Nova campanha incentiva aprendizagem entre as crianças e jovens
O objetivo principal é sensibilizar a sociedade sobre o papel social da escola e evitar o aumento das desigualdades educacionais
Em janeiro, a linha de produtos 'Natura Crer Para Ver', em parceria com o Instituto Natura, lança a campanha “Volta Pra Escola”. O objetivo principal é sensibilizar as Consultoras Natura, seus familiares e clientes o papel social da escola e a importância do retorno às aulas presenciais, levantando a bandeira contra a evasão escolar.
Educação
“As Consultoras Natura estão na frente de todo o movimento de Educação da Natura, encabeçada pela venda dos produtos Crer Para Ver. E este ano é especialmente desafiador para Educação em função do impacto da pandemia, que obrigou estados e municípios a suspender as aulas presenciais, agravando ainda mais as nossas desigualdades educacionais. Por isso, este é o momento de mobilizar toda a sociedade para a retomada com foco total na recomposição da aprendizagem. Não podemos deixar ninguém para trás”, explica David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura.
Campanha
A campanha conta com um hotsite exclusivo (www.voltapraescola.natura.net), que oferece uma jornada de reflexão, com dados e informações de conscientização sobre evasão escolar, além de uma série de vídeos com histórias particulares de Consultoras Natura. Por meio do site é possível se cadastrar para mostrar apoio à campanha. Somado a ele, todas as Consultoras receberão o jogo “Volta Pra Escola”, a fim de incentivar as crianças e jovens do seu entorno para retomada dos estudos.

Crer para Ver
Desde 1995, os produtos de Natura Crer Para Ver, única linha não-cosmética da Natura, têm o lucro integralmente revertido ao apoio da educação pública e do desenvolvimento integral das Consultoras de Beleza Natura por meio da educação. Todos os recursos de Natura Crer Para Ver são geridos pelo Instituto Natura, responsável por implementar as iniciativas.
Evasão escolar
Assim como 2020, o ano de 2021 seguiu enfrentando desafios na área de educação, entre elas, a paralisação de escolas e distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19. Um estudo feito com pais e responsáveis de estudantes da rede pública e encomendado pela Fundação Lemann, pelo Itaú Social e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Datafolha, mostrou que quatro em cada dez alunos da educação básica na rede pública de ensino correm risco de abandonar a escola por causa da pandemia do coronavírus.
Pesquisa
No Brasil, a média foi de 279 dias de suspensão de atividades presenciais durante 2020, considerando escolas públicas e privadas. O levantamento é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apenas em agosto de 2021 que números de escolas com aulas presenciais da rede pública era maior do que as que seguiam com o ensino à distância. O impacto deste período ainda está sendo dimensionado, mas estudos já indicam a perda de aprendizagem entre os estudantes.
Unicef
Uma pesquisa realizada pelo Insper e o Instituto Unibanco, divulgada no ano passado, projetou uma perda de aprendizagem de 9 a 10 pontos na escala Saeb, cerca da metade do que se deveria aprender, em função do fechamento das escolas. A evasão escolar no Brasil atinge, hoje, 5 milhões de alunos. Os dados são do último relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), publicado em 2021.
Embarque Digital
A Prefeitura do Recife lançou nesta sexta-feira (21), a segunda edição do Embarque Digital, programa desenvolvido em parceria com o Porto Digital, que tem como foco principal a formação de jovens egressos da rede pública na área de tecnologia, melhorando a empregabilidade destes e, consequentemente, impactando a economia do polo tecnológico da cidade. O prefeito do Recife João Campos fez o lançamento no auditório do Museu do Cais do Sertão, no bairro do Recife. Para o primeiro semestre de 2022 o programa vai disponibilizar 350 novas vagas nos cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 150 vagas a mais que a primeira edição.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e vão desta sexta-feira (21) até o dia 14 de fevereiro, sendo realizadas exclusivamente pela internet através do site http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital ou do aplicativo Conecta Recife. Os interessados poderão concorrer às vagas ofertadas em três instituições: Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Senac e Universidade Tiradentes (Unit).
Requisitos
Os principais requisitos para participação no Programa Embarque Digital são residir na cidade do Recife; ter cursado todo o ensino médio na rede pública; ter concluído o ensino médio nos últimos 05 (cinco) anos; e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2021 e 2017 ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) entre os anos de 2017 e 2020. É importante ressaltar que os candidatos que também tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas terão prioridade no processo seletivo.
Reconstrução
A Incorporadora e Construtora F2 doou materiais de construção para a ONG Grupo Amigos da Praia (GAP) de Ilhéus para ajudar na reconstrução de casas afetadas pelas enchentes que devastaram o interior e o litoral sul da Bahia.
Solidariedade
“Precisamos estar do lado comunidade nesse momento de maior necessidade. Ajudar é um dever de todos nós. A reconstrução dos bens materiais afetados é apenas uma tentativa de aliviar as dores de quem vem sofrendo com as enchentes”, afirmou o CEO da F2, François Rahme. O GAP de Ilhéus está utilizando os recursos em obras de casas mais afetadas da região. Além disso, vai elaborar estruturas para evitar que as casas encham novamente caso haja novo alagamento.
Expo
Neste domingo tem o lançamento da mostra “Pluz Size: Beleza sem Padrão”, da fotógrafa Cínthia Carvalho. A expo é sobre empoderamento de mulheres gordas em Pernambuco. Será às 14h, no Dona Lindu.
Proteção ambiental
A fim de definir um protocolo de atuação para articulação dos diversos órgãos estaduais e municipais envolvidos com o exercício do poder de polícia para coibir o abuso na utilização de fontes sonoras nos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, através de um planejamento da atuação e da colaboração com a sociedade civil organizada, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Cível de São Lourenço da Mata, convoca audiência pública virtual para o dia 10 de fevereiro, 14h, através da plataforma do Google Meet.
Livro
O gerente de Marketing da FPS lança livro ‘O que a vida me ensinou também’“, no dia 29 de janeiro, no Centro de Eventos da FPS, a partir das 16h30. Todo valor arrecadado com a primeira tiragem será destinado para causas sociais, e alguns exemplares serão doados para bibliotecas sociais e projetos que apoiam a leitura de crianças e jovens.
Sonhos
“Estou pegando a minha vida como plano de fundo e escrevendo livro de gestão, educação, administração, planejamento, métricas, processos, recursos humanos, postura. Conto a vida de um cara com olhares e comportamentos no âmbito organizacional. Não é um livro de autoajuda, é um livro de educação e gestão. Tangibilizar minha história de vida em um livro é um dos sonhos que sonhei e estou realizando”, explicou.



