Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cinema

Cinco filmes horripilantes da cultura nerd

Para quem não observou a tradição do Halloween, segue lista para se atualizar

Foto:

Em meados de 1930, apareceram os primeiros traços do gênero terror no cinema. Caracterizado por monstros como O Fantasma da Ópera, Drácula, O Lobisomem e Frankenstein, foi evoluindo ao longo dos anos até os terrores psicológicos, ficção científica e outros subgêneros para gelar o sangue.

Um filme de terror não deve ser menosprezado ou superestimado pela capacidade de assustar os telespectadores. O grande “x” dos filmes de terror é manipular os sentimentos do público e direcionar a atenção em massa.   

A relação entre o gênero e o Halloween é muito próxima. Assistir a um filme de terror na data é uma tradição para os apaixonados pela crescente cultura geek e nerd, mesmo que já tenha passado.

Para quem gosta do gênero, ficam as dicas:
 
Alien – O Oitavo Passageiro
Ser perseguido por algo desconhecido já é ruim, ser perseguido dentro de uma nave é pior ainda... Vale lembrar que, no espaço, o som não se propaga, ou seja: Se a vítima gritar ninguém a escuta.

Está é a sina da capitã Hellen Ripley e seus tripulantes que respondem a um chamado de socorro, a missão desvia de curso e eles descem em um planeta inóspito. Depois de averiguarem que todos já estavam mortos há muitos anos, voltam para a nave com a decepção e uma surpresa: Um hospedeiro.

Algumas horas na tensão, um dos tripulantes volta ao convívio e no meio do jantar morre. Agora todos vão ter que se esconder e rezar para o hospedeiro não os achar!
 
O Homem Invisível
O slasher, lançado em 2020, desenvolve uma tensão psicológica em frente ao dilema: Quão perigoso é confiar em uma pessoa com a saúde mental abalada? E o mais importante, até onde vai a violência doméstica e relacionamentos abusivos?

A trama conta como Cecília acredita estar sendo perseguida pelo namorado morto, que deu um jeito de ficar invisível.  
 
Tubarão
Até 1975, as pessoas iam à praia despreocupadamente, mas isso mudou quando o diretor Steven Spielberg mostrou ao mundo o monstro que ronda as praias do mundo.

O Tubarão fala sobre uma pequena cidade turística, onde um ganancioso prefeito omite a existência de um animal perigoso na água. Logo as pessoas percebem que há algo errado, mas já é tarde demais.

A Hora do Pesadelo
De assassinos, monstros ou espíritos sempre há escapatória, mas todo mundo uma hora tem que dormir, e do Freddy Krueger não há como escapar. O assassino de adolescentes que invade sonhos, deixou muita gente insone em 1986.

Tornou-se um símbolo da cultura POP. O horrendo já lutou contra o Jason (sexta-feira 13) e já apareceu em diversas  referências ao longo dos anos.
 
Christine, O Carro Assassino
Seria injusto fazer essa lista sem citar o rei do terror. Christine é uma das mais bem elaboradas obras, baseadas em um livro do Stephen King.

A construção do medo através das ações, quase que por acaso, é inevitável pela imagem do carro vermelho, que persegue e mata os amigos do seu dono. A criação da relação entre a máquina e o homem é incrivelmente parecida com a de um casal de namorados.    

Veja também

Newsletter