Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TV Aurora

Worshop trata sobre como resolver conflitos na Geração Distribuída

A Geração Distribuída vem se consolidando no mundo como uma das formas mais inteligentes de se produzir energia

O escritório Martorelli Advogados, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - ABSOLAR e a Câmera de Mediação e Arbitragem Empresarial/Brasil - CAMARB promovem o Workshop - Geração Distribuída: como resolver os conflitos, no próximo dia 1 de fevereiro, a partir das 10h, de forma on-line, pelo canal da Camarb, no Youtube.

Geração distribuída
Para quem não sabe a geração distribuída pode ser definida como uma fonte de energia elétrica conectada diretamente à rede de distribuição.  É o termo dado à energia elétrica gerada no local de consumo ou próximo a ele, sendo válida para diversas fontes de energia renováveis, como a energia solar, eólica e hídrica. No Brasil, a definição de geração distribuída é feita pelo Artigo 14 do Decreto-Lei n.º 5.163 de 2004.

Saldo positivo
Após descontado o seu próprio consumo, o consumidor-gerador (ou “prosumidor”) recebe um crédito na sua conta pelo saldo positivo de energia gerada e inserida na rede (sistema de compensação de energia). Sempre que existir esse saldo positivo, o consumidor recebe um crédito em energia (em kWh) na próxima fatura e tem até 60 meses para utilizá-lo. A rede elétrica disponível é utilizada como backup quando a energia gerada localmente não é suficiente para satisfazer as necessidades de demanda do “prosumidor” – o que geralmente é o caso para fontes intermitentes de energia, como a solar..

Benefícios

Seja pela diversificação da matriz energética, domínio da tecnologia ou busca por minimização dos impactos ambientais provindos de fontes não sustentáveis, a geração distribuída vem se consolidando no mundo como uma das formas mais inteligentes de se produzir energia.

Worshop
“O crescimento da geração distribuída no país fomenta uma extensa cadeia de negócios com vistas à produção, comércio, distribuição e instalação de equipamentos para geração de energia, assim como a prestação de serviços em todas as etapas do desenvolvimento do projeto das centrais geradoras, inclusive operação e manutenção. Neste contexto, o workshop tem o objetivo de apresentar os métodos alternativos de solução de conflitos (mediação e arbitragem) como uma importante ferramenta para dirimir controvérsias surgidas na geração distribuída”, afirma Dóris Castelo Branco, sócia do Contencioso Cível de Martorelli Advogados.

Palestrantes 
O evento terá como palestrantes Guilherme Susteras, conselheiro da Absolar e Coordenador do Grupo de Trabalho de Geração Distribuída (GT GD) da Absolar, e Luis Fernando Guerrero, vice-presidente CAMARB São Paulo e sócio Lobo de Rizzo Advogados. A abertura será realizada por Dóris Castelo Branco e pela vice-presidente CAMARB Nordeste, Soraya Nunes. A moderação ficará por conta de Guilherme Berejuk, sócio da Área de Energia de Martorelli Advogados. Os interessados em participar devem realizar inscrição prévia no site: https://www.sympla.com.br/evento-online/workshop-geracao-distribuida-como-resolver-os-conflitos/1842678.

LED
A Prefeitura do Recife avança na implantação de iluminação em LED ao longo da BR-101, nas áreas pertencentes ao município, levando mais segurança e conforto aos motoristas e transeuntes que fazem uso diário da rodovia. Esta etapa foi iniciada em novembro e contempla a iluminação pública do Km 70 ao Km 78 (do Curado ao Jordão); em seguida, o trecho entre o Km 58 e o Km 62, da Guabiraba ao Passarinho, será contemplado.

Investimento

“A Prefeitura está fazendo um investimento de quase R$ 5 milhões para colocar iluminação de LED em todo o trecho Sul e em uma parte que ainda falta na área Norte, perto do limite entre Paulista e Recife”, afirmou João Campos. 

Verde
Arbo, marca de perfumaria do Boticário conhecida por suas fragrâncias frescas, apresenta o novo Arbo Intenso: fougère verde com nuances amadeiradas, que entrega o frescor em seu estado mais puro e intenso. O lançamento ainda vem com o refil, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade.Para desenvolver a novidade, o Boticário buscou inspiração na floresta Laurissilva – de onde vem o “segredinho” de Arbo Intenso.

image1

Laurissilva

Localizada em Portugal, a mata também é conhecida por ser “produtora de água”, uma vez que é úmida, possibilitando que as árvores centenárias que a habitam absorvam a água dos nevoeiros. Arbo acredita que a natureza é o carregador de energia mais potente que existe, uma vez que a conexão com o verde nos permite a desconexão com a tensão da rotina, permitindo relaxamento e reenergização. A novidade já está disponível em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, além do aplicativo do Boticário. 


