'Mulheres no Avesso da Razão': ciclo formativo debate representações da loucura feminina
Projeto da poetisa Isabela Penov integra seleção do Rumos Itaú Cultural 2019-2020 e tem início nesta quarta-feira (4) em formato online

A partir desta quarta-feira, dia 4 a poeta Isabela Penov realiza, online, o ciclo formativo “Mulheres no Avesso da Razão: representações da loucura feminina”, com palestra, bate-papo e oficina.
A atividade compõe o projeto “Compêndio para Moças de Olhos Lânguidos”, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, e foi concebida para compartilhar o processo do livro de poesia que aborda a temática e tem previsão de lançamento para 2022, bem como as reflexões e estudos filosóficos e literários acerca do assunto.
Programação:
Na quarta-feira (4), acontece a palestra “O Feminino e a Psicanálise: Um Relacionamento Passional”, comandada pela psicanalista Monik Sittoni. A abordagem traz a relação entre o feminino e o pensamento freudiano, cujos conceitos são fundamentais na construção do pensamento moderno sobre a psicologia humana.
Leia também
• Arte e acessibilidade: artistas e galerias mostram que arte pode ser barata
• Três filmes de diretores indígenas chegam ao Itaú Cultural Play
Já na sexta-feira (6) tem bate-papo entre a escritora Micheliny Verunschk e a psicóloga Yanina Stasevskas, que refletem sobre o tema “Mulher, Loucura e Patriarcado: uma análise dessa relação e de suas reverberações simbólicas”. A mediação é da própria Isabela.
E para finalizar, no sábado (7) e domingo (8) Isabela Penov ministra a oficina de escrita poética “A Escrita Desvairada – um guia para mulheres lunáticas (que não seguem guias)”.
Nas aulas, o universo da loucura feminina, trazido tanto em obras artísticas como em prontuários, bulas e diários, serve de base para experiências que buscam imprimir o conflito razão x desrazão no cerne da linguagem, a partir de uma perspectiva feminista. São 15 vagas destinadas às mulheres, com inscrições realizadas pelo e-mail [email protected].
