Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Bairro do Recife recebe a tradicional Feira Japonesa

Evento, que está em sua 22ª edição,celebra a presença nipônica no Brasil e em Pernambuco. A Feira Japonesa ocorre no domingo (25)

Feira Japonesa reúne várias atraçõesFeira Japonesa reúne várias atrações - Foto: Marcel Uyeta/Divulgação

Pernambuco celebra a presença nipônica neste domingo (25), durante a tradicional Feira Japonesa do Recife. O evento está em sua 22ª edição e, desta vez, celebra duas datas importantes para a comunidade: os 110 anos do início da imigração japonesa para o Brasil e os 60 anos da chegada destes imigrantes ao principal reduto nipônico em nosso estado - a cidade de Bonito, no Agreste.

A feira ocorre das 11h às 20h, e vai trazer atrações culturais, concurso de origami e venda de objetos decorativos, massagem e gastronomia. Várias ruas do Bairro do Recife (como a do Bom Jesus, Domingos José Martins e Barão Rodrigues Mendes, além da praça do Arsenal da Marinha) vão receber "noboris", uma decoração especial feita com bandeiras verticais coloridas.

Leia também:
Feira Japonesa traz cultura do Japão ao Recife Antigo
Feira Japonesa lota ruas e encerra cedo
Princesa Mako, da família real do Japão, visita festival em São Paulo


A abertura oficial do evento contará com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e do cônsul geral do Japão, Jiro Maruhashi, que vão participar da quebra do barril de saquê ("kagami wari"). A expectativa é de que a feira receba um público de 40 mil pessoas, vindas do Recife e de cidades vizinhas.

"A maioria da população do Recife já conhece a feira, que acontece há mais de 20 anos. Mas este é um momento muito especial", afirma o presidente da Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR), Akira Iyoda, que veio para o Brasil quando tinha 21 anos e já está no país há cinco décadas. "Fui muito bem acolhido aqui", agradece.

   Programação cultural

A Feira Japonesa é promovida pela Associação Nordestina dos Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej) e pela Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR), com apoio do Consulado Geral do Japão no Recife, da Prefeitura da Cidade do Recife e representação brasileira da Japan International Cooperation Agency (JICA).

Entre as atrações está o grupo Kaito Shamidaiko, de São Paulo, que vai que tocar instrumentos tradicionais como o taiko (tambor japonês) e o shamisen (instrumento de três cordas). Também vão subir ao palco o grupo de tambores Ren Taiko Recife; o coral infantil do curso de japonês da ACJR; as crianças da Escola de Limoeiro; Tatakinan; Coral Hatsuhinode; e o grupo Jampa Koto, de João Pessoa. Haverá apresentações de grupos de artes marciais e da Escola de Frevo do Recife, que vai fechar apresentações às 19h, em um intercâmbio cultural. Para quem gosta de moda, no fim da tarde haverá um desfile de yukatas (quimonos de verão). Os fãs de animes e mangás vão se concentrar na rua Domingos José Martins, trazendo objetos diversos, exibições, desfiles de cosplay e campeonatos de “go".

Vai ser celebrada a cerimônia do chá, também conhecida como "chanoyo", e pratos típicos como sushi, yakissoba, harumaki, yakitori e okonomiyaki serão comercializados em barraquinhas - que também vão expor e vender utilitários, gatinhos da sorte, leques e muitos outros objetos decorativos. Haverá, ainda, exposições e oficinas de arranjos florais ("ikebana"), bonsais, origamis e outras técnicas.

Confira a programação:

 22ª Feira Japonesa do Recife by Folha de Pernambuco on Scribd

Veja também

Newsletter