Documentário abre luz sobre o lixo como potencial de transformação e inovação
Filme de Leonardo Brant, que aborda a gestão dos resíduos sólidos no Brasil, foi lançado, ontem, na Fenahall
O cineasta mineiro, Leonardo Brant, exibiu seu novo filme, 'Descarte', nessa terça-feira, na FenaHall, no Classic Hall. Na tela, as diversas formas de reutilização criativa dos resíduos sólidos. Incomodado com a proporção que o lixo tomou em nossas vidas, o documentarista mergulhou na complexidade da gestão dos resíduos sólidos no Brasil. O filme foi construído a partir do olhar de artistas, designers e artesãos que transformam materiais recicláveis com inovação e sensibilidade.
Descarte
“Atualmente são produzidas 10 bilhões de toneladas de lixo por ano com contaminação do ar, oceanos e aquíferos. Mesmo nesse cenário, não queria que o documentário abordasse o lixo como uma catástrofe inevitável, mas como um problema a ser superado, com ações que estão fazendo a diferença”, conta Leonardo Brant. Partindo dessa premissa, DESCARTE joga foco no trabalho de sete artistas, designers, artesãos e ativistas, que enxergam no lixo novas oportunidades.
Internacional
Lançado no início de 2021 no mercado brasileiro pelas plataformas Amazon Prime Video, Net NOW, Vivo Play e Telecine, Descarte também alça voos internacionais. Premiado como melhor documentário no Forum Film Festival, de Barcelona, na Espanha, o filme é finalista do BIFF em Estocolmo, Suécia; e figura na seleção oficial de mostras como Green Fest, de Belgrado, na Sérvia; El Cine Suma Paz, da Colômbia; BARCIFF, de Barcelona, Espanha; Nature & Culture de Copenhagen, na Dinamarca; e ArtDoc em Santa Clara, Califórnia EUA, entre outros.
Lixo no Brasil
Rodado durante a quarentena em filmagens presenciais e remotas, e com a utilização de três câmeras diferentes para as conversas por meio de videochamadas, Descarte, tem como pano de fundo o drama social do lixo no Brasil e traz ao centro da discussão os 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/10), que organiza a forma com que o Brasil lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.
Debate
O filme apresenta depoimentos e entrevistas de 21 especialistas, ativistas e gestores de resíduos, abordando temas como a relação do lixo com as cidades, habitat, civilização, lixões e catadores.Com o projeto, a ideia é dar continuidade no debate com a sociedade por meio da cultura e dos hábitos sociais e cotidianos. “Com certeza é possível se mobilizar e mudar. Uma reflexão solo pode virar uma reflexão coletiva e auxiliar na mudança de comportamento. A cultura do lixo pode ser transformada”, acredita Leonardo Brant.
Trilha sonora
Com narrativa em primeira pessoa – na voz do próprio Leonardo Brant – o filme mescla imagens e entrevistas com animações e ainda apresenta a canção 'Catadores', composta e interpretada por Caê Rolfsen e Rodrigo Campos. “Apesar de algumas informações mais didáticas sobre os resíduos sólidos, o documentário traz um lado lúdico para pensarmos nossas posições e responsabilidades diante de todo o lixo que produzimos”, explica ele.
Brechó
Até sexta-feira, das 8h às 15h, a Prefeitura do Recife recebe a Feira de Brechós Capibaribe. O evento é uma edição especial da Feira Capibaribe, feira de artesanato e empreendedorismo que acontece todos os dias no edifício-sede da prefeitura. Ao todo são 18 expositores com peças femininas, masculinas, infantis e brinquedos no local.
Economia sustentável
Os brechós possuem importante papel dentro da economia sustentável, uma vez que surgem como alternativa para os problemas de descarte de roupas, sendo uma opção para quem deseja abrir espaço no guarda-roupa ou para aqueles que buscam uma nova peça com preço mais acessível.
Nas férias
Programação gratuita para as crianças: o projeto ‘Recife é pra ficar nas férias’ acontece de forma simultânea nos parques das Graças, Santana, Macaxeira e Segundo Jardim de Boa Viagem, nos domingos do mês de janeiro.A programação conta com brinquedos, recreação, música e muita diversão. A programação completa de cada edição está à disposição nas redes sociais da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife (@viva.recife).
Verano
Recém completados 15 anos de atuação no mercado, a Incorporadora OR se prepara para lançar novos empreendimentos em breve. Destaque para o Residencial Verano, localizado na Reserva do Paiva, que tem todos os seus apartamentos com vista definitiva não apenas para o nascer, mas também para o pôr do sol. Com isso, a Incorporadora OR mostra que morar integrado à natureza é um estilo de vida possível, unindo a sofisticação, principal característica dos seus empreendimentos, à qualidade de vida.
