Roda de conversa "Dá licença para criar" discute sobre licenças parentais
Na pauta, o enfoque de que cuidar de criança consome tempo, dedicação e precisa ser considerado, inclusive, remunerado
Como as empresas podem garantir tempo de qualidade para mães e pais estarem com seus filhos recém-nascidos? Essa é uma das temáticas que permearam a roda de conversa “Dá licença para criar”, promovida em parceria entre o projeto social Primeira Infância Plantar Amor (PIPA) e a Prefeitura do Recife, através do gabinete da vice-prefeitura. Aberto ao público, o evento fez parte da programação da 8ª Semana do Bebê do Recife. O objetivo foi discutir as práticas trabalhistas no contexto das licenças maternidade e paternidade, além de questões sobre valorização profissional e garantia de direitos.
Licença pra Criar
No Brasil, as políticas de afastamento do trabalho são específicas de acordo com o gênero (licença maternidade de 120 dias e paternidade de 5 dias), reforçando o estereótipo de que as mulheres ainda são as maiores responsáveis pelo cuidado dos filhos. “O ‘Dá Licença pra Criar’ é um movimento que já começa muito forte porque contou com a presença de diversos atores dos três setores da economia, provocando uma reação social para um ponto que há muito tempo merece atenção para uma mudança de postura”, disse o diretor-executivo do PIPA, Rogério Morais.
Equidade
Rogério reforça que, enquanto a licença paternidade seguir seu curso de cinco dias, sem quaisquer estímulos à maior participação dos pais no cuidado de filhos pequenos, ficará mais difícil viabilizar a convergência de normas sociais que promovam maior igualdade entre os gêneros.
Empatia
“Flexibilizar as licenças parentais pode ser uma das estratégias mais impactantes para o presente e para o futuro de nossas crianças. Esse movimento permite, também, retornos interessantes para as empresas, com mais engajamento e motivação dos colaboradores", ressaltou.
Bate-papo
A roda de conversa teve a medição da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, e participações da diretora-executiva do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Mariana Pincovsky, da empreendedora social Magna Coeli, da empreendedora Rosa Maria Nascimento, da Líder de Colegiado do Grupo Mulheres do Brasil, Luciana Pimentel, e das influenciadoras digitais Duas Mães de Dois, Patrícia Luna e Liliane Dantas. Antes da roda de conversa, rolou apresentação dos dados da Pesquisa Licenças Maternidade e Paternidade nas Empresas, conduzida pelo empreendedor social Leandro Ziotto, fundador da plataforma 4Daddy.
Cuidados
“Tenho lutado para visibilizar e valorizar a economia do cuidado, entendendo que o cuidar é um trabalho que consome tempo, dedicação, que precisa ser considerado e, inclusive, remunerado. Nos primeiros seis meses de vida de uma criança, por exemplo, uma mulher gasta 650 horas somente amamentando. O aleitamento materno só ela pode fazer, mas há muitas outras tarefas associadas ao cuidar que não podem nem devem ser apenas atribuição das mulheres. Cabe às empresas e ao poder público, estimulados pelas demandas da sociedade civil, estabelecerem as condições necessárias para que esta parentalidade plena possa ser cumprida", destaca a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.
Responsabilidade
A gestora chama a atenção para o fato de que o tema da licença parental tem toda relação com esse conceito. “Seja qual for o arranjo familiar, é preciso que o poder público, as empresas e a sociedade em geral criem as condições para uma divisão justa de responsabilidades e também de direitos. Todas e todos ganham com isso”, reforça.
Primeira infância
Ter uma criança internada longamente em um hospital é uma experiência ameaçadora e jamais planejada por pais e mães. No caso dos recém-nascidos, a prematuridade é a principal causa de longas internações, mas as doenças cardíacas e respiratórias também são motivos constantes de estadas prolongadas em unidades hospitalares. Acidentes e traumas, como quedas e afogamentos, levam muitos pequenos que ainda vivem as descobertas da primeira infância aos leitos de enfermarias e de unidades de terapia intensiva. A situação traz ansiedade e muito estresse tanto para a criança, quanto para os pais.
Acompanhantes
Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) esse direito é garantido. Os artigos 10 e 12 do ECA asseguram que, independentemente do local da internação; seja em hospital particular ou em público, em quarto, em enfermaria ou em unidade de terapia intensiva , a criança esteja acompanhada pelos pais ou responsáveis 24 horas por dia. A lei é pouco conhecida pelos pais. De acordo com o advogado especialista em Direito da Saúde e coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Arnaldo Maranhão Neto, a presença dos pais diminui o estresse causado pela situação, mas poucos conhecem essa lei.
