Cantora Cristina Amaral leva o forró para a Alemanha
A artista será a principal atração do festival Psil Berlin 2019, na Alemanha. Antes de embarcar, Cristina Amaral lança novo CD nesta quarta-feira (9) na Loja Passadisco
Já são mais de 30 anos de uma carreira, bastante sólida, dedicada ao forró. Uma das grandes representantes da cultura local, Cristina Amaral vai mais uma vez para a Europa. Dessa vez, ela desembarca em Berlim, capital da Alemanha, para se apresentar no Psil Berlin 2019, que será realizado de 24 a 27 de janeiro, no Centro Internacional de Cultura da ufaFabrik. O festival, que tem Geraldinho Lins como padrinho, leva, todos os anos, artistas diferentes para mostrarem a diversidade da música regional brasileira. Além de Cristina Amaral e Geraldinho Lins, Beto farias, Benil e Raphael Moura também estão na lista de brasileiros que se apresentam no evento.
Muito mais do que se apresentar em solo estrangeiro, Cristina é a atração principal do Psil, que chega a sua sétima edição. "Já fiz alguns shows na Europa, mas sempre com um repertório mais eclético. É a primeira vez que eu vou para cantar forró. É de uma felicidade sem tamanho", destaca a cantora. O principal objetivo do Psil Berlin é conscientizar as pessoas sobre outras danças brasileiras menos abordadas pelo mundo. Para Cristina, o forró tem vivido um momento de crescimento fora do Brasil. "É importante aproveitar essa fase de valorização do forró. Estão acontecendo muitos festivais no sul do País e pelo mundo. Fazer parte disso é gratificante", pontua. Além dos shows, vão ocorrer oficinas de dança, ensinando o forró e as suas variações, como o coco e xaxado.
Leia também:
Caro Ferrer lança álbum 'Brisa Mourisca' com inspiração nordestina
'Avoada' leva música autoral para espaços em Pernambuco
Novo trabalho
Enquanto não embarca para a Alemanha, Cristina segue trabalhando forte por aqui. Hoje, ela lança o disco "A Flor do Sertão", às 19h, na Loja Passadisco. O compositor Severino Luiz de Araújo convidou Cristina para interpretar as 12 canções presentes no CD, entre marchinhas, sambas, forrós e canções. Para ele, Cristina, além de uma amiga de longa data, é uma referência da cultura nordestina. "Hoje, ela é uma artista que nos representa muito bem para o mundo. Não tinha pessoa melhor para dar voz às minhas composições", afirmou. O nome do álbum é em referência ao título recebido por Cristina em maio de 2018, quando foi eleita a primeira Dama do Cais do Sertão, tornando-se a responsável por divulgar ações de valorização do Forró. Na ocasião, o CD estará à venda por R$ 10.
Serviço:
Lançamento do CD "A Flor do Sertão"
Nesta quarta-feira (09), às 19h
Loja Passadisco (rua da Hora, 345, Espinheiro)
Entrada gratuita

