Qua, 10 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Renner lança coleção feita com algodão agroflorestal, plantado sem uso de agrotóxicos, por famílias da Baixada Cuiabana

A técnica contribui para a regeneração do solo, sequestro de carbono e aumento da biodiversidade, além de promover a segurança alimentar e diversificação de renda para as famílias produtoras do Mato Grosso

Reafirmando o seu compromisso em unir estilo e responsabilidade, a Renner lançou recentemente uma cápsula de moda feita com algodão regenerativo, composto por uma mistura de algodão agroflorestal, agroecológico e certificado. A coleção reúne peças em jeans e sarja que traduzem inovação em cultivo, impacto social e design sofisticado – um convite para vestir o futuro com consciência. 

O mais inovador do projeto é o uso do algodão agroflorestal, plantado por famílias da Baixada Cuiabana com apoio da Lojas Renner S.A. em parceria com a startup FARFARM e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Esta matéria-prima é cultivada ao lado de outras espécies alimentares, como milho, feijão e hortaliças, em um modelo inspirado no funcionamento das florestas. Sem uso de agrotóxicos, a abordagem contribui para a regeneração do solo, o sequestro de carbono e o aumento da biodiversidade. Além disso, promove segurança alimentar e diversificação da renda das famílias envolvidas.

A coleção

A cápsula aposta na alfaiataria renovada, reinterpretada em cortes amplos, com destaque para o fit barrel e as pantalonas, além de jaquetas estruturadas e utilitárias. A paleta atemporal, que transita entre off white, beges, terrosos e marrons, reforça o minimalismo traduzido em peças funcionais, urbanas e duradouras.

São roupas pensadas para acompanhar a rotina multifacetada, do trabalho ao lazer, sem abrir mão de estilo e conforto. Para a diretora de Estilo da Renner, Juliana Frasca, o diferencial está na união de propósito e estética.

“O uso do algodão regenerativo, aliado ao design atemporal, reforça o compromisso da Renner com a circularidade. Essa fusão de inovação, versatilidade e responsabilidade reflete nosso desejo de entregar cada vez mais uma moda que reduz o impacto ambiental, contribuindo para transformar o setor de vestuário”, ela comenta.

A coleção de algodão regenerativo contempla ainda peças de Ashua, marca da Lojas Renner S.A. dedicada ao público curve e plus size. As peças estão disponíveis em lojas selecionadas e no e-commerce.

Instituto Fashion Revolution Brasil

Recentemente, a Renner e a Youcom se destacaram no Índice de Transparência da Moda Brasil, relatório anual do Instituto Fashion Revolution Brasil. O estudo avaliou cinco índices: transparência em emissões de carbono, rastreabilidade, desmatamento, uso de energia renovável e transição justa.

A Renner conquistou 72% de transparência, mantendo-se entre as líderes pelo quarto ano consecutivo, enquanto a Youcom alcançou 60%, um avanço expressivo em relação a edições anteriores. As duas se destacam pela divulgação detalhada de metas ESG, ações de circularidade e rastreabilidade dos fornecedores, além de políticas claras sobre igualdade de gênero, diversidade e condições éticas de trabalho.Esses avanços posicionam a Renner como uma das referências do setor em transparência e inovação sustentável no mercado latino-americano.

Veja também

Newsletter