Presentes
“Vários estudos científicos registram a melhora de saúde da criança ou do adolescente em UTI com a presença constante de um dos pais ou responsáveis, principalmente em UTI neonatal. A presença materna e/ou paterna (se os pais alterarem a presença, por exemplo) promovem segurança emocional, diminuindo a situação de estresse causado pela própria hospitalização em um leito de UTI”. O especialista reforça que, em caso de não cumprimento dos artigos, os responsáveis devem procurar à justiça:
Judicializar
“Caso a instituição de saúde limite os horários ou proíba a permanência de um dos pais, é necessário procurar imediatamente um advogado especializado na área do Direito da Saúde ou se não tiver condições financeiras, procurar a Defensoria Pública ou o Ministério Público para manter esse direito. O ECA estabelece que apenas um dos pais ou responsáveis pelo menor (e o ECA ainda diz ser preferencialmente a mãe deste), pode permanecer de forma integral neste ambiente junto ao filho menor. E não apenas aquele tempo mínimo de trinta minutos de visitação numa UTI, onde o próprio hospital estabelece este horário de visitação”.
Bubbaloo e O Boticário
Atendendo a pedidos dos consumidores, o Boticário anuncia a volta da linha Cuide-se Bem Bubbaloo, em edição limitada criada em parceria com a Mondelēz Brasil. A marca retomou as vendas dos produtos queridinhos inspirados no sabor tutti-frutti e deixará o portfólio ainda mais robusto, agregando à linha duas novas fragrâncias: morango e uva – com aromas inspirados na goma de mascar. A marca também traz como novidade produtos para os cabelos com cheirinho de morango, que complementam a rotina de cuidados, e o gloss da linha Intense, must-have do lançamento passado, agora nas três versões.

Doces lembranças
“Desde o início apostamos no potencial da colaboração com Bubbaloo, mas não prevíamos o grande sucesso que a coleção conquistou, em tão pouco tempo. Acreditamos que as pessoas foram envolvidas pelas lembranças doces da infância e encontraram nas fragrâncias dos produtos uma possibilidade de reviver momentos únicos, apenas ao sentir o cheirinho de chiclete no corpo, dando ainda mais significado para os momentos destinados ao cuidado corporal. Além disso, acompanhamos toda a repercussão nas redes sociais e ouvimos os consumidores atendendo aos pedidos que inspiraram as novas fragrâncias e corremos para preparar novidades incríveis em um curto prazo”, afirma Vanessa Machado, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário.
Collab
O retorno da collab de sucesso acontece em um momento propício também para Bubbaloo, com a retomada dos investimentos em comunicação voltada para as redes sociais, estreitando os laços com a geração Z. Além disso, a marca acaba de lançar uma linha de produtos em um segmento totalmente novo, com as balas macias Bubbaloo.
Saudosismo
"É emocionante saber que o cheirinho dos nossos produtos é capaz de fazer as pessoas revisitarem momentos tão especiais de suas vidas. Estamos muito empolgados em fazer isso acontecer mais uma vez, com a possibilidade de levar nossa marca para as novas gerações. Temos certeza de que essa parceria será um grande sucesso também”, comenta Anna Carolina Teixeira, diretora de marketing de balas e gomas da Mondelēz Brasil.
Portfólio
A linha conta com loção hidratante, gloss, da linha de maquiagens Intense, e sabonete em calda, com textura exclusiva que imita o recheio do chiclete, nas fragrâncias tutti-frutti, morango e uva. Já o body splash volta a ficar disponível para tutti-frutti, enquanto o shampoo e o condicionador darão hidratação e brilho para os cabelos com o irresistível cheirinho do Bubbaloo Morango. Todas as opções são veganas e cruelty free. Para o lançamento, Cuide-se Bem Bubbaloo contará com desconto especial: na compra de dois itens, o consumidor terá 10% de desconto, já com a compra de 3 itens ou mais, será 20% off – sujeito à disponibilidade dos estoques.
Prêmio Liberdade I
Durante o 9° Fórum Liberdade e Democracia realizado na última sexta-feira, o Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP) concedeu o Prêmio Liberdade para a população da Ucrânia por conta da guerra promovida pela Rússia desde fevereiro deste ano. "Sentir-se livre é sentir-se vivo. O autoritarismo é uma ameaça à própria existência. Vale a pena defender até mesmo com a própria vida”, afirmou a presidente do IFL-SP, Larissa Bomfim, ao anunciar a premiação. O prêmio foi recebido pelo cônsul-honorário da Ucrânia em São Paulo, Jorge Rybka.
