pet.
Dica 'pós-nevou'
Dentro de um dos assuntos mais comentados da folia, o tal do ‘Nevou’, aqui vai uma dica para aqueles que pintaram o cabelo no período carnavalesco. Uma sugestão que indicamos para o cantor de brega funk, Anderson Neiff, o Prefeito do Recife, João Campos e toda a turma masculina - não foi pouca - que aderiu à moda. Trata-se do lançamento ‘Natura Lumina’, que apresenta um novo sistema de tratamento para os cabelos tingidos e opacos: a linha Brilho e Proteção da Cor.
Revitalização
Com ação antidesbotamento, a linha também trata a cutícula formando um escudo protetor contra agressões externas e raios UV em 4 passos que irão revitalizar, proteger e blindar os fios contra agressões externas e raios UV. Os produtos possuem em sua formulação ativos como a exclusiva Biotecnologia Pró-teia de Natura Lumina, uma proteína vegana que regenera os fios danificados deixando os cabelos 2x mais fortes, e Esqualano Vegetal, que atua na blindagem dos fios e proporciona proteção da coloração, oferecendo maciez, reduzindo o frizz e entregando 3x mais brilho ao cabelo.
Multicultural
Um dos polos animados no Recife foi o Palco da Diversidade, instalado no Pátio de São Pedro. Cerca de 28 artistas da cena LGBTQIA+, donos de inúmeros talentos em áreas como dança e música, passaram por lá. A secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho, comenta que o palco da Diversidade representou um ponto de afirmação, de garantia de promoção de direitos da população LGBTQIA+.
Samba
Com o tema “Ariano Suassuna ao palco do Sertão Brasil”, a escola Gigante do Samba se consagrou campeã no Concurso das Agremiações do Carnaval de 2024. “O trabalho foi feito com muito esforço, muita dignidade e a comunidade abraçou”, disse Marize Felix, presidente da escola. A ação, promovida pela Prefeitura do Recife, reuniu 218 agremiações de onze modalidades, com desfile acontecendo na Avenida Dantas Barreto. Neste ano, serão distribuídos R$ 1,26 milhão em premiações.



