Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

O projeto de climatização do Porto Novo Recife contempla a renovação de ar com recuperadores de energia

O sistema utilizado reduz a carga térmica ao reutilizar e conservar a energia já utilizada

Um dos grandes destaques do Porto Novo, que será lançado nesta segunda-feira (1), é o seu sistema de climatização de alta complexidade, instalado pela Comtel Climatização. Todos os equipamentos do complexo Porto Novo Recife, integrado por estrutura de marina, centro de convenções, hotel e operações do restaurante Bargaço, são servidos por uma única central de refrigeração de última geração. São tubos de R$ 1 mi, importados da Suíça, que vão compor a climatização dos locais.

"Instalamos mais de 7 km de tubulação e mais de 10 mil m² de dutos, o que torna essa uma das maiores obras de climatização do estado. Além disso, este é o primeiro projeto em que realizamos instalações inclinadas, seguindo a arquitetura do hotel", explica Ramom Maux, engenheiro mecânico da Comtel Climatização e gestor da obra.

Para viabilizar a interligação da central de água gelada ao hotel e do Recife Expo Center, centro de convenções do complexo, que ficam de lados opostos da via, foi necessário um túnel subterrâneo sob a principal avenida do Cais de Santa Rita, permitindo a passagem das tubulações sem interromper o tráfego.

“Um dos grandes desafios da obra foi interligar a central de água gelada ao hotel, que fica do outro lado da avenida, sem a interdição da via e paralisação do fluxo intenso de veículos. Após vários estudos e pesquisas, decidimos utilizar o sistema de tubulação Cool Fit, da GF Piping Systems. Como se tratava da primeira obra no Brasil com este tipo de tubulação, a empresa suíça trouxe sua equipe de engenharia e promoveu treinamento técnico para a equipe da Comtel poder implementar com qualidade este tipo de solução”, destaca o engenheiro Davi Vilela Nóbrega, sócio-diretor da Comtel.

A complexidade do projeto, com 20 mil m² de área climatizada, incluiu a instalação de uma central de água gelada com capacidade de 1.200 TRs que é responsável pela produção de água gelada e como subproduto água quente para atender o hotel e centro de convenções. O sistema instalado possui mais de 500 aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte e mais de 30 de grande porte, incluindo o salão de vendas do centro de convenções e os três restaurantes do hotel.

O sistema inclui renovação de ar com recuperadores de energia, que reduzem a carga térmica ao reutilizar a energia já utilizada. O ar de expurgo interage com o ar de renovação em contra fluxo, através de trocadores de calor, para conservar energia. Para evitar o desperdício de energia, que ocorre com métodos tradicionais, o projeto também desacopla as cargas térmicas de calor sensível e latente, tratando-as separadamente com unidades de tratamento de ar específicas, ajustadas às necessidades de cada caso. 

No projeto de climatização foram usados tubos PEAD com isolamento térmico de poliuretano, fabricados pela marca Georg Fischer, sediada na Suíça. O Complexo Porto Novo Recife foi o primeiro empreendimento no Brasil a usar a solução COOLFIT para conduzir água gelada em sistemas de ar condicionado de grande porte. A Comtel também foi responsável pelo sistema de climatização e exaustão das cozinhas de todos os restaurantes, garantindo ambientes seguros e confortáveis para o preparo e conservação de alimentos.

Spoiler

Aliás, estivemos ontem no Novotel e gravamos entrevista com o gerente-geral, Gustavo Alves. Ainda hoje iniciaremos uma série sobre esse novo grande equipamento hoteleiro, que promete atrair turistas de lazer e trazer oportunidades de empregos para os pernambucanos. Serão vídeos pílulas com informações novas, que repassaremos em primeira mão.

O hotel será apresentado apenas para convidados nesta segunda-feira, porém só inicia a operação no dia 29 de julho, enquanto o Recife Expo Center recebe eventos no início de agosto. Já a Marina está em funcionamento.
 

 

Veja também

Newsletter