Green
A empresa é membro fundadora do Green Building Council, um movimento global, presente em 80 países que trabalha pela transformação da indústria da construção em direção à sustentabilidade. Além disso, a OR é uma das empresas com o maior número de projetos com certificados verdes do Brasil.
Diversidade
Para reforçar o compromisso em trazer a representatividade da nossa sociedade diversa para dentro do ambiente de trabalho, a OR lançou em 2021 sua primeira política de Diversidade e Inclusão junto com a criação de um comitê para discussões e ações internas sobre o tema. Já em 2022, a OR conquistou a aprovação como signatária da ONU Mulheres, visando promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino no local de trabalho, mercado e comunidade.
Pacto
No final do último ano, a empresa também aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, assumindo o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que ela seja cumprida integralmente.
Em Tamandaré
Estão à venda os ingressos para os 10 anos do Dia da Consciência Cristã, que ocorre no próximo dia 28, na nova Arena do DCC, em Tamandaré. O idealizador do projeto, padre Arlindo, disponibilizou pontos de vendas no Recife, em Caruaru e Tamandaré. No Recife nas lojas Le Postiche e Extreme (Shopping RioMar, Recife, Tacaruna e Plaza); em Caruaru na Case&Cia (Shopping Caruaru e Difusora) e em Tamandaré na Secretaria Paroquial, Creche Pe. Enzo, Arena Carneiros e Igrejinha dos Carneiros.
Neste ano, a programação conta com shows de Alceu Valença, o cantor de músicas religiosas, Thiago Brado, além de padre Arlindo e amigos cantores.
Elas Pintam
Nestsa terça-feira, foi aberta a quarta edição da mostra coletiva Elas Pintam o 7, no 7º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife. A cada edição, 7 mulheres artistas plásticas compartilham suas perspectivas sobre temáticas que vão desde o próprio feminino até questões sociais. Nesta temporada, estão expostas obras de Maria Helena Costa Rego, Adriana Alliz, Sheyla Camargo, Pilar Rodriguez, Maraçane de França, Dirce Camargo e Juliana Lapa. A curadoria é da também artista plástica Ana Veloso.
Arte e mulheres
"A cada edição, o time de artistas nos presenteia com novas cores, paisagens e olhares dessas talentosas mulheres que, com sua arte, nos representam”, comemora Ana Veloso, curadora da mostra. Para possibilitar essa diversidade, a cada três meses, o grupo de artistas é renovado, com a intenção de evidenciar distintas produções em defesa da igualdade na arte e na política.
Soluções
Desenvolver a comunidade do Pilar, no Recife, impulsionando negócios e capacitando pessoas, é a tônica das soluções pensadas e propostas por 30 estudantes da capital pernambucana. Eles integram a segunda turma do “Juventude Code: clube de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social”.

Transformação
O objetivo da iniciativa, idealizada e executada pelo Porto Digital e apoiada pelo Instituto MRV, por meio do programa Educar para Transformar, é ampliar as competências de estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, naquela localidade, e lançar ao mercado ideias prototipadas que possibilitem melhoria na vida dos moradores. Nesta turma, estudantes apresentaram propostas voltadas para formação profissionalizante e alfabetização de jovens e idosos e a criação de uma rádio comunitária para a divulgação dos serviços e comércios informais da região.
Pilar
Com a conclusão desta turma, que já é a segunda, o projeto contabiliza a formação de 60 jovens. Durante seis meses, cada grupo participa de imersões no Pilar para entender problemas da comunidade e são estimulados a pensar em soluções sob a ótica da programação. Ao final de cada semestre, eles apresentam os projetos finalizados e aptos para serem para o mercado.
Educação
"É maravilhoso ver o empenho desses jovens para mudar o local onde moram. O objetivo do Educar para Transformar é exatamente esse, promover as transformações por meio da educação e potencializar as iniciativas dos nossos realizadores do futuro Brasil à fora. E, em Recife, o Porto Digital tem sido uma grande parceira para nos ajudar nesta missão. Essa ação em conjunto nos permite levar metodologia ativa para dentro das escolas, auxiliando o processo de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos, sejam professores, estudantes e/ou comunidade em geral", afirma Blenda Alves, coordenadora do Instituto MRV, braço social da MRV&Co.
Promo
Até o dia 22 de janeiro, o Boticário conta com mais de 600 produtos com descontos de até 50%. São diversos itens que compõem o variado estoque da marca e apresentam a versatilidade do Boti. Os principais destaques ficam por conta dos produtos icônicos de perfumaria, como o Floratta L'amore Desodorante Colônia, que sai de R$ 134,90 por R$ 66,90, com 50% de desconto; o Arbo Botanic Desodorante Colônia, com 30% (de R$ 134,90 por R$ 93,90), entre outros produtos.
