Natura traz inovação global no mercado de cosméticos com novo hidratante que contém 95% de ingredientes naturais
Com frasco refilável, feito 100% com plástico retirado dos rios da Amazônia, o produto carrega a preocupação com a circularidade
A Natura dá mais um passo vanguardista em sua trajetória ao lançar o primeiro hidratante concentrado para o corpo do mundo. Natura EKOS Hidratante Concentrado de Castanha traz a força da biocosmética, a união da ciência e natureza pelo bem estar e beleza, para reparar e fortificar até as camadas mais profundas da pele.
Reciclagem
O lançamento, que estará disponível para venda a partir de 2024, representa uma inovação global no mercado de cosméticos e reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade, destacando a embalagem refilável feita 100% com plástico retirado dos rios amazônicos, que contribui para a redução significativa de resíduos e a estruturação de cadeias sustentáveis de plástico pós consumo em comunidades ribeirinhas e cooperativas de reciclagem.
Compromisso
“O hidratante concentrado representa não apenas um avanço global nos cuidados com o corpo, mas também um compromisso tangível com o impacto positivo e a preservação da Amazônia. Cada componente desse produto carrega consigo o benefício de uma pele mais saudável, um planeta mais sustentável e um convite a um novo jeito de consumir”, Tatiana Ponce, CMO e head de Inovação da Natura.
Tecnologia
O produto, desenvolvido inteiramente pelo time de P&D da Natura, tem uma apresentação inédita: ao misturar o concentrado com a água, ele se transforma em um poderoso hidratante. A tecnologia por trás dessa transformação que chamamos de ‘mágica’ é resultado de três anos de estudos e prospecções de ingredientes, avaliações físico-químicas, sensoriais e de eficácia.
Mágica
A combinação adequada de substâncias, juntamente com a afinidade química entre elas, permite a formação rápida de uma emulsão com uma simples agitação manual, entregando todas as características essenciais para um hidratante.
Pele
Com 95% de ingredientes naturais, fórmula cremosa, não pegajosa e de rápida absorção, a novidade entrega mais potência na fortificação e reparação da pele, oferecendo uma melhora imediata na textura e combatendo intensamente o ressecamento. A ação do óleo bruto de castanha, rico em ômegas 6 e 9, auxilia no combate direto ao ressecamento, estimulando proteínas reestruturantes da pele.
Castanha
"A castanha é um dos bioativos mais queridos da marca e, além disso, estamos trabalhando numa nova certificação global UEBT que alçara este ingrediente ao status de 1º bioativo regenerativo da Natura em 2024. Optamos, portanto, em iniciar essa nova tecnologia - pioneira no mundo - com um ativo que já tem uma conexão especial com as nossas clientes e que terá também destaque na sua cadeia sustentável.”explica Tatiana Ponce.
Circularidade
Além de oferecer a inovação em sua fórmula, o produto também carrega a preocupação com a circularidade. O frasco refilável, feito 100% com plástico retirado dos rios da Amazônia, é reutilizável, e o concentrado apresenta uma redução de 81% no uso de material plástico em relação ao refil convencional, o que diminui em 55% a geração de resíduos. O trabalho de coleta dos resíduos da floresta é liderado pelo projeto Rios Vivos, apoio amazônico do programa Natura Elos, junto a comunidades ribeirinhas nos estados do Amazonas e Pará.
Rios Vivos
Ao gerar menos resíduos, a produção do hidratante concentrado resulta em uma redução significativa das emissões de carbono. Comparado ao refil regular, o produto recém-lançado emite 20% menos gases do efeito estufa na atmosfera e requer 75% menos caminhões para o transporte.
Amêndoas
O lançamento também promove o impacto positivo nas comunidades envolvidas na produção do óleo de castanha. Dessa forma, o aumento do consumo desse bioativo contribui para fortalecer o empreendedorismo local e a cadeia produtiva do óleo, beneficiando comunidades em cinco estados diferentes, como a COOPAVAM (MT), COMARU (AP), COOPERACRE (AC), RECA (RO) e ASSOAB (AM). Para cada hidratante de castanha, é utilizado o óleo oriundo de aproximadamente quatro amêndoas.
Embalagens
Considerando toda a produção, estima-se a utilização de 700 mil amêndoas de castanha. Já no processo de reciclagem do plástico utilizado nas embalagens, também são impactadas financeiramente 10 cooperativas de reciclagem, que hoje representam mais de 195 famílias do norte do Brasil.
PerMeie
O Governo do Estado já colocou no ar o hotsite do PerMeie (http://www.permeiepernambuco.com.br), o Plano de Mudança Econômico-Ecológica de Pernambuco. A plataforma permite que os cidadãos conheçam mais a fundo essa política pública sobre desenvolvimento sustentável. O Plano foi lançado na última quinta-feira (30), pela governadora Raquel Lyra, durante a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai.
Questões ambientais
"O PerMeie é um instrumento que irá garantir o reposicionamento do desenvolvimento de Pernambuco para a nova economia sustentável. Nosso estado ainda tem uma visão tradicional da economia, mas esse conceito se transformou e, atualmente, o olhar dos grandes mercados financeiros globais é voltado para o desenvolvimento social e ambiental. O PerMeie lança esse olhar robusto para diversas ações que irão desenvolver nossa economia, mas priorizando questões sociais para combater desigualdades, e ambientais, preservando nossos biomas", ressalta Raquel Lyra.
Sustentável
Lá os pernambucanos poderão visualizar os sete pilares - e suas respectivas ações - que estruturam esse redirecionamento da economia em prol do meio ambiente e da inclusão. São eles: Indústrias sustentáveis; Transição energética ágil, responsável e justa; Ativos Ambientais e Mercado de Carbono; Agricultura familiar resiliente; Educação Técnica, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação; Governo sustentável; e Noronha Sustentável.
