Naturopatia: um incentivo a escuta do corpo e o cuidado integral para restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional
Conheça mais dessa prática, que utiliza recursos simples, como alimentação equilibrada, plantas medicinais, argila e água
A Naturopatia vem conquistando cada vez mais espaço como uma alternativa acessível e eficaz para quem busca saúde integral. Baseada no estímulo à capacidade natural do organismo de se autorregular, a prática utiliza recursos simples, como alimentação equilibrada, plantas medicinais, argila e água, para restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional.
“O papel da Naturopatia é lembrar que saúde não é ausência de sintomas, mas um estado de vitalidade, equilíbrio e consciência sobre como vivemos”, afirma o médico e naturopata Áureo Augusto, que estará hoje e amanhã (09 e 10/10), em Salvador.
Dr Aureo é referência nacional por sua atuação humanista e pela difusão de saberes naturais a partir do Vale do Capão, na Chapada Diamantina. Mais do que um conjunto de técnicas, a Naturopatia é uma filosofia de vida. Ela incentiva a escuta do corpo e o cuidado integral, valorizando tanto a prevenção quanto a compreensão dos sinais que indicam desequilíbrios. Entre os recursos utilizados, estão práticas que vão desde uma alimentação natural e o uso de plantas medicinais até procedimentos como banhos e faixas, sempre ressaltando seus benefícios e cuidados.
Relatos de pessoas que passaram a incluir a Naturopatia no dia a dia evidenciam transformações importantes. É o caso da farmacêutica Cíntia Maria Barreto dos Santos, 36 anos, que destaca mudanças profundas em sua rotina:
“O aprendizado que tive mudou completamente a minha alimentação e o meu cuidado diário. Passei a usar a faixa úmida e me senti mais disposta, com energia para realizar meus sonhos. Posso afirmar que acordei para a vida!”.
Ela também aponta benefícios emocionais, como a redução da ansiedade e dos sintomas da TPM:
“É como refrescar a mente para ter mais clareza e calma. Desejo que cada vez mais pessoas possam se beneficiar da Naturopatia no seu autocuidado. É simples e acessível a todos”, afirma.