Sustentabilidade
O lançamento faz parte do movimento de ampliação do portfólio de refis do Boticário, iniciado em 2021 com Arbo Forest, primeiro item de perfumaria a disponibilizar a opção em refil para os consumidores. O refil reduz a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente em 89%* e estimula os consumidores a criarem o senso de coletividade na preservação do meio ambiente, além reforçar o compromisso do Grupo Boticário de solucionar 150% dos resíduos gerados até 2030.

Galeria Marco Zero
Com o objetivo de refletir sobre as reais e diferentes formas como aconteceram os fluxos migratórios do Brasil, a Galeria Marco Zero (https://www.instagram.com/galeriamarcozero/) recebe a exposição ‘Eu não enterrei meu umbigo aqui’, sob a curadoria de Galciani Neves. Dividida em três núcleos conceituais, a estrutura da mostra segue primeiro a narrativa do ‘Exercício de permanência como resistência', depois a de ‘Migrar para insurgir' e, por fim, o ponto do ‘Desterro forçado'.

Exposição

Com acesso gratuito, a mostra abre para visitação do público a partir de hoje (26) e fica em exibição até o dia 08 de abril. Amanhã (27), às 17h, acontece uma Roda de Conversa com os artistas Juraci Dórea e Marlene Costa de Almeida, quando a curadora atuará como mediadora. Na lista de artistas estão os nomes de Aislam Pankararu; André Vargas; Antonia Nayane; Bozó Bacamarte; Bruno Faria; Carmela Gross; Cícero Dias; Clara Moreira; Tereza Costa Rêgo, dentre outros.

Reflexão
 “São olhares de diferentes históricos, procedências, gerações que, justapostos, trazem uma excelente reflexão para temas que são urgentes e necessários”, observa Marcelle Farias, sócia da Galeria Marco Zero. A Galeria Marco Zero fica localizada na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, bairro de Boa Viagem.

Choro e Frevo
O jornalista e crítico musical José Teles, lança o livro “Choro e Frevo - Duas viagens épicas”, que narra histórias de pernambucanos que na década de 50, foram para o Rio de Janeiro, então capital da república, em duas viagens referências para a história da música brasileira.

Curiosidade

Inclui ainda a publicação inédita do Diário de Melita, feito por Conceição Rolim (Dona Melita), professora que integrou a odisseia escrevendo detalhes dessa façanha. O livro traz uma pesquisa minuciosa em jornais e revistas de época, acervos particulares, acervo do Instituto Jacob do Bandolim, e muitas curiosidades. 

Página 21

Um projeto editorial impecável e bem ilustrado.A obra é um produto com a marca cultural da Página 21, que há 23 anos desenvolve projetos nos diversos segmentos da cultura.

Entrada franca
Para o lançamento oficial, foram agendados dois evento, um que ocorreu ontem (25), na Loja Passa Disco e outro que ocorre nesta quinta-feira (26), no Bar de Barbosa, na rua Mamede Simões, Boa Vista, ao lado do Parque 13 de maio, a partir das 19h com entrada franca.

Pessoa idosa
O salão da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) ficou lotado esta tarde para a apresentação dos candidatos ao título de Rei e Rainha do Carnaval da Pessoa Idosa 2023. Concorreram  31 pessoas idosas (21 mulheres e 10 homens) com idade entre 60 e 93 anos, e quem arrebatou o prêmio e vai receber R$ 5 mil foram Paulo Nunes Machado, 78 anos e Nadir Bezerra de Carvalho, 75 anos, que esbanjaram desenvoltura e frevo no pé.

Rei e rainha

Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife, ressalta que idade não é empecilho pra cair na folia."Nesta 12ª edição foram eleitos uma rainha do bairro do Ipsep, que faz parte do  Grupo de Convivência do Núcleo da Pessoa Idosa do Hospital Oswaldo Cruz, e um rei que  faz parte do  Grupo de Convivência  Paz e Amor, do Engenho do Meio", revelou Cacilda.