Desenvolvimento
No hotsite, também será possível acompanhar o andamento da execução das ações que estão sob o guarda-chuva do PerMeie. O PerMeie é a concretização de uma transição que Pernambuco vem fazendo desde o início deste ano, no intuito de redirecionar a economia do estado para um desenvolvimento inclusivo, enquanto recupera e protege o meio ambiente.
Clima
Entre as práticas previstas, estão soluções de baixo carbono e de proteção a unidades de conservação, passando por estratégias para incentivar o hidrogênio verde e energia solar, o fortalecimento da economia circular, além de outras. Todas as ações estão atreladas ao desenvolvimento econômico e social.
Desenvolvimento
Criada pela Agência Ampla e produzida pela Urso Filmes para a Prefeitura do Recife, a campanha ' Recife Limpa' fez tanto sucesso que foi reeditada em 2023 para ‘puxar a orelha’ novamente da população e lembrar a todos que o lixo, quando descartado de forma incorreta, também afeta e compromete o sistema de drenagem da cidade, provocando obstruções em córregos, canaletas e canais, contribuindo para os alagamentos e transtornos causados quando acontecem chuvas excessivas cujas águas procuram os caminhos naturais para poder chegar ao oceano.
Premiação
Na semana passada, a campanha foi vencedora do PPA, premiação que homenageia o talento e a criatividade dos profissionais da publicidade brasileira e considerada a maior referência do país. As peças também garantiram acessibilidade com tradução em Libras para os deficientes auditivos. Para conferir as peças, os internautas podem fazê-lo através do link https://ppa.globo/video/2022-23/recife-limpa .
Pets
O Shopping Tacaruna inaugurou o Pet Park, um espaço exclusivo para a diversão de cães. Montado no Rooftop do mall, área de lazer e entretenimento ao ar livre, localizado na cobertura do Edifício Garagem, o parque possui uma decoração temática e estrutura com 157 m² de área. À disposição dos pets estarão os seguintes brinquedos: pula barra, pula osso, rampa, túnel e gangorra pet.
Gratuito
“Os animais de estimação são membros da família. Sendo assim, nosso principal objetivo com esse espaço é oferecer aos clientes que costumam passear na companhia dos pets, um local apropriado e seguro para que possam se divertir e brincar com eles”, destaca a superintendente do Shopping Tacaruna, Sandra Arruda.
Meu país
Para reforçar sua identidade regional e estreitar ainda mais os laços com os pernambucanos, o Novo Atacarejo lançou, ontem, sua nova campanha publicitária para a cidade do Recife, intitulada "Meu país Pernambuco". A campanha mostra que a rede faz parte do cotidiano dos recifenses, não apenas como uma marca, mas como parte integrante da vida e da essência do estado.
Pernambuco
Com respeito pela cultura local, o Novo Atacarejo busca estabelecer uma conexão genuína com o público, reconhecendo os valores, hábitos e peculiaridades que caracterizam o povo pernambucano.
Economia
Essa nova divulgação entra em cena no mesmo momento em que a rede nordestina vai inaugurar, este mês, mais três unidades em Pernambuco. A primeira será nesta quinta-feira (07/12), no bairro da Várzea, no Recife, e as outras duas serão abertas no sertão do Estado, sendo uma em Ouricuri (13.12) e uma Araripina (15.12). Juntas, irão gerar quase 1.000 empregos diretos e quase 3.000 indiretos, ajudando a fortalecer o comércio local e gerando parceria com fornecedores regionais para abastecimento.

Aliás
A rede nordestina está com processo seletivo em aberto de vagas de emprego para as novas lojas de Ouricuri e Araripina e unidades já em operação na Região Metropolitana do Recife e interior de PE. O processo inclui vagas para pessoas com deficiência. O processo de inscrição é on-line e os candidatos interessados devem acessar a plataforma de recrutamento da rede de atacarejos: https://novoatacarejo.jobs.recrut.ai/#openings, buscar a cidade, a ocupação desejada e preencher os dados.
Cabine Kids
O Natal do Plaza Shopping recebe mais uma edição do Cabine Kids, desta vez com a temática natalina. O Cabine Kids do Noel, que acontece no piso L2, ao lado da PBKids, segue nos dias 7 a 10, 14 a 17 e 20 a 23 de dezembro, das 15h às 21h. Quem passar pelo espaço, vai poder curtir diversas oficinas artísticas, como pintura em gesso, slime natalino, pintura em tela, botinha do Noel e pintura em MDF, brincadeiras, apresentações musicais e muito mais.

Família
Esta edição do Cabine Kids terá uma novidade: o Espaço Família, onde adultos e crianças poderão realizar várias atividades juntos. Entre elas, espaço instagramável para fotos, com envio do registro por e-mail, jogo da memória do Noel, piscina de bolinhas e o presente gigante, brincadeira onde a meninada vai passar por um túnel com vários presentes para completar o saco do Papai Noel, incluindo um mimo surpresa ao participante.
Programação
No domingo (10), às 19h30, o tema será 'Show de Natal' por Pallis e sua Turma. No sábado (17), às 16h, teremos mais uma apresentação do Show de Natal com o grupo Marionetes do Recife. E para fechar com chave de ouro, a véspera do Natal, no sábado (23), às 16h, traz o Natal dos Sonhos, com a Doce Apetit Produções. Cada apresentação, em versão pocket, tem o valor único de R$20. E tanto no dia 10, quanto no dia 17, haverá distribuição de foto lembrança aos participantes através da parceria com a Lembre Lembre.



