Qui, 25 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cultura+

Centro de Convenções da UFPE mais perto de sair do papel

Reformas do espaço na UFPE tiveram ordem de serviço assinada estas sexta, no valor de mais de R$ 2 milhões

Reitor Anísio Brasileiro assinou documento: Cecon e Concha Acústica estão fechados desde 2013Reitor Anísio Brasileiro assinou documento: Cecon e Concha Acústica estão fechados desde 2013 - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Foi dado, esta sexta-feira (10), mais um passo em direção ao início das reformas do Centro de Convenções (Cecon) e do conjunto arquitetônico da Concha Acústica do Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi assinada a ordem de serviço (no valor de R$ 2.170.050,15) referente à contratação da empresa ATP Engenharia Ltda., que será responsável pelo diagnóstico e elaboração de projetos de arquitetura, reforma e recuperação do espaço de 13 mil metros quadrados.

"Para o diagnóstico, o prazo de entrega é 60 dias", diz Henrique Alexandre, da ATP Engenharia. "Depois, com base no diagnóstico, que trará todas as informações atuais da edificação, vamos passar a desenvolver os projetos básicos e executivos. Para esta etapa temos o prazo de nove meses. A reforma vem depois", destaca.

Ainda não é possível, porém, falar em prazos de abertura do espaço, fechado desde novembro de 2013. "Não temos como fazer previsões porque, depois do diagnóstico, vamos analisar as condições e desenvolver o projeto", explica.

A única obra feita desde que o espaço foi interditado foi a reforma no telhado. "Foi em função das fortes chuvas do ano passado, no mês de janeiro, A gente teve o levantamento da estrutura do telhado, então fizemos isso para evitar que causasse mais danos ao patrimônio. Está sendo concluído agora", diz Ana Julia, diretora do Cecon. "A ATP começa agora a fazer o levantamento e o diagnóstico, para que a gente não só recupere o Centro, mas também modernize e adeque sua estrutura para receber qualquer tipo de evento", ressalta.

O Cecon também irá abrigar o Cinema da UFPE, com previsão de conclusão para ainda este ano. "O cinema também é no complexo e está em fase mais adiantada. Mas teremos que esperar para que o projeto se adeque à concepção geral do Centro de Convenções. Até o fim do ano, deverá estar pronto. Mas quem vai determinar a data é o diagnóstico", diz Ana.

O reitor da UFPE, o professor Anísio Brasileiro, ressalta o esforço para que o anúncio fosse feito durante o início do calendário 2017.1 da Universidade. "É muito difícil ficar sem o Centro. São 2.700 lugares que estavam sempre intensamente ocupados. Mas nós precisávamos tomar essa decisão para poder reorganizar o espaço de maneira que o público seja bem cuidado e a população se sinta bem", disse.

Veja também

Newsletter