Universalização
O concurso tem como objetivo proporcionar à Pessoa Idosa o acesso universalizado ao Carnaval do Recife e manter a tradição das figuras populares do Carnaval. Os vencedores vão abrir o 20º Baile Municipal da Pessoa Idosa, evento gratuito que será realizado no dia 14 de fevereiro, no Classic Hall.

Bloomin’ Day
O Outback se une pela quinta vez com a Make-A-Wish® Brasil em prol de realizar sonhos de crianças com doenças graves pelo país. A campanha Bloomin’ Day, que ocorre hoje (26), reverte toda a venda líquida da famosa cebola gigante e dourada do restaurante, a Bloomin’ Onion, para a instituição e com o intuito de realizar os sonhos dos pequenos e assim contribuir para que o tratamento e o enfrentamento de suas doenças sejam um pouco mais leves.

Make-A-Wish®

A parceria entre o Outback e a Make-A-Wish® Brasil já realizou mais de 150 sonhos de crianças e adolescentes com doenças graves e, quem conseguir pedir a Bloomin’ Onion em qualquer uma das unidades do Outback pelo Brasil inteiro, também irá ajudar a realizar ainda mais sonhos nesta edição do Bloomin’ Day.

Metaverso
Com o advento da pandemia, da evolução digital, da propagação dos aparelhos de celulares como smartphones, a sociedade passou a usar mais recursos tecnológicos. Isso também simplificou ações do dia a dia, facilitou serviços e promoveu imersão sensorial por meio da interação do usuário, aproximando as pessoas dos seus objetivos. Com isso, a nova tendência para o ano de 2023, segundo o Instagram, é o metaverso, que integra o mundo virtual com o real, além de facilitar os negócios para empresas que desejam usar a tecnologia para ampliar a capacidade e atingir o público-alvo.

Integração sensorial
Segundo o professor das escolas de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), Sidney Cunha, a principal mudança dessa nova tendência está ligada à integração sensorial. "O usuário da tecnologia passa a fazer parte do cenário proposto com uma interação intuitiva, interativa e sensorial, algo muito mais humano e natural do que as tecnologias como a realidade virtual e a aumentada", explica.
 
Virtual

O metaverso também permite que o indivíduo possa fazer quase tudo que imaginar no ambiente virtual, como se reunir com amigos, familiares, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar ambientes de negócios, desenvolver experiências inovadoras para o seu modo de vida, seja profissional ou pessoal.
 
Real e virtual

"A tendência de investimento para esta área é muito alta, porque o metaverso integra o mundo real com o mundo virtual. Todas as áreas podem usar esta tecnologia para fomentar seu negócio, por isso, o instagram enfatizou sobre essa tendência no ano de 2023", conclui.

Customização
Entrou em operação a loja pop up Abadá Folia, no Shopping Tacaruna com foco exclusivo na customização de abadás (feminino e masculino) para a folia de momo. O serviço custa a partir de R$ 60 e vai até onde for a criatividade dos clientes que desejam personalizar o abadá, fantasia ou demais roupas de carnaval.

Folia

Para completar o look da mulherada, a loja vai vender peças prontas que também podem ser customizadas, como saias, shortinhos e croppeds. O espaço oferece ainda uma grande variedade de acessórios para usar no cabelo, prender nos ombros, brincos, pulseiras, glitter, entre outros, além de serviços de maquiagem e cabelo. A loja Abadá Folia funciona no primeiro andar do mall até o dia 25 de fevereiro.

Fantasias

O público também pode encontrar diversos itens de carnaval para crianças e adultos em alguns espaços no Shopping Tacaruna: estande em frente ao Big Bompreço e quiosque próximo ao Banco do Brasil. Por lá, estão fantasias, sombrinhas de frevo, pochetes, adereços de cabeços, maquiagem, acessórios, entre outros. O salão Browbar, recém-chegado ao Tacaruna, também está fazendo makes e penteados para a folia.

Taca Mais Folia

A Produtora Proa Cultural prepara o Taca Mais Folia, que acontecerá de 08 a 26 de fevereiro, na Praça de Eventos, no piso térreo do mall.  A programação contará com pocket shows carnavalescos, feira criativa, exposição sobre diversas curiosidades do carnaval do Recife e Olinda, e Frevinho do Taca com concurso de fantasias para as crianças.
 


 

Veja também

Newsletter