Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Vida Plena

Festas de fim de ano: é possível manter uma alimentação saudável e sem excessos?

Nutricionista esclarece que é possível celebrar com equilíbrio e sem abrir mão do sabor

Festas de fim de ano: é possível manter uma alimentação saudável e sem excessos?Festas de fim de ano: é possível manter uma alimentação saudável e sem excessos? - Freepik

Com a chegada das festas e confraternizações de fim de ano, as ceias de mesa farta e os pratos tradicionais, que são quase impossíveis de se resistir, surge a dúvida: é possível aproveitar o período sem cometer excessos ou colocar a saúde em risco? 
Segundo a nutricionista Eliane Michele, do Hospital Jayme da Fonte, é perfeitamente possível celebrar com equilíbrio e sem abrir mão do sabor.

Eliane explica que o principal erro cometido nessa época é passar o dia inteiro sem se alimentar para comer na confraternização. A estratégia, além de ineficaz, aumenta as chances de exageros. “Você vai fazer uma alimentação saudável durante o dia inteiro, sem mudar muito a sua rotina, e quando você for na sua confraternização, você vai comer um pouco de tudo, mas com equilíbrio”, orienta.

Equilíbrio
Para pessoas com hipertensão, diabetes, intolerâncias ou alergias alimentares, o cuidado precisa ser ainda maior. E, segundo a especialista, a melhor ferramenta para garantir a segurança alimentar continua sendo a informação.

“De acordo com a patologia, geralmente eles já sabem que são hipertensos, diabéticos ou que têm alguma intolerância ou alergia alimentar. Então, indico que leiam os rótulos, se for algum alimento industrializado, para saber exatamente os ingredientes que contém aquele alimento”, afirma.

Em encontros familiares ou na casa de amigos, a nutricionista orienta que é preciso perder a timidez e perguntar sobre os 
ingredientes utilizados nas preparações. 

Eliane Michele, nutricionista do Hospital Jayme da Fonte.Eliane Michele, nutricionista do Hospital Jayme da Fonte. Foto: Arthur Botelho/Folha de Pernambuco.

“Se ele não fez parte da preparação do alimento, deve perguntar quais os ingredientes daquele prato, para que se sinta seguro ao consumir”, reforça Eliane.

Substituições
Para quem deseja preparar opções mais leves, seja por escolha pessoal ou para acolher convidados com restrições, pequenas substituições podem transformar o cardápio sem perder a tradição. 

Entre elas, Eliane sugere substituir o leite de vaca por leite de coco, trocar o óleo por azeite e usar iogurte natural no lugar da maionese em algumas receitas. Até o sal pode ser reduzido com criatividade: “Podemos substituir o sal comum por ervas finas, orégano, alecrim e açafrão. Há uma série de possibilidades saudáveis”, explica a nutricionista.

A especialista ainda lembra que, quando a festa é em casa, o anfitrião tem ainda mais controle sobre o que será servido. “Se você for receber parentes e amigos, pode optar por fazer preparações mais saudáveis e mais leves”, recomenda.

Veja também

Newsletter