Cabelos
Após o lançamento da ferramenta de Análise Personalizada da Pele, a Natura lança dispositivo capaz de diagnosticar a condição do cabelo dos clientes em poucos segundos. O diagnóstico é feito com a ajuda de um aplicativo, a câmera do smartphone e uma lente portátil acoplada no aparelho, que proporcionam um aumento de até 20 vezes na resolução de imagem do fio. Hoje, a tecnologia já possuí sua patente requerida no Brasil.

Pesquisas
Ao longo de anos de pesquisa e testes em cabelos, inspirados por uma parceria de pesquisa e desenvolvimento da Natura com o consórcio Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), foi desenvolvido um método capaz de relacionar a imagem da textura do fio de cabelo com o grau de seus danos. Foram selecionadas mechas de cabelos de diferentes curvaturas, cores e níveis de danos de um banco de dados de mais 18 mil imagens de fios de cabelo que possibilitaram aumentar a precisão do algoritmo por meio do aprendizado de máquina (machine learning) e indicar o tipo de tratamento recomendado para seus cabelos.
Diagnóstico
A inteligência artificial da ferramenta também foi utilizada durante o desenvolvimento da linha Natura Lumina e hoje recomenda mais de 15 mil combinações de produtos da marca, a partir do diagnóstico e da preferência do cliente para personalizar uma rotina de tratamento. A experiência estará em teste nos próximos meses e possibilitará conhecer melhor as necessidades dos clientes para o desenvolvimento de produtos cada vez mais personalizados.
Fios
Por enquanto o Diagnóstico Capilar com o apoio do dispositivo estará disponível em algumas lojas. A partir de março de 2023, todas as Consultoras do Brasil terão disponível uma versão adaptada da ferramenta no seu espaço digital, fortalecendo a estratégia de prestação de serviços de consultoria também no ambiente digital. Elas poderão incluir dados em um questionário, como o tipo do cabelo do cliente e quais procedimentos ele segue. Com isso, as Consultoras estarão aptas para compartilhar uma recomendação de produtos e uma melhor rotina de tratamento.
Tecnologia
“Hoje, a tecnologia nos permite evoluir e construir mais um recurso para melhorar a qualidade da experiência de consultoria dos clientes. Com o Diagnóstico Capilar Natura, queremos ajudar cada vez mais nossos consumidores a entenderem sobre suas reais necessidades, fazendo uso do que há de mais tecnológico, seja por meio dos nossos produtos ou pelas experiências exclusivas que promovemos”, comenta Roseli Mello, líder global de P&D da Natura. A experiência de Diagnóstico Capilar está disponível nas lojas Natura participantes do piloto localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis.
Maquiagem
Natura UNA complementa seu portfólio de maquiagem com o lançamento da coleção exclusiva UNA Contrastes, com novas cores e a combinação do novo acabamento cromado com o sofisticado matte – tudo isso aplicado a produtos com longa duração, tecnologia e ativos de tratamento. Seguindo as principais tendências de 2022, como a pele com aspecto mais natural, muito azul, produções gráficas e nail art, a nova coleção oferece uma experiência que ressalta a sofisticação, explorando toda a gama de possibilidades de composições que a maquiagem permite.

Beleza
A coleção exclusiva UNA Contrastes oferece multifuncionalidade, cores inéditas no portfólio da marca, pigmentos perolados com o novo acabamento cromado e tratamento. Além de entregar brilho, os produtos, quando utilizados em conjunto, compõem um look completo e com um upgrade de brilho e glamour para as comemorações.
Itens
São eles: Natura UNA Lip & Blush, produto multifuncional que pode ser utilizado nos lábios e nas bochechas, com textura aveludada e acabamento luminoso, além de sua alta pigmentação; Natura UNA Esmaltes 3D Gel nas cores exclusivas da coleção – Radiante 270 e Equilíbrio 480 –, com acabamento cromado na cor Radiante 270 e o Top Coat Matte para as unhas, com transformação matte instantânea, secagem rápida e, ainda, fórmula hipoalergênica.
Cores
Ainda, a coleção UNA Contrastes traz duas novas cores do UNA Delineador Peel Off, que além de sua longa duração e alta pigmentação, é facilmente removível como um adesivo quando umedecido com água: azul, com acabamento matte, e o dourado, com novo acabamento cromado. Destacando a sofisticação, para completar o visual, o UNA Batom CC Hidratante FPS 25, nas cores Rouge, Violeta 2C, Terracota 8C e Rouge 2C, garante lábios saudáveis e luminosos.



