Afinal, que é o Reiki?
O sistema de cura energético REI + KI é a união harmoniosa entre duas energias de importância vital para a saúde de maneira holística
Não existe uma definição exata para energia, mas podemos dizer que ela está ligada à capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico tem de realizar um trabalho, um movimento, gerar calor, gerar eletricidade etc. Existem diversos tipos de energia: solar, eólica, geotérmica, maremotriz, hidráulica, elétrica, química, atômica e outras mais. Essas energias são conhecidas pela maioria das pessoas. São energias que estão no nosso dia a dia, faz com que o nosso ventilador funcione; a TV ligue; o fogão seja aceso e possamos fritar as mais deliciosas batatinhas.
O filósofo Aristóteles também nos deu um conceito de energia: “A ação de um motor (físico ou METAFÍSICO) que permite a atualização de uma potencialidade”. Complicou? Metafísica é um ramo da filosofia que estuda o que está além do físico (mundo); em outras palavras, o que não é matéria densa, o que é transcendente à realidade do nosso mundo de formas e coisas palpáveis. Assim, temos dois tipos de energia, a física e a extrafísica, funcionando conjuntamente.
Com certeza, o Reiki é uma energia metafísica, pois não pode ser avaliado com os cinco sentidos comuns dos homens (visão, olfato, paladar, audição e tato).
Ok! Separando em sílabas, podemos definir: Rei é uma energia não física, não humana, não pessoal oriunda do centro do nosso Universo captada por um praticante sintonizado nos sistema de cura Reiki, que a repassa para o receptor (cliente) levando ao fortalecimento do Ki (energia também extrafísica que faz com que os nossos órgãos funcionem direitinho, nossas emoções sejam calmas e nossas mentes não explodam frente aos problemas da vida). A energia Rei não pertence ao terapeuta (reikiano). Ela provém de um plano superior ao nosso, fala-se do sétimo plano, o plano das causas. Outros indicam a origem dessa energia como da Fonte Universal, do Tao, de Deus.
O Ki é a energia vital, é a força que mantém a vida, que mantém as funções do corpo e suas formas (órgãos). É denominada de diversas maneiras por diversos povos; Prana para os hindus, Chi para os chineses, Ká para os antigos egípcios, Mana para os polinésios, Bioenergia para os russos, Pneuma para os antigos gregos, Nefsesh para os judeus. É o sopro do Pai que concede a vida.
O organizador do Sistema de Cura Natural Reiki foi o Sensei 3 Mikao Usui (1865-1926). Ele era adepto da Escola Tendai, um dos tipos de budismo japonês, uma escola cuja base é a arte da respiração e da meditação para controlar as energias básicas do corpo. Na verdade, Usui Sensei estudou muitas coisas antes de organizar o Reiki. Ele utilizou o que pesquisou, combinando o resultado de seus estudos com o que lhe parecia certo. Um intento almejado e obtido pelo Sensei Usui foi de organizar um sistema de cura onde o praticante não utilizasse sua própria energia de vida e fosse beneficiado energeticamente com sua prática. A técnica depois foi difundida seletivamente no Japão por seus poucos discípulos.
O Reiki chegou ao Ocidente por intermédio de uma havaiana, Hawayo Takata (1900-1980), que se submeteu a um tratamento pelo Reiki devido a problemas pulmonares e um tumor abdominal. A senhora Takata passou alguns anos no Japão estudando com um dos discípulos de Usui, o mestre Chujiro Hayashi, voltando ao Havaí, passou a ensinar e divulgar o Reiki no Ocidente.
De tal modo, o sistema de cura energético REI + KI é a união harmoniosa entre duas energias de importância vital para a saúde de maneira holística. Já a aplicação do Reiki se faz por meio de uma pessoa que realizou um curso e continua estudando, praticando e se aprimorando, após o mesmo. Uma sessão de Reiki pode durar o tempo que for necessário para sanar um problema e podem ocorrer diversas sessões de atendimento. Como disse o organizador desse sistema de cura, “Quanto mais Reiki melhor”!
O Reiki pode ser visto como uma técnica energética de cura pela imposição das mãos. Não é um sacerdócio. Não é magia. Nenhum vínculo religioso ou com superstições. É uma prática japonesa baseada em exercícios respiratórios, meditações e sintonizações. Porém, contudo, todavia, para saber o que é Reiki, a melhor via é passar por um atendimento. E só assim poderá saber o valor excepcional do Reiki. Os sentimentos de paz profunda, harmonia, bem-estar e até mesmo curas que ele nos propicia. Dê-se a
chance de experienciar esse método maravilhoso.
Fico à inteira disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto. Caso deseje fazer perguntas (se quiser manter o anonimato da sua pessoa, favor incluir essa observação), encaminhe os questionamentos ao e-mail [email protected].
Milhões de beijos iluminados,
- Grata pela colaboração e construção deste artigo junto com Mallika Fittipaldi (terapeuta Holística, Sensei Reiki e palestrante) - Contato: (81) 99621-2409 (Whatsapp)
/ [email protected].
Eventos no mês de agosto
5 e 6/08 – Curso de Reiki nível 1 – ministrado Mallika Fittipaldi (terapeuta Holística, Sensei Reiki e palestrante) – no espaço Talismã Exotérica – Rua Vidal de Negreiros, 33 – N. S. das Dores – Caruaru/PE – Telefone: (81) 3721-1969.
19/08 – das 9 às 17h30 – Whorkshop As deusas e os arquétipos femininos – Estudos, Análises – Vivências – dirigido pela psicóloga Luciana Lima, no Espaço MC - Mente e Corpo em Equilíbrio, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, 4099. Telefones: (81) 98885-8668.
Resposta ao internauta
Pseudônimo: Lulu
Lulu, a primeira informação que é vista no seu mapa numerológico (numeroscópio), é a desarmonia no seu nome. Observe no seu e-mail a última página com a sugestão de como assiná-lo.
Seu nome gera a energia uma pessoa atenciosa, carinhosa, excelente anfitriã, deve ter conquistado e construído excelentes amizades, pois é muito dedicada a tudo que faz. Tem bom gosto (tenha cuidado para gastos desmedidos) e tende a conciliar e a evitar conflitos. Porém, quando acredita em algo, pode se tornar bastante teimosa. Para alterar sua opinião, a outra pessoa tem que usar bastante justificativa e respaldo.
Gosta de viajar e permitindo-se a energia do seu nome a levará a andar o mundo se preciso e prazerosamente. Mas, para concretizar seus sonhos, evite dispersar sua energia, falar dosseus planos com antecedência ou investir em outras coisas que não seja o seu objetivo inicial. Existe ainda uma tendência a começar e não concluir o quê inicialmente planejou (isso decorre do seu número inconsciente 111/3),
Este ano (2017), você está no ciclo anual 40/4 (soma da sua data de nascimento, mês e o ano atual) em que as mudanças estão ocorrendo quer você queira ou não. O momento pede cautela com finanças, a sensação que você sente é “estou trabalhando muito, mas não estou sendo recompensada na mesma proporção”. A partir de outubro (2017), a sua vida em geral ficará mais leve e um pouco mais organizada.
Este ano o seu foco não deverá ser o campo afetivo, mas a organização profissional e material. É como estar fazendo faxina na sua casa interna e externa. Para que você não perca tanto o controle das mudanças que estão ocorrendo ao seu redor, sugiro que tire algo de sua rotina e coloque no período mínimo de 90 dias em outro local, exemplo: remover um quadro para outro lugar.
Aproveite sua forte característica de iniciativa, inovação e organização. Use isso ao seu favor, já que você sabe muito bem lidar com o público.
* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas

