Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Cantora Cristina Amaral leva o forró para a Alemanha

A artista será a principal atração do festival Psil Berlin 2019, na Alemanha. Antes de embarcar, Cristina Amaral lança novo CD nesta quarta-feira (9) na Loja Passadisco

Destaque do Psil Berlin 2019, Cristina Amaral lança disco nesta quarta-feira (09)Destaque do Psil Berlin 2019, Cristina Amaral lança disco nesta quarta-feira (09) - Foto: Henrique Genecy/Arquivo Folha

Já são mais de 30 anos de uma carreira, bastante sólida, dedicada ao forró. Uma das grandes representantes da cultura local, Cristina Amaral vai mais uma vez para a Europa. Dessa vez, ela desembarca em Berlim, capital da Alemanha, para se apresentar no Psil Berlin 2019, que será realizado de 24 a 27 de janeiro, no Centro Internacional de Cultura da ufaFabrik. O festival, que tem Geraldinho Lins como padrinho, leva, todos os anos, artistas diferentes para mostrarem a diversidade da música regional brasileira. Além de Cristina Amaral e Geraldinho Lins, Beto farias, Benil e Raphael Moura também estão na lista de brasileiros que se apresentam no evento.

Muito mais do que se apresentar em solo estrangeiro, Cristina é a atração principal do Psil, que chega a sua sétima edição. "Já fiz alguns shows na Europa, mas sempre com um repertório mais eclético. É a primeira vez que eu vou para cantar forró. É de uma felicidade sem tamanho", destaca a cantora. O principal objetivo do Psil Berlin é conscientizar as pessoas sobre outras danças brasileiras menos abordadas pelo mundo. Para Cristina, o forró tem vivido um momento de crescimento fora do Brasil. "É importante aproveitar essa fase de valorização do forró. Estão acontecendo muitos festivais no sul do País e pelo mundo. Fazer parte disso é gratificante", pontua. Além dos shows, vão ocorrer oficinas de dança, ensinando o forró e as suas variações, como o coco e xaxado.

Leia também:
Caro Ferrer lança álbum 'Brisa Mourisca' com inspiração nordestina
'Avoada' leva música autoral para espaços em Pernambuco

Novo trabalho

Enquanto não embarca para a Alemanha, Cristina segue trabalhando forte por aqui. Hoje, ela lança o disco "A Flor do Sertão", às 19h, na Loja Passadisco. O compositor Severino Luiz de Araújo convidou Cristina para interpretar as 12 canções presentes no CD, entre marchinhas, sambas, forrós e canções. Para ele, Cristina, além de uma amiga de longa data, é uma referência da cultura nordestina. "Hoje, ela é uma artista que nos representa muito bem para o mundo. Não tinha pessoa melhor para dar voz às minhas composições", afirmou. O nome do álbum é em referência ao título recebido por Cristina em maio de 2018, quando foi eleita a primeira Dama do Cais do Sertão, tornando-se a responsável por divulgar ações de valorização do Forró. Na ocasião, o CD estará à venda por R$ 10.

Serviço:
Lançamento do CD "A Flor do Sertão"
Nesta quarta-feira (09), às 19h
Loja Passadisco (rua da Hora, 345, Espinheiro)
Entrada gratuita

 

Veja também

Newsletter