Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Pela primeira vez na história, indígena e nordestina vence o Miss Brasil

Elâine Souza reforça a oportunidade para que o mundo conheça a diversidade e fortaleça a representatividade de nosso povo

Apesar de entendermos que a beleza não se mede, vale fazer um registro de quebras de paradigmas, que merece uma salva de palmas. É que o Miss Brasil Oficial elegeu pela primeira vez na sua história, desde 1932, uma linda indígena como vencedora do concurso. A nordestina Elâine Souza, de 20 anos, tem origem do povo Katokinn, da Região Sertão de Alagoas. 

Diversidade

“Isso é uma abertura muito grande e traz uma grande oportunidade para que o mundo conheça nossa diversidade, bem como se fortaleça a representatividade de nosso povo”, comenta Elâine..  Segundo a vencedora é também muito emblemático uma mulher de cabelo crespo tenha vencido um concurso que, por anos, reforçou o estereótipo do cabelo liso como sendo o “bonito”. 

Crespo
“Antes de participar, sempre procurava nos concursos alguém que me representasse, que eu sentisse uma representatividade e fugisse um pouco do estereótipo do liso. E hoje estou nessa posição de talvez”, reforça a vencedora. Para ela mais importante que os padrões estéticos é que a beleza seja reflexo de saúde, principalmente da mental. 

Kaiak

A capital pernambucana e Fernando de Noronha são os últimos destinos, no Brasil, da Voz dos Oceanos, expedição que conta com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da Natura com o projeto Kaiak. O objetivo é dar visibilidade a soluções que estão sendo desenvolvidas para lidar com o problema do lixo plástico nos oceanos. 

Voz do Oceano chega ao Recife

Luzes

Durante a passagem pelo Marco Zero, houve uma projeção, na fachada do edifício da Associação Comercial de Pernambuco. A recepção aos navegantes contou ainda com apresentação de uma orquestra de frevo e passistas.

Voz dos Oceanos

O capitão da embarcação, Vilfredo Schurmann demonstrou muito entusiasmo durante a homenagem na capital pernambucana. “Estamos muito felizes, também, em receber essa homenagem aqui. Recife e todo o Pernambuco sempre estiveram de braços abertos para nós.”, disse Vilfredo. “Eu convido vocês a serem a Voz dos Oceanos e acompanharem esse trabalho”, acrescentou Heloísa Schurmann. 

Voz do Oceano ilumina o centro do Recife

Natureza

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, ressaltou a importância da pauta levantada pela Família Schurmann: “Esse momento de reconexão, com a Voz dos Oceanos, como eles pregam, essa necessidade da gente se reconectar com a natureza e o quão necessária é essa preservação, é uma mensagem importante a ser espalhada. Essa chegada deles aqui no Recife é super importante, simbólica e significativa. Efetivamente, a Família Schurmann sai do Recife para o mundo, levando o nosso calor e o nosso compromisso de reconectar a nossa cidade com a natureza”, ressaltou.

Destaque
Além do reconhecimento em Pernambuco, há 11 anos, o Grupo Dislub Equador também é destaque no ranking do Great Place To Work (GPTW), entre as “Melhores Empresas para Trabalhar”, na Região Norte. O grupo pernambucano está entre as cinco empresas que foram reconhecidas com a premiação, na categoria média, com as melhores práticas. Esta é a sexta edição da consultoria GPTW na Região Norte e que envolveu 54 empresas inscritas, representando 15.495 colaboradores que responderam a pesquisa este ano. O Grupo Dislub Equador – quinta maior distribuidora de derivados de petróleo independente do país - está presente nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e atua no mercado de combustíveis desde 1997. 

Creches no Recife
Com a meta de dobrar o número de vagas de creches no Recife ao longo da sua gestão, o prefeito João Campos lançou, nesta terça-feira (7), um edital para fazer parcerias com Instituições sem fins lucrativos, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas para as crianças nesta etapa de ensino. 
 

Infância na Creche abre edital

Infância na Creche
As atividades fazem parte do Programa Infância na Creche, que visa fortalecer a Educação Infantil e promover a ampliação de vagas. Esta expansão é uma das prioridades da atual gestão do município, entendendo a importância do apoio às famílias e o fortalecimento das ações para a Primeira Infância e a educação.
 

Parcerias
“Imagine uma escola que funcione sem fins lucrativos, uma cooperativa ou associação, ela tem 200 vagas e pode se credenciar na Prefeitura, que vai adquirir todas essas vagas e garantir o funcionamento dela. Então ela vai pagar por todas as vagas, vai garantir a merenda, o kit escolar e o fardamento, com isso, a gente tem uma estrutura com o mesmo padrão de funcionamento das unidades municipais e que vai ser 100% gratuita para as crianças recifenses”, esclareceu o Prefeito do Recife.
 
Edital

Poderão se inscrever para oferecer atendimento gratuito na Educação Infantil e a crianças de zero a cinco anos instituições comunitárias, filantrópicas e confessionais. Em contrapartida, as instituições receberão um repasse mensal por estudante. Com isso, a Secretaria de Educação implementa um novo padrão de parceria para ação conjunta com as instituições educacionais sem fins lucrativos, e garantirá para todos os estudantes atendidos o fornecimento de alimentação escolar e fardamento. Com foco na qualidade da oferta das vagas, haverá acompanhamento e formações pedagógicas para os profissionais da instituição. Assim, as creches parceiras serão parte da rede pública municipal de ensino do Recife.
 
Credenciamento

É importante citar que cooperativas educacionais também poderão aderir à iniciativa, possibilitando que professores, inclusive atualmente desempregados, se associem com outros e organizem os próprios empreendimentos sociais. Vale destacar que a instituição educacional credenciada deverá atender a todos os requisitos propostos no edital. Entre eles, respeitar a capacidade máxima de atendimento por turma de acordo com a faixa etária e o número de profissionais em classe para atendê-los.
 
Imóveis

Ainda no âmbito do programa Infância na Creche, a PCR também lançou um edital de chamamento para cadastro de imóveis. Qualquer proprietário de imóvel no Recife, pessoa física ou jurídica, pode fazer uma proposta de venda, desde que esteja nos termos do edital. Se o imóvel for compatível com os requisitos do documento e estiver em área de interesse da Educação para a construção de novas creches ou outras unidades educacionais, poderá ser adquirido. 
 
Programa
O  Infância na Creche criou uma estratégia permanente para os próximos dez anos, com um olhar especial para esta importante etapa da vida da criança e para seu desenvolvimento, bem como para as famílias, além de estar alinhada também com o Plano Municipal para Primeira Infância do Recife. Até 2024, a meta é dobrar o número de vagas em creches na Rede Municipal do Recife, investindo cerca de R$150 milhões e ofertando pelo menos sete mil novas vagas. O programa prevê a construção de creches próprias, ampliação de unidades já existentes, implantação de creches em parceria e outros modelos.

Veja também

Newsletter