Manhã de lazer e inclusão anima as crianças no Parque da Jaqueira
Sicredi Recife e a Clínica Mundos promovem inclusão e bem-estar com programação para adultos, crianças atípicas e típicas
Ação gratuita no Parque da Jaqueira com atividades para crianças e toda a família
Iniciativa da Sicredi Recife em parceria com a Clínica Mundos promove inclusão e bem-estar com programação para adultos, crianças atípicas e típicas em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo
A Sicredi Recife promove, no próximo dia 30 de agosto, uma manhã de lazer e inclusão no Parque da Jaqueira, em celebração ao Dia C Dia Internacional do Cooperativismo, mobilização nacional coordenada pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). O evento, gratuito e aberto ao público, acontece das 8h30 às 13h, reunindo atividades para adultos, crianças neurodivergentes e também crianças típicas, reforçando a proposta de convivência e respeito às diferenças.
Com esse objetivo, a cooperativa financeira uniu forças à Clínica Mundos, referência nacional no atendimento terapêutico a pessoas neurodivergentes. Ao longo da programação, o público poderá participar de oficinas artísticas de pintura e balões personalizados, corrida em família, yoga para adultos e crianças, espaço sensorial, oficina de blocos de montar, musicoterapia, contação de história e atividades de educação financeira com a Turma da Mônica.
"A ideia é oferecer experiências inclusivas, onde todos possam brincar e aprender juntos. Nossos profissionais estarão conduzindo atividades voltadas para o desenvolvimento motor, sensorial e musical, de forma lúdica, favorecendo a socialização e o movimento em família", explica George Diniz, sócio e cofundador da Mundos.
O evento também chama atenção para a importância da conscientização sobre a neurodivergência. Segundo o Censo Demográfico 2022, cerca de 2,4 milhões de brasileiros afirmaram ter diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que representa 1,2% da população. Em Pernambuco, esse percentual equivale a aproximadamente 105 mil pessoas.
"O Dia C é um convite à reflexão sobre como o cooperativismo pode ser um agente de transformação social. Queremos ampliar o diálogo sobre a neurodivergência e mostrar que uma sociedade mais empática e acessível é possível", afirma Moniky Silva, analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Recife.



