Qua, 10 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Novo equipamento de PET Scan do IMIP garante mais agilidade, precisão e esperança no diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer

A novidade tem capacidade para atender até 300 pessoas por mês

Através de emenda parlamentar do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP), no valor de R$ 6,4 milhões, o IMIP inaugurou, nessa segunda-feira (13), um equipamento de PET Scan de última geração. Com a novidade, será possível realizar diagnósticos precisos e detectar precocemente recidivas de câncer. O novo equipamento, semelhante aos utilizados nos principais hospitais particulares do país, já está em pleno funcionamento e tem capacidade para atender até 300 pessoas por mês.

Desde o início da operação, em outubro, 1.065 pacientes já foram atendidos, e a fila de espera para exames de tomografia foi totalmente zerada. Antes, os pacientes precisavam se deslocar até o Hospital das Clínicas da UFPE, o que atrasava diagnósticos e sobrecarregava o sistema público de saúde.

Para o deputado Eduardo da Fonte, a entrega do equipamento representa um avanço importante na humanização do atendimento e na modernização da rede pública.

“O dia de hoje marca uma conquista para o IMIP e para o SUS, que passa a contar com um serviço mais tecnológico, acessível e de ponta. Nosso mandato tem trabalhado para fortalecer a saúde pública e garantir equipamentos modernos e atendimento digno à população de Pernambuco”, destacou.

Somando este investimento, o parlamentar já destinou quase R$ 14 milhões ao IMIP ao longo de seu mandato. A cerimônia contou ainda com a presença da superintendente geral do IMIP, Tereza Campos, da superintendente de Atenção à Saúde do IMIP, Dra. Adriana Scavuzzido, do segundo secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP/UP), e dos deputados estaduais Roberta Arraes (PP/UP) e Adalto Santos (PP/UP).

O que é o PET Scan?

O PET Scan, também conhecido como Tomografia por Emissão de Pósitrons, é um exame que combina a tecnologia da emissão de pósitrons com a tomografia computadorizada. O resultado dessa combinação são imagens de alta qualidade do interior do corpo humano, revelando tanto a anatomia quanto as atividades celulares em tempo real. Isso permite a detecção precoce de doenças, mesmo antes de alterações significativas nos órgãos.

Veja também

Newsletter