Recife ganha clinica boutique voltada para estética, emagrecimento e saúde mental
O Impetus Health conta com profissionais de mais de dez especialidades num só local
O Recife acaba de ganhar um centro médico que reúne num só local profissionais de ponta focados nos cuidados com a estética, no emagrecimento e na saúde mental. Trata-se do Impetus Health, que conta com profissionais de mais de dez especialidades, entre eles: médicos nutrólogos, nutricionistas, ginecologistas, dermatologistas, fisioterapeutas dermatofuncional, neurobiologista, psicólogos, personais trainers e farmacêuticos.
Impethus Health
Com cerca de 200m², a proposta da Impetus é que funcione como uma clinica boutique em formato 360 graus, onde o paciente encontra no mesmo local profissionais de diversas áreas que irão auxiliar no processo de emagrecimento saudável. Localizado no Rio Mar Trade Center, o centro será comandado pelo médico Antônio Dantas, referência em emagrecimento, qualidade de vida e saúde mental, que vai encabeçar o projeto, juntamente com outros médicos, como o nutrólogo Fernando Tenório, o dermatologista Djalma Araújo, o neurobiologista Vasco Patú e a ginecologista Stefania Silva.
SER Clarice Lispector
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, inaugurou mais um equipamento voltado para o acolhimento e orientação das mulheres em situação de violência doméstica e sexista, o Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector, localizado no Ipsep, e entregou à população duas novas viaturas e uma nova unidade da Brigada Maria da Penha. O prefeito do Recife João Campos realizou as entregas logo após participar da segunda edição da roda de conversa Cirandelas no Teatro do Parque.

Inauguração
“Um sonho de muitos anos de ter um Serviço Especializado Regionalizado. A gente faz a primeira inauguração de um centro, numa área específica da cidade, para acolhimento das mulheres em situação de violência desse território", declarou o prefeito.

Proteção
O local conta com serviço especializado de advogadas, psicólogas, assistentes sociais, uma equipe treinada da secretaria da Mulher para fazer o acolhimento e o acompanhamento. A gente sabe da dificuldade de uma mulher em situação de violência, de fazer uma denúncia, então o papel do estado e da Prefeitura é garantir toda a proteção necessária e dizer que tenha força e conte com a gente, porque a partir do momento que ela procurar o Centro Clarice Lispector, vai ter uma equipe ao lado para garantir que o agressor seja preso e não vamos mais admitir isso na nossa cidade”, complementou ele.
Paridade
Já a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Albuquerque, lembrou que a metade do secretariado da gestão municipal é formado por mulheres, o que contribui para os avanços na promoção de políticas públicas que gerem equidade de gênero. “A própria Clarice Lispector tem um poema que diz que mais do que palavras o que importa é a atitude e o gesto. E João Campos, como prefeito, demonstrou ser um feminista convicto, na medida em que fez uma grande inovação no Brasil ao colocar a metade do seu secretariado formado por mulheres, demonstração de vontade política e de convicção”, comentou ela na ocasião.
No Ipsep
O SER Clarice Lispector, localizado na Av. Recife, nº 3585, Ipsep, vai acolher mulheres em situação de violência, através de uma equipe multidisciplinar formada por duas assistentes sociais, duas advogadas, duas psicólogas, duas educadoras sociais e vai funcionar das 7h às 19h, de segunda a domingo. Nos finais de semana o local funcionará em sistema de plantão.
Espaços
O equipamento dispõe de sala para o atendimento de serviço social e atendimento jurídico, pelas assistentes sociais e advogadas; sala para o atendimento psicológico; uma sala para o acolhimento emergencial à mulher em atendimento cuja situação demande maior tempo de permanência no equipamento, além de sala para a coordenação do equipamento, recepção, copa e sanitários.
Maria da Penha
Já a Brigada Maria da Penha vai ampliar sua capacidade de atendimento, que antes era composto por uma unidade, com oito guardas municipais, passando para 2 unidades com 12 brigadistas no total, sendo 3 guardas por viatura. Criada através da Lei 18.426/17, a BMP tem como atribuições apoiar e acompanhar a equipe técnica do Centro de Referência Clarice Lispector na realização de suas atividades internas e externas junto às mulheres em situação de violência, tais como, oitivas nas delegacias, audiências judiciais, acompanhamento em delegacia, IML, visitas domiciliares e em ações pedagógicas relacionadas ao enfrentamento à violência e à disseminação da Lei Maria da Penha.
Patrulha
“A gente entrega hoje duas viaturas para a patrulha da Maria da Penha da Guarda Municipal, com isso a gente consegue duplicar a capacidade da patrulha. Também era um sonho antigo, aumentar a atuação da Guarda Municipal na área da Maria da Penha, aumentando a infraestrutura e a capacidade de acolhimento. A gente viu que, com a pandemia, os indicadores de violência e de violência doméstica cresceram muito e a gente tem que entregar soluções. Então aumentando a patrulha, entregando novos centros, a gente garante que, aqui no Recife, o agressor não tem vez”, destacou o gestor municipal João Campos.
Brinquedos luminosos
Toda criança adora um brinquedo bem colorido, com sons e muita luz. Mas até que ponto isso pode ser um risco para a saúde dos olhos dos pequenos? A utilização incorreta desses produtos pode causar lesões oculares, que não machucam na hora, porém podem aparecer a longo prazo.
Luz
De acordo com a oftalmologista pediátrica do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Kátia Dantas, é preciso muito cuidado com os brinquedos que sejam a laser. A especialista alerta que os pais verifiquem se o produto tem a regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro.
Crianças
“É preciso ter muito cuidado com piões que projetam raios laser quando giram, ou lasers de ‘sabres de luz’, por exemplo. Essa luz forte nos olhos das crianças pode causar até queimadura de retina. Tem muito brinquedo de arminha quem tem esse laser como mira, que é um perigo”, alertou a médica do IOFV.
Telas
Outra diversão comum para os pequenos são as telas. Com a febre dos videogames, smartphones e tablets, estão cada vez mais comuns problemas de visão nas crianças relacionados ao uso excessivo desta tecnologia.
Prejuízos
“Eles podem apresentar os erros de refração mais comuns que são miopia (dificuldade de ver para longe), hipermetropia (borramento visual para perto com cansaço ocular) e astigmatismo (sensibilidade à luz, confusão de algumas letras e números, e cefaleia). Também está se tornando comum sintomas relacionados ao ressecamento dos olhos, como vermelhidão, lacrimejamento e ardor ocular. Ainda pode apresentar estrabismo (olho torto), por exemplo”, comentou a oftalmologista.
Olhos
Kátia Dantas esclarece que todas as consultas oftalmológicas são essenciais para o desenvolvimento adequado da visão, que se completa aos sete anos. Porém, o acompanhamento tem de ser frequente.



