McDia Feliz apoia projetos do GAC-PE
A maior campanha de mobilização nacional em prol de crianças e adolescentes com câncer do Brasil será realizada neste sábado (23)
A maior franquia independente do McDonald’s no mundo e responsável pela marca na América Latina e Caribe, a Arcos Dorados, tem estruturada sua estratégia de ESG no programa chamado “Receita do Futuro”, responsável pelo McDia Feliz. Na sua 37ª edição, a iniciativa, que é a maior campanha de mobilização nacional em prol de crianças e adolescentes com câncer do Brasil, será realizada neste sábado (23).
Neste ano, a ação beneficiará 75 projetos de 48 instituições nas cinco regiões brasileiras, todas com atuação na área da oncologia pediátrica. Entre as apoiadas está o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), em Santo Amaro, que será diretamente impactada pelos recursos arrecadados com a venda dos sanduíches Big Mac durante a campanha.
Com o McDia Feliz deste ano, o GAC-PE, que desde março de 1997 atua com o compromisso de manter a qualidade do bem-estar das crianças, jovens e seus familiares durante o tratamento de câncer infantojuvenil no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), será beneficiada com a venda dos tíquetes antecipados do Big Mac que podem ser adquiridos ( https://www.mcdiafeliz.org.br/instituicoes/beneficiadas/cf724602-fa22-11ed-83ab-0e4fece2ae25/colecao ) ou no dia 23 de agosto, diretamente no balcão dos restaurantes do McDonald’s da região metropolitana do recife e Caruaru. Neste ano, o tíquete antecipado será comercializado no valor de R$ 20.
Para 2025, a organização, que faz parte da rede parceira do Instituto Ronald McDonald, aprovou a realização do projeto de manutenção do Espaço da Família, que tem como o objetivo ajudar os jovens pacientes a terem um período mais humano e menos estressante dentro do hospital. Um espaço com diversos ambientes e atividades, como brinquedotecas e biblioteca, para tornar o tempo de espera mais agradável.
“Sabemos da importância da equipe multidisciplinar na assistência à saúde, tendo cada profissional o seu papel específico. São esses profissionais responsáveis por diferentes cuidados e demandas de cada paciente. Portanto, é fundamental a participação de todos para que o GAC, com o apoio do Instituto Ronald, continue melhorando seus serviços em prol das crianças e adolescentes com câncer”, comenta Vera Morais, médica oncologista e presidente do GAC-PE
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer ainda é a doença que mais mata crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos no Brasil, com um novo caso diagnosticado a cada hora. Diante desse cenário, a CEO do Instituto Ronald McDonald, Bianca Provedel, reforça a importância do engajamento coletivo na campanha:
“O McDia Feliz é mais do que uma campanha — é um movimento de solidariedade que mobiliza o país em torno de uma causa urgente e transformadora. É uma chance de falarmos com nossas famílias sobre empatia, de nos unirmos por um propósito e de levarmos esperança para quem enfrenta uma das jornadas mais difíceis da vida. Cada tíquete vendido, cada Big Mac doado, representa mais acesso ao tratamento, mais dignidade e mais chances de cura para milhares de crianças e adolescentes”, destaca Bianca.



