Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Itaú Cultural

Plataforma resgata heranças negras brasileiras

Com apoio da Fundação Tide Setúbal espaço traz biografias, marcos históricos, encontros com especialistas e muito mais

Ancestralidades, plataforma voltada às heranças negras brasileirasAncestralidades, plataforma voltada às heranças negras brasileiras - Foto: Reprodução

A Fundação Tide Setubal e o Itaú Cultural lançam nesta segunda-feira (8) a plataforma Ancestralidades (www.ancestralidades.org.br), que traz um conjunto estruturado de informações sobre as heranças culturais do Brasil, iniciando pela temática afro-brasileira.

A plataforma Ancestralidades tem como proposta difundir, gerar intercâmbios e potencializar diversos conteúdos sobre a temática que dá nome ao projeto. É composto por três eixos temáticos – Arte e Cultura, Democracia e Direitos Humanos, e Ciência e Tecnologia –, que serão apresentados ao público em uma série de dois encontros sobre cada eixo.

O lançamento conta com o encontro online Perspectivas das Ancestralidades Negras, transmitido pelo YouTube do Itaú Cultural, reunindo Eduardo Oliveira, filósofo e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a escritora Ana Maria Gonçalves, a filósofa Sueli Carneiro e o músico Tiganá Santana. Os três últimos integram o conselho do projeto. É o primeiro de uma série de encontros que serão denominados Bongola, expressão que na língua de tronco africano bantu kimbundu remete a reunião.

A plataforma

Por meio de navegação amigável, a plataforma Ancestralidades disponibiliza para consultas verbetes sobre as raízes afro-brasileiras, acervo que será acrescido ao longo do tempo. Com a proposta de formar e criar repertórios sobre o assunto, apresenta biografias e trajetórias de personalidades negras e suas histórias, listagem dos marcos históricos desde o início do século XVI e conceitos sobre o tema, como raça, gênero, quilombo, afrofuturismo, entre outros, assim como espaços para cursos.

Além do virtual

Com olhar para a temática de raça e com missões institucionais que contribuem para diminuir as desigualdades, a Fundação Tide Setubal e o Itaú Cultural uniram-se para criar a plataforma Ancestralidades, projeto pulsante e dinâmico, formado por um Conselho Orientador e um grupo executivo, responsável por implantar as ações.

Para a presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, Neca Setubal, a plataforma é uma contribuição para valorizar, compreender e manter viva a memória dos povos que formam o Brasil. “Ampliar o acesso às informações e às visões sobre nossas ancestralidades, trazendo personagens e movimentos afro-brasileiros pouco visibilizados, é essencial para compreendermos melhor os vários matizes que formam nosso país, que é mestiço, diverso e multicultural”.

“Um país como o Brasil, que possui a força da diversidade e tristemente elevados níveis de discriminação racial, não pode se furtar a ouvir e garantir visibilidade à história que une tão drasticamente os continentes africano e americano”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “

Serviço

Lançamento da plataforma Ancestralidade

Dia 8 de novembro (segunda-feira), às 17h

Pelo YouTube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural

Veja também

Newsletter