Prêmio Liberdade II
Larissa lembrou que desde 24 de fevereiro mais de 40 milhões de ucranianos passaram a viver em um ambiente de guerra e agressões injustificáveis promovidas pela Rússia. “O Prêmio Liberdade é uma forma de reconhecer a luta de um povo que tem suas vidas e propriedades ameaçadas diariamente. E esse povo cheio de coragem mostra, para quem ainda tem dúvida, que vida, liberdade e propriedade privada andam lado a lado”, destacou.
O Fórum Liberdade e Democracia é realizado desde 2010 pelo IFL-SP, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo formar líderes com base nos valores de liberdade individual, livre mercado, império da lei e respeito à propriedade privada.
Direito
Alunos de Direito do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) tiveram uma aula prática diferente em Estágio Supervisionado IV. Eles acompanharam direto da sala de aula a transmissão comentada de uma sessão especial da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região. Durante a sessão, os desembargadores apreciaram recursos envolvendo quatro processos trabalhistas, em sessão telepresencial aberta, sem segredo de justiça. A aula teve participação de um dos integrantes da 1a turma do TRT, o desembargador e professor da UNIT-PE, Sergio Torres Teixeira. Ele decidiu participar diretamente do centro universitário para apresentar essa vivência aos alunos da disciplina de Prática Trabalhista, que conheceram de perto como ocorre a sustentação oral pelos advogados e os debates na votação dos desembargadores, durante o julgamento dos casos.
População de baixa renda
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) inaugurou novas instalações, na Imbiribeira. A unidade vai atender gratuitamente a população de baixa renda, com serviços e orientações jurídicas. De acordo com a coordenadora do núcleo, Tatiana da Hora, a expectativa é atender 30 pessoas/semana, envolvendo, entre outros, mediação de conflitos, atendimentos cíveis e de direito do consumidor. Os atendimentos são realizados por alunos dos últimos períodos do curso de Direito da UNIT-PE, com supervisão dos professores e que também são profissionais do mercado. O NPJ está localizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 3905, ao lado do Geraldão, e funcionará de segunda a sexta, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, na nova sede do centro universitário - integrante do Grupo Tiradentes.
Convênios
Para prestar os serviços gratuitos à população, o NPJ conta com convênios de atuação com a Defensoria Pública de Pernambuco, Câmaras de Conciliação do Tribunal de Justiça de Pernambuco e Procon–PE. Para os casos encaminhados pela Defensoria Pública de Pernambuco, o critério é que a renda familiar do solicitante seja de até três salários mínimos e o agendamento seja feito pelo próprio órgão. Já para os outros convênios, o atendimento é gratuito. Informações pelo telefone: 3878-5172 ou WhatsApp pelos números (81) 99320-9506 e (81) 99428-1606.
Gratuito
Teve início a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Até o domingo (28), atividades gratuitas estão sendo promovidas pelo Governo do Estado e por prefeituras para proporcionar o acesso à cidadania, à cultura e ao lazer a esse público, composto por cerca de 180 mil pessoas em Pernambuco. As ações serão norteadas pela temática “Avanços e desafios da Política da Pessoa com Deficiência: turismo e lazer acessíveis”, com articulação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, por meio da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead). As ações ocorrem em Bom Jardim, Timbaúba, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho e Recife.
Leitura
A atriz Cristiana Oliveira lança seu livro “Versões de uma vida”. O lançamento será dia 14 de setembro às 19h na loja PH Casa Decor em Maceió . Quem assina o coquetel vip e produção local é o Promoter Wilton Rocha.
Pets
Termina amanhã a feira I Love Pet, que ocorre no piso L1, no Shopping Recife. Além da grande variedade de propostas voltadas aos mascotes, desde estandes de alimentação, acessórios, planos de saúde e até serviço funerário, a mostra destaca também ações especiais para conscientização e dicas diferenciadas para o dia a dia, a partir de rodadas de bate-papo com vários especialistas. Acesso gratuito.
Afrobeat pop
A artista Pocah lançou novo single de trabalho, desta vez envereda pelo afrobeat pop, O single "Não Sai Da Minha Mente" conta com a participação dos rappers BIN e Lionel, artistas consagrados no trap, “Essa música é um afrobeat pop com influências do rap, do hip-hop e do trap, que eu escuto desde a minha adolescência. O BIN e o Lionel vieram comigo nessa e estou muito animada para a galera conhecer este meu lado, não tão novo para mim, mas bem diferente dos meus últimos lançamentos", comenta a